ml> Venerável São Bede

Venerável São Beda

 

Também conhecido como Venerável São Bede, Venerável Bede e Pai da Historia Inglesa.

 

Nasceu em Wearmouth, England no ano de 672, em um tempo que a Inglaterra estava completamente cristianizada. Educado na Abadia de São Pedro e Wearmouth, Jarrow ali viveu toda sua vida. Monge beneditino. Estudante espiritual do fundador São Bento Biscop. Ordenado em 702 por São João de Beverley. Professor e autor ele escreveu história, rtetorica, matemática, musica astronomia, poesia, gramática, filosofia, hagiografia, homilias e comentário bíblicos. 

 

Ele era conhecido como o mais sábio dos homens de seu tempo e seus escritos iniciou a idéia do nosso calendário datar da data da encarnação de Cristo.O tema centra da Historia Eclesiástica da Igreja deita por Bede é de uma Igreja usando o poder de seu espírito, doutrina e cultura unidos para acabar a com a violência e o barbarismo.Nosso conhecimento da Inglaterra no oito século é principalmente resultado dos escritos de Bede. Ele foi declarado Doutor da Igreja em 13 de novembro de 1899 pelo Papa Leão XIII.

 

 Os artigos de Bede cobrem um espectro amplo cobrindo a tradução da bíblia e as escrituras Seus comentários sobre as escrituras e do Livro das revelações são os seus primeiros trabalhos.Ele é também creditado com tendo escrito três hinos em Latim.

Ele é lembrado pela sua "História eclesiástica do povo e inglês”.Este trabalho de cinco volumes conta os eventos na Grã-bretanha deste os ataques de Julius Cezar em 55AC até a chagada do primeiro missionário de Roma, Santo Agostinho em 597DC.Os escritos de Bede são considerados o melhor resumo deste período da história jamais feito.Alguns o chamam de: "O melhor trabalho histórico desde a Idade Media".

 

Ele mesmo dizia que passei toda minha vida no mesmo monastério em constante aprendizado, ensinando e escrevendo.Ele teve até cerca de 600 monges como seus alunos e tornou-se o "Pai do Ensino Inglês”. Ele dedicou grande energia ao estudo da Escrituras observando a disciplina monástica e cantando os serviços diários na igreja.

Bede era um trabalhador prodigioso, autor de 45 volumes incluindo comentários, textos, livros e traduções.

Ele era enciclopédico o seja abraçado todos os ramos de atividade e todo conhecimento contemporâneo. Ele escreveu gramática e cronologia, hinos e versos, cartas, homilias e compilou as primeiras histórias dos mártires (martirologia) e notas históricas.Elas estavam em Latim, mas Bede foi o primeiro escritor em prosa em inglês. Os escritos bíblicos de Bede são extensos e importantes no seu tempo, mas ele é famoso como historiador. O Latim dos Hinos "Os hinos para conquistar os mártires"e  "Cantando nós triunfaremos" foram escritos por Bede.

O seu grande trabalho completado em 731 foi a "História da Igreja Inglesa e seu Povo" um trabalho de pesquisa nos arquivos romanos colecionando e traduzindo documentos e é considerada a mais correta história das origens da Igreja da Grã-bretanha”.

Mais tarde ele escreveu a história dos 5 últimos Abades de Wearmouth e Jarrow. Nunca teve um assistente até a sua última doença.

Muitas histórias rondam seu nome. Uma é provavelmente mística:

"Em uma visita a Roma com outros escolares, ele os encontrou tentando decifrar uma inscrição em letras codificadas em uma porta de ferro. Um cidadão romano passando e vendo a confusão, chamou Bede de vaca inglesa, quando para sua surpresa Bede decifrou de imediato o significado. Tinha a ver com uma vaca! Deste tempo em diante, por causa de sua sabedoria e a precisão do seu intelecto passou a ser chamado de Venerável”.

Faleceu em 25 de maio de 735.

Canonizado em 1899 pelo Papa Leão XIII.

 

É o padroeiro dos professores de Língua e literatura ínglesa.

Foi declarado Doutor da Igreja em 13 de novembro de 1899 pelo Papa Leao XIII.

 

Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um monge escrevendo em sua mesa, ou como um velho monge com um livro aberto e uma pena, ou como um velho monge com um jarro.

 

Sua festa é celebrada no dia 25 de maio.