São Felipe, o apóstolo

De acordo com São João, evangelista (1:43-51) Felipe veio de Bethsaida , a cidade de André e seu irmão Pedro e pertencia ao grupo de discipulos que acompanhavam São João Batista. Felipe estava presente quando João indicou Jesus como o "Cordeiro de Deus". Cristo chamou Felipe de discípulo no dia seguinte a escolher André e Pedro como seus discípulos. Nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas todos se referem a Felipe na sua lista usualmente colocando-o no quinto lugar logo após Pedro, André, Tiago e João. O evangelho de João oferece mais informação sobre o discípulo mencionando Felipe no episódio de alimentar as multidões (6:5-7), o desejo de varios Gregos de conhecerem e encontrarem Jesus (12:21-23) e a memorável conversa dele com Jesus quando Filipe disse : "Senhor, mostrai a nós o Pai e isto será o suficiente para nós" par a o que Jesus respondeu: "Estou tão longe de voce, por tanto tempo que voce ainda não me reconhece, Felipe? Todo aquele que me vê, está vendo o Pai!...."

Tinha uma agradável personalidade, mas era um discípulo hesitante em forçar o seu ponto de vista ao outros. Poucos detalhes se conhece das atividades de Felipe após a Ascensão do Senhor . Uma certa confusão ocorre entre Felipe, o Apostolo e Felipe o Evangelista mencionado no capitulo oitavo dos "Atos dos Apóstolos" .
São Eusébio e outros escritores e estudiosos preservaram tradições variadas sobre a vida de Felipe após a morte de Jesus. Ele supostamente pregou em Phyygia, na Ásia Menor , Clemente da Alexandria informa que Felipe morreu como um martir durante o reinado do imperador Domitian (81-96) sendo crucificado de cabeça para baixo ou talvez teria morrido em Hierapolis na Ásia Menor. As suas duas filhas foram mencionadas por Polycrates, bispo de Ephesus e muito reverenciadas nos primeiros anos da igreja católica.

SPhilipapost2.jpg (13926 bytes)

Veja em "Diversos" São Felipe na Santa Ceia

Cumpre notar que Ephesus, hoje Efesos é uma cidade na Turquia quase limite com a Grécia, onde São João viveu seus últimos anos e aonde teria escrito o quarto evangelho e ainda onde teria vivido os seus últimos dias a Virgem Maria. A festa de São Felipe é celebrada no dia 3 de maio.

2)São Felipe Benizi

Philip Benizi foi um cardeal e pregador .Nascido em Florença, Itália de uma nobre família, foi educado em Paris e Pádua onde recebeu doutorado em medicina e filosofia. Durante algum tempo praticou medicina mas em 1253 ele entrou apara a Ordem dos Servitas, em Florença. Serviu como irmão até 1259 quando foi ordenado. Logo Felipe tornou-se um dos mais eloqüentes pregadores de sua época tornando-se mestre dos noviços em Siena, em 1262 e superior de varios mosteiros e frade superior geral dos Servitas em 1267. Reformando a ordem com zelo e paciência ele foi indicado como possível candidato a se tornar Papa pelo influente cardeal Ottobuoni logo, antes da eleição para escolher o sucessor do Papa Clemente IV (1265-1268). Esta possibilidade deixou Felipe muito consternado e ele escondeu-se numa caverna até a eleição terminar. Ele atendeu ao Concilio de Lyons em 1274 e onde conseguiu uma reunião com a Igreja Ortodoxa e fechou um acordo de paz com os Guelphs e os Ghibellines em 1279, e ajudou Santa Juliana a fundar a terceira ordem das Servitas em 1284 e enviou o primeiro missionário servita para o extremo oriente . Ele se retirou para uma pequena casa Servita em Todi onde morreu em Agosto 22 de agosto. Foi canonizado em 1671 Sua festa é celebrada no dia 23 de agosto.

3)São Felipe, o diácono

Viveu no primeiro século
Um dos sete diáconos mencionados no ‘Atos dos Apóstolos".
Filipe era um dos escolhidos pelos apóstolos em Jerusalém para assistir e atender aos mais pobres membros da igreja de modo que a comunidade era unificada entre os Palestinos Nazarenos e os judeus Helenitas que vinham a Jerusalém de outras partes do Império Romano. O diácono também ajudava os apóstolos nos seu deveres de modo a permitir que eles tivessem mais tempo para pregarem. Conforme os "Atos dos Apóstolos" Filipe foi o primeiro Nazareno a pregar na Samaria ,convertendo o Simão Magnus (8:5-13) e na volta, na estrada de Jerusalém para Gaza, converteu o tesoureiro da rainha da Etiópia (231:8-9) . Continuando as suas pregações ele se instalou na Caesarea e ali viveu com suas quatro filhas virgens que são veneradas como santas(21:8-9).São Paulo ficou em sua casa quando visitou a Caesarea .A tradição dá a ele a honra de bispo de Tralles, Lydia e algumas vezes ele é chamado de "o evangelista" um titulo dado apenas para diferencia-lo de um outro Filipe, o Apóstolo. Sua festa é celebrada no dia 6 de junho

Pin.gif (5862 bytes)Voltar.jpg (2053 bytes)