São Rafael Arcanjo: História, Oração e Novena

São Rafael Arcanjo

São Rafael Arcanjo ou Arcanjo Rafael, como é comumente chamado, representa um dos anjos mais significativos para o cristianismo, para o judaísmo e para o islamismo. As mesmas têm Rafael como o delegado da cura celestial, que é capaz, portanto, de tratar quaisquer mazelas, independentemente se elas são físicas, psicológicas ou espirituais.

Ademais, acredita-se que esse arcanjo seja o encarregado de realizar a passagem do corpo para o espírito, já que ele é o curador divino. Também, Rafael é tido como o líder dos anjos da guarda, além de ser considerado como o Anjo da Providência – ou seja, aquele que zela pela humanidade.

São Rafael Arcanjo
São Rafael Arcanjo

Dia de São Rafael Arcanjo

A dia de São Rafael Arcanjo elegido para as festas em seu nome foi o dia 29 de setembro, quando também são comemorados os arcanjos Miguel e Gabriel. Porém, é bastante comum que muitos fiéis homenageiem o anjo em 24 de setembro, que era a data em que a Igreja o celebrava antigamente.

Oração de São Rafael Arcanjo

Como foi mencionado, o Arcanjo Rafael é o anjo que transporta a cura divina. Assim, as orações destinadas a ele, em sua maioria, servem para pedir proteção aos médicos e aos sacerdotes e para rogar pela sua intercessão na cura de doenças do corpo, da mente ou do espírito.

Ademais, em razão de Rafael também ser tido como o protetor dos peregrinos e da humanidade, é comum que haja preces com o intuito de pedir a sua proteção e sua ajuda na missão de seguir um caminho digno e correto. Leia a oração de São Rafael Arcanjo:

História de São Rafael Arcanjo

Os relatos que existem a respeito do Arcanjo Rafael são provenientes somente dos escritos cristãos, judaicos e islãs. Neles, o anjo é representado, geralmente, como um dos sete arcanjos, sendo um dos quatro favorecidos – ou seja, um dos primeiros seres concebidos pelo criador, junto ao Miguel, ao Lúcifer e ao Gabriel.

Doutrina Judaico-Cristã:

Na tradição judaico-cristã, o arcanjo é mencionado explicitamente no Antigo Testamento, na parte destinada ao Livro de Tobias. De acordo com o mesmo, Rafael teria assumido o aspecto humano e convivido na Terra por alguns meses, enquanto resguardava e conduzia Tobias em uma jornada rumo ao Egito. O anjo, além de ter protegido o jovem durante toda a viagem, teria curado o seu pai, Tobit, que tinha se tornado cego. Depois disso, o livro diz que Rafael se revelou como um dos Arcanjos de Deus, ordenando que Tobias disseminasse o que havia acontecido.

Ademais, embora isso não esteja evidente no Novo Testamento, considera-se que Rafael foi um dos celestiais que encontraram Abraão, antes das cidades de Sodoma e de Gomorra serem destruídas.

Doutrina Islâmica:

Na crença islâmica, por sua vez, Rafael é tido como o anjo que foi encarregado de anunciar a chegada do Juízo Final. O Alcorão diz que será esse arcanjo quem enviará o Sopro da Verdade à Terra, ao tocar uma corneta que dará início ao julgamento, no primeiro toque, e chamará as almas para a interrogação, no segundo.

São Gabriel Arcanjo: História, Oração e Novena

São Gabriel Arcanjo

São Gabriel Arcanjo ou simplesmente Arcanjo Gabriel, como se popularizou, é um dos principais anjos venerados pelas religiões abraâmicas, sendo, de acordo com as mesmas, o mensageiro de Deus.

Esse anjo é conhecido por estar envolvido em situações que normalmente requerem delicadeza e comunicação, sendo sempre associado à felicidade, à esperança, ao amor e também ao renascimento.

São Gabriel Arcanjo
São Gabriel Arcanjo

Dia de São Gabriel Arcanjo

O dia de São Gabriel Arcanjo escolhido para a realização das festas litúrgicas foi o 29 de setembro, a mesma data em que também são comemorados o Arcanjo Miguel e o Arcanjo Rafael.

Oração de São Gabriel Arcanjo

Como foi mencionado anteriormente, Gabriel é bastante relacionado à felicidade e à luz, sendo um dos anjos capazes de transmitir boas sensações, além de ser conhecido por desfazer conflitos e por auxiliar os seus adeptos a se adaptarem às situações diferentes.

Assim sendo, a maior parte das preces elaboradas para o arcanjo possui o objetivo de rogar pela sua ajuda para a escolha de boas direções e para a obtenção de luz, de sabedoria e de compreensão. Além disso, também são muito comuns as orações que pedem o auxílio de Gabriel para engravidar e para conquistar um novo amor. Leia a oração de São Gabriel Arcanjo.

História de São Gabriel Arcanjo

Todas as informações existentes a respeito do Arcanjo Gabriel são oriundas de escritos religiosos, principalmente dos textos judaico-cristãos e islãs. Na grande maioria dessas escrituras, Gabriel é conhecido como um dos 07 arcanjos, embora seja representado, em alguns, como o anjo da morte. Também, o arcanjo é visto como o espírito da verdade e, até mesmo, como a personificação do Espírito Santo, além de ser tido como um dos quatro anjos favorecidos – isto é, um dos primeiros celestiais a serem criados por Deus, junto ao Miguel, ao Rafael e ao Lúcifer.

Tradição Judaico-Cristã:

Na Bíblia, Gabriel aparece diversas vezes, tendo um importante significado para o cristianismo.

Dentre os papéis que o anjo desempenhou, o mais importante, e o que mais contribuiu para que ele conquistasse a devoção que possui, foi a tarefa de anunciar o nascimento do Messias, o Filho de Deus. Além disso, o arcanjo também foi o responsável por dizer a Zacarias que ele e Isabel teriam um filho, por contar ao Profeta Daniel sobre o apocalipse e por fazer com que São José, marido de Maria, entendesse a missão que Deus havia dado a ele e sua esposa.

Tradição Islã:

Para o Islamismo, por sua vez, Gabriel também teve uma função primordial, que foi a de mostrar-se para o Profeta Maomé e relevar os desejos de Deus a ele. Isso teria acontecido pela primeira vez enquanto o homem meditava e orava em uma caverna, tendo continuado a ocorrer por mais de 20 anos, até o momento em que o profeta veio a falecer. Inclusive, foi baseando-se no que o arcanjo lhe disse que Maomé começou a divulgar as vontades do Criador, as quais viriam a ser compiladas para a elaboração do Alcorão – o livro sagrado dos muçulmanos.

São Miguel Arcanjo: História, Oração e Novena

São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo é um anjo celestial que pertence a uma ordem superior e especial. Junto com Rafael e Gabriel, São Miguel é um dos espíritos celestiais mais queridos, admirados e respeitados em todo o mundo e nas mais diversas religiões.

São Miguel é representado com uma espécie de espada (simboliza o poder da Palavra de Deus), a balança (representa a justiça de Deus), a armadura (que indica a própria armadura cristã, além de apresenta-lo como um guerreiro divino e chefe do exército celestial) e o demônio aos seus pés (que indica a vitória de Deus sobre todo o tipo de mal).

Além disso, é comum encontrar imagens e pinturas de São Miguel segurando firmemente o demônio com correntes, cuja representação significa que todo o mal está preso no inferno, e que por isso mesmo nós nos encontramos protegidos contra a maldade. E, por fim, o manto vermelho de São Miguel significa a presença do amor de Deus. Veja a seguir um pouco mais sobre ele.

São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo

Dia de São Miguel Arcanjo

O dia de São Miguel Arcanjo é dedicado nas Igrejas Católica, Luterana e Anglicana em 29 de setembro. Já na Igreja Ortodoxa as homenagens são realizadas em 08 de Novembro (aquelas que usam o calendário Juliano adotam o dia 21 de Novembro). No sincretismo religioso, São Miguel é visto como o orixá Exu, Oxossi ou então Xangô.

Oração de São Miguel Arcanjo

A oração de São Miguel Arcanjo é considerada como uma das mais poderosas e que você pode reza-la sempre que quiser pedir proteção contra o mal, uma ajuda especial, assim como obter a força necessária para enfrentar todos os desafios de sua vida.

Vale lembrar que São Miguel Arcanjo é o patrono dos policiais, dos marinheiros e até das pessoas doentes, ou seja, se houver a necessidade para qualquer um desses casos não perca tempo e faça a oração de São Miguel com bastante fé e amor.

E atenção: se você tem medo de acidentes, roubos, assaltos ou qualquer outro tipo de violência deverá fazer a oração de São Miguel sempre que for sair de sua casa ou local de trabalho.

Vida de São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo é conhecido como um dos mensageiros de Deus e junto com os arcanjos Rafael e Gabriel compõe o grupo dos “sete espíritos” que são citados na Bíblia, em especial, no Livro do Apocalipse e que, portanto, atendem diretamente ao trono de Deus.

A origem do nome Miguel reporta-se ao hebraico, cuja tradução próxima é “aquele que é similar a Deus” e que fora interpretado como “Quem como Deus?” já que esta pergunta refere-se à expressão latina “Quis ut Deus?”.

Na Bíblia hebraica, São Miguel é mencionado por três vezes no Livro de Daniel. Na liturgia judaica acabou ganhando um lugar de destaque.

Em Apocalipse, São Miguel Arcanjo lidera os exércitos celestiais contra Satanás e seus aliados derrotando-os na chamada guerra do céu. Outro livro bíblico que cita Miguel, por ora como um arcanjo que confronta mais uma vez a figura de Satanás é a Epístola de Judas.

Em contrapartida, nos livros apócrifos como é o caso de Enoque, São Miguel é tido como o príncipe de Israel. Já no Livro dos Jubileus ele é mencionado como o anjo que instruiu o profeta Moisés na Torá e, por fim, nos Manuscritos do Mar Morto ele aparece em luta contra Beliel (ou Belial, que é um demônio).

História de São Miguel Arcanjo

Não se sabe ao certo quando a devoção a São Miguel teve efetivamente o seu início, porém é provável que seja bastante antiga. São diversas as religiões que nutrem grande estima por ele, em especial a Igreja Católica que tem a devoção em alto conceito, uma vez que a existência de São Miguel pode ser facilmente provada em várias passagens bíblicas.

Curiosamente existe um terço dedicado a São Miguel que, segundo a história, o arcanjo teria aparecido para Antonia d’Astonac e lhe dissera que o honrasse por nove saudações, as quais se referiam aos nove Coros de Anjos. Ainda sim, São Miguel prometeu que quem praticasse essa devoção contaria com a escolta de nove anjos, além da assistência continua em toda a vida.