Domingo de Ramos: Data, Tipos de Celebração, Planta de Ramos

O Domingo de Ramos é uma data religiosa celebrada na Semana Santa predominantemente pela Igreja Católica. Cristãos católicos e ortodoxos celebram o Domingo de Ramos um domingo antes da Páscoa. O Domingo de Ramos é a data religiosa que antecede – o dia da crucificação de Jesus. – E sua narrativa é contada nos quatro relatos do Evangelho, em Mateus 21:1-17, Marcos 11:1-11, Lucas 19:29-40 e João 12:12-19.

Nesse dia de grande importância na Bíblia, Jesus teve uma entrada triunfal na cidade de Jerusalém, onde seu propósito era tornar público que Ele era o Messias, o filho de Deus, e que vinha para salvar o mundo do pecado.  A multidão saudava com alegria e glória estendendo ramos no caminho.

A entrada de Jesus em Jerusalém ao invés de vestes finas e um elegante cavalo branco foi na verdade em cima de um jumentinho emprestado que nunca havia sido montado antes. O Rei entrava com a humildade de sempre entre o seu povo.  

As pessoas da multidão que esperavam um homem da lei, que se apresentasse de uma forma elegante ou requintada não podiam compreender como o Messias podia entrar daquela forma, montado em um simples jumentinho. Mas os que já conheciam o seu caminho saudavam com graça reconhecendo que sim, Ele era o Salvador Filho de Deus, e entendiam a mensagem.  

Diferença na celebração do domingo de ramos para católicos e evangélicos

Cada doutrina religiosa segue uma tradição sobre todos os eventos da Semana Santa até chegar o último, que é a Páscoa.  A principal diferença entre os fiéis católicos e evangélicos é que os católicos comemoram todos os dias da Semana Santa e os evangélicos apenas o domingo de Páscoa.

Na igreja católica tem missas todos os dias começando pelo Domingo de Ramos até chegar o próximo domingo que é a Páscoa.

No catolicismo, além das missas, na sexta feira chamada Sexta Feira da Paixão de Cristo, os católicos realizam uma procissão de um ponto da cidade à outro. Geralmente saindo da igreja após a santa missa, onde carregam a imagem da Cruz com Cristo morto, velas são acesas e a multidão caminha pelas ruas com orações e canções chorando a morte do Redentor mas com a esperança de sua ressurreição que vem logo no domingo de Páscoa.

Planta do Domingo de Ramos

Os ramos simbolizam a força da vitória e do batismo como filho de Deus, para os fiéis de todos os tempos os ramos representam fazer parte do corpo de Cristo.

A simbologia do ramo é usada em várias passagens da Bíblia. Como em João 15:5: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”.

Na tradição católica, os fiéis levam os ramos para a Missa do Domingo de Ramos, e no final da celebração levam seus ramos para casa, reforçando a fé da união em Cristo. E também tem a tradição de deixar esses ramos durante toda a semana nas casas, nas portas das casas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor preencha seu comentário
Por favor informe seu nome