Iemanjá

Iemanjá, Yemojá ou simplesmente Dona Janaína é um dos orixás africanos femininos mais populares e queridas no Brasil, em especial, nas regiões litorâneas, uma vez que ela é lembrada como a senhora dona das águas salgadas, do mar, dos peixes e, portanto, é reconhecida como a padroeira dos pescadores, protetora das crianças e também dos idosos.

Por ser uma divindade ligada a maternidade e a fertilidade é geralmente referenciada como Mãe Iemanjá. Curiosamente, o seu nome em iorubá significa “mãe cujos filhos são peixes”. Na nação de Egbé, há um rio chamado Yemojá, região essa em que ela governa.

Iemanjá
Iemanjá

História de Iemanjá

Iemanjá é filha de Olokum, o rei dos mares. Quando criança, ela tomou uma poção que permitia fugir de todos os perigos e ao crescer casou-se com Oduduá com quem teve 10 filhos, sendo todos eles orixás.

Iemanjá cansou-se do seu casamento e depois de algum tempo acabou se apaixonando pelo rei Okerê, mas não teve com ele uma vida feliz como esperava. Ela resolveu fugir e para escapar da perseguição sofrida resolveu tomar a poção que tinha sido dada pelo seu pai e assim ela se transformou em um rio que se encontra com o mar.

Características e Qualidades

As qualidades e características de Iemanjá conhecidas são as seguintes:

  • Asagba ou Sobá: É a mais velha e comanda as caçadas nas profundezas do oceano;
  • Akurá: Vive nas espumas do mar. É muito rica, porém possui pouca vaidade;
  • Ataramaba: É aquela que se encontra no colo do pai Olokum;
  • Ataramogba ou Iyáku: Mora na espuma da ressaca da maré;
  • Ayio: Muito velha, vive no mar, mas descansa nas lagoas;
  • Ogunté: É a nova guerreira e esposa de Alagbedé, o Ogum ferreiro;
  • Oyó: Benéfica e muito feminina;
  • Saba: É a fiadeira de algodão;
  • Yinaé ou Marabô: É a sereia que mora nas águas mais profundas.

Na Umbanda

Iemanjá é uma das divindades mais cultuadas na Umbanda. A deusa das águas e rainha do mar é sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes por possuírem atributos semelhantes ligados à maternidade, e por isso é sempre lembrada com muito carinho e respeito pelos seus devotos “filhos”.

Não é a toa que, em orações dedicadas a ela, tem-se como frase inicial a seguinte: “Oh, doce e querida mamãe Iemanjá”…

Candomblé e Igreja Católica

No sincretismo religioso, Iemanjá é associada a Nossa Senhora da Conceição, uma das santas mais populares e queridas em todo o Brasil. Deste modo, as festividades são realizadas todos os anos em 08 de Dezembro.

Oferendas

Existem vários tipos de oferenda que se pode preparar para homenagear, agradecer ou mesmo lhe fazer algum pedido especial. Para isso, pegue uma folha de papel de seda azul e forre uma bandeja. Em seguida, coloque 7 cocadas brancas em forma de aranha. Cerque a bandeja com as cocadas e com 7 rosas brancas sem espinhos.

Ao terminar, enrole tudo em um papel de seda branco e coloque sobre a areia úmida do mar. Acrescente também um pouco de mel. Não custa lembrar que se deve pedir licença a Ogum Beira-Mar antes de fazer a oferenda, uma vez que este orixá reina exatamente na beira do mar.

Saudação

A saudação a Iemanjá é a seguinte frase em iorubá: Odoyá, Odô Fiaba, que quer dizer o mesmo que “Salve a Amada Mãe e Senhora do Rio”.

Filhos de Iemanjá

Os filhos de Iemanjá possuem características próprias que denotam um instinto maternal e protecionista que se estende a família e amigos. São pessoas geralmente altivas, vigorosas, fortes e voluntariosas. Quando não, acabam agindo de forma arrogante e impetuosa.

Sabem fazer com que as respeitem, além de serem justas e formais. Seus filhos são calmos, belos e majestosos. Possuem postura imponente e são bastante sensuais. As filhas de Iemanjá destacam-se facilmente, já que fazem tudo muito bem. São excelentes educadoras e gentis.

Já os filhos acabam se envolvendo facilmente nos problemas das pessoas a quem nutre afeto, pois procuram ajudar a todos. É próprio dos seus filhos (as) a lealdade, pois a prezam em grande medida. Ainda que aparentem arrogantes, são na verdade bastante sensíveis e se magoam com facilidade.

Iemanjá
4.3 (86.67%) 6 votes

Uma resposta para “Iemanjá”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *