Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora da Conceição Aparecida ou simplesmente Nossa Senhora Aparecida é um dos títulos venerados pelo Catolicismo da Virgem Maria, o qual representa a padroeira do Brasil.

Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora Aparecida

Dia de Nossa Senhora Aparecida

O dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado no dia 12 de outubro, data que foi decretada como feriado nacional desde 1980, quando o Papa João Paulo II abençoou uma das basílicas do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Oração de Nossa Senhora Aparecida

A maior parte das preces destinadas à Nossa Senhora Aparecida possui o propósito de pedir o intermédio da Santa em bênçãos custosas, que são de penosa ou de difícil concretização. Leia abaixo uma oração de Nossa Senhora Aparecida.

História de Nossa Senhora Aparecida

De acordo com as informações existentes, a imagem de Nossa Senhora teria sido encontrada em 1717, em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba.

Isso teria ocorrido quando os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso foram à pesca, para contribuir com a festa com a qual a população decidira presentear Dom Pedro de Almeida, que passaria pela cidade em uma de suas viagens. Como a época não era uma temporada propícia a pescarias, os homens decidiram rogar pelo auxílio da Virgem Maria, que acabou por ampará-los. Após os três terem feito numerosíssimas tentativas frustradas, João apanhou algo, que não eram peixes, mas sim o corpo e a cabeça de uma imagem da Mãe de Jesus; os pescadores, então, colocarem-na no barco e, quando voltaram a jogar as suas redes, repentinamente conseguiram uma quantidade absurda de pescados, o que foi imediatamente atribuído à Nossa Senhora e a sua figura.

Depois de encontrada, a imagem manteve-se 15 anos na casa de Filipe, onde muitas pessoas passaram a se agrupar para professar pela figura, que teve a sua fama de milagreira espalhada de tal modo que a família do pescador resolveu erigir uma edícula para comportar os devotos. Porém, esta não foi suficiente, em razão da popularidade da Santa continuamente aumentar, atraindo mais e mais fiéis; assim, decidiu-se construir uma capela aberta à visitação, por volta de 1734. Quando esta também não bastou, foi determinada a elaboração do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que começou a ser erguido em 1834.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

A Catedral Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, conhecido bem como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, é um vasto complexo religioso, o qual se situa no interior de São Paulo, em Aparecida.

Tido como o segundo maior santuário católico do mundo – perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano –, e como o maior do Brasil, o templo em prol de Nossa Senhora Aparecida conta com uma belíssima e funcional infraestrutura, a qual é composta, atualmente, por três enormes basílicas e diversas outras construções, que comportam mais de 10 milhões de visitantes todo o ano.

Outro aspecto interessante sobre esse santuário é que, em razão da sua popularidade e importância entre os católicos, três papas chegaram a visitá-lo: o João Paulo II, o Bento XVI e o Francisco. Inclusive, destes, o primeiro até mesmo sagrou o altar de uma das basílicas durante a sua visita, em 1980.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *