Nossa Senhora da Conceição

Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição é uma doutrina da Igreja Católica que assegura a imaculabilidade da Virgem Maria, desde o seu nascimento até o fim de sua vida.

Esse fundamento, o qual se sustenta em trechos bíblicos, pode ser até mesmo considerado uma das bases do Catolicismo, já que, para a Igreja, Maria teria que ser totalmente pura para ser capaz de conceber alguém também impoluto, no caso, o Filho de Deus.

Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora da Conceição

Dia de Nossa Senhora da Conceição

O dia de Nossa Senhora da Conceição escolhido para as comemorações litúrgicas foi o 08 de dezembro, a mesma data que marca o dia do reconhecimento oficial desse dogma de Maria.

Inclusive, frente à importância dessa doutrina, a solenidade da Imaculada Conceição foi definida pela Igreja como uma Festa de Guarda, isto é, que exige dos católicos a sua participação obrigatória nas missas de celebração para a Santa.

Oração de Nossa Senhora da Conceição

A maioria das orações atribuídas à Nossa Senhora da Conceição possui a intenção de pedir o auxílio da Santa em desejos que têm uma complicada obtenção ou que são até mesmo irrealizáveis.

Em razão disso, são muitas as pessoas que recorrem à Imaculada com esse objetivo, especialmente pelo fato da Virgem Maria ter a fama de interceder bastante por àqueles que são sinceros e professam com devoção. Leia a oração de Nossa Senhora da Conceição abaixo:

História de Nossa Senhora da Conceição

Desde que se tem registro, há no Catolicismo a devoção à Maria de Nazaré, a quem sempre foi atribuído o dogma de Imaculada Conceição, o qual afirma que a Virgem Maria teria sido protegida da ausência de graça, tendo nascido sem o pecado original, tal como Jesus Cristo. Isto, no entanto, foi oficializado pela Igreja Católica apenas em 1854, pelo Papa Pio IX, que finalmente proclamou como veraz essa proposição.

Tendo sido incluída no Calendário Litúrgico muito antes de ser vista como dogmática, ainda em 1477, essa designação de Maria alcançou uma escalar adoração em todo o mundo – sobretudo em Portugal, onde a Santa é padroeira; a título de exemplo disso, pode-se citar o fato de ter sido decretada, em 1661, pelo Papa Alexandre VII, uma constituição apostólica que condenava quaisquer discussões que visassem contestar a veracidade dessa doutrina.

Aliás, a própria Virgem Maria teria confirmado a qualificação que lhe foi atribuída, ao intitular-se de “Imaculada Conceição” em uma de suas invocações – a qual se popularizou como Nossa Senhora de Lourdes e aconteceu à Santa Bernadete Soubirous, em 1858, na diocese da comuna de Tarbes, na França.

Novena de Nossa Senhora da Conceição

Geralmente, as novenas – que consistem em nove dias de preces e de meditações – visam à ajuda de algum santo na obtenção de uma graça. Assim, é comum a realização desses atos pelos fiéis, que dedicam as suas orações especialmente àquelas figuras populares ou que são tidas como milagreiras.

Com a Imaculada Conceição não é diferente, de modo que existem várias novenas dedicadas a este título de Maria. Destas, a maior parte tem o objetivo de, além de fazer um pedido à Santa, clamar pelo seu intermédio no ato de viver como um bom indivíduo, que se esforça para não cometer sacrilégios e para seguir os princípios cristãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *