Nossa Senhora das Graças

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças ou Nossa Senhora das Graças, como se popularizou, é uma das invocações conferidas à Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo.

Tendo surgido pela primeira vez no ano de 1830, na França, a Santa tornou-se bastante conhecida por ter ordenado a confecção de um tipo de medalha “milagreira”, que ajudaria a alcançar as graças desejadas de quem a usasse.

Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora das Graças

Dia de Nossa Senhora das Graças

A dia de Nossa Senhora das Graças escolhido para as comemorações litúrgicas foi o 27 de novembro, a mesma data que marca o aniversário de sua segunda aparição.

Oração de Nossa Senhora das Graças

A maioria das orações em prol de Nossa Senhora das Graças têm a intenção de pedir a intercessão da Santa em causas que são tidas como grandiosas ou até de concretização impossível. Confira uma oração de Nossa Senhora das Graças abaixo:

História de Nossa Senhora das Graças

Acredita-se que Nossa Senhora das Graças tenha feito duas aparições, ambas à Santa Catarina Labouré, uma francesa que viveu durante o século XIX e que era uma noviça na época das manifestações.

O primeiro desses aparecimentos ocorreu na noite de 19 de Julho, a mesma data em que São Vicente de Paulo é celebrado, para quem Catarina tinha clamado a graça de enxergar a Virgem Maria, o que acabou sendo atendido; pouco depois de adormecer, a religiosa foi acordada por uma forte luz e uma voz pueril que pedia a ela para que se dirigisse à capela do convento, onde Maria de Nazaré a esperava, para incumbir-lhe de uma tarefa, que era a de fazer o possível para ajudar a França e o mundo nos momentos difíceis que viriam.

Já a segunda aparição aconteceu na tarde de 27 de novembro, também na capela do convento. Nessa, Nossa Senhora das Graças deu à Catarina instruções mais frontais; a noviça deveria, com a ajuda do seu confessor, o padre Jean Aladel, mandar forjar medalhas que contivessem a imagem da Santa de braços abertos e difundir que quem usasse o medalhão seria protegido e receberia poderosas graças; isto foi concretizado cerca de dois anos depois da segunda manifestação, quando o padre finalmente acreditou nos dizeres de Catarina e comunicou o desejo da Virgem ao arcebispo, que imediatamente determinou a feitura de 2.000 medalhas.

Novena de Nossa Senhora das Graças

As novenas nada mais são do que nove dias consecutivos de preces e de contemplações, que têm o propósito de invocar o auxílio de algum santo em certa causa ou desejo. Em razão de serem muito adotadas pelos fiéis, é comum que a grande maioria dos santos possua essas cerimônias em seu nome e com Nossa Senhora das Graças não é distinto.

A essa Santa, que, como explicitado, é conhecida por auxiliar e conceder grandes vontades aos seus devotos, são dedicadas novenas que normalmente clamam pelo seu intermédio em situações complicadas ou dolorosas. Porém, é importante ressaltar que, embora Nossa Senhora das Graças seja bastante milagreira, não basta apenas pedir pelo seu amparo; é necessário correr atrás dos objetivos mirados para a Santa ser capaz de conferir a sua ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *