Nossa Senhora de Fátima: História, Oração, Aparições, Terço e Novena

Nossa Senhora do Rosário de Fátima ou simplesmente Nossa Senhora de Fátima, como é comumente conhecida, é uma das invocações facultadas à Maria de Nazaré, mãe de Jesus.

Tendo aparecido pela primeira vez no século XX, a Santa, que é reverenciada principalmente em Portugal, tornou-se muito conhecida pelo “Milagre do Sol”, que consistiu em um estranho fenômeno presenciado em uma de suas aparições por muitas das pessoas presentes; estas asseguraram terem conseguido contemplar sem obstáculos o Sol, que girava sobre si e que tinha a forma de um círculo de prata fosco.

Nossa Senhora de Fátima
Nossa Senhora de Fátima

Dia de Nossa Senhora de Fátima

As festas litúrgicas em celebração ao dia de Nossa Senhora de Fátima são realizadas aos 13 de maio, por ser a data que marca o aniversário de sua primeira aparição.

Oração de Nossa Senhora de Fátima

Das muitas preces que existem a Nossa Senhora de Fátima, quase todas têm o objetivo de pedir a intercessão da Santa nas graças que são tidas como impossíveis ou que são de complicada obtenção. Leia a oração de Nossa Senhora de Fátima abaixo.

Aparições de Nossa Senhora de Fátima

  • Os Três Pastorinhos:

As aparições mais famosas de Nossa Senhora de Fátima foram as que ela fez à Lúcia dos Santos e aos seus primos Francisco e Jacinta Marto, três crianças portuguesas que mais tarde se popularizaram como “Os Três Pastorinhos”.

Essas manifestações teriam acontecido nos dias 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 19 de agosto, 13 de setembro e 13 de outubro do ano de 1917, sendo que a maioria ocorreu, a convite da própria Santa, na Cova de Iria, sempre ao mesmo horário, perto do meio-dia; isto não se sucedeu apenas na quarta aparição, que se realizou no Sítio dos Valinhos, em razão das crianças terem sido detidas e mandadas para Vila Nova de Ourém no dia 12.

Nesses surgimentos, a Santa teria pedido às crianças que elas orassem bastante, que praticassem penitências e que difundissem a necessidade destes atos à população, além de ter reclamado a construção de uma capela em seu nome – a qual foi terminada em 1919 e recebeu o nome de “Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima”.

  • Aparições à Lúcia:

Lúcia, que foi a única dentre os três pastorinhos que não faleceu alguns anos após as manifestações, afirmou ter recebido Nossa Senhora de Fátima em outras ocasiões, nas quais a Santa teria pedido a ela atos de devoção e lhe feito importantes revelações.

Novena de Nossa Senhora de Fátima

As novenas, cerimônias que são exacerbadamente populares entre os católicos, caracterizam-se pela realização de orações e de reflexões durante nove dias sucessivos, com o intento de receber a ajuda de determinado santo em alguma circunstância.

Como é característico dessas cerimônias que os pedidos suplicados se associem, de alguma forma, à figura para a qual se reza, é corrente que as novenas em virtude de Nossa Senhora de Fátima roguem pela clemência da Santa, pelo seu auxílio no intento de se tornar um cristão exemplar e pela sua intercessão na cura de doenças. Ademais, é comum que os fiéis também clamem pela realização de causas mais gerais, tais como a proteção da família ou a conquista de um emprego, já que a Santa é conhecida por atendê-las, desde que sejam pedidas com fé e com sinceridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *