Nossa Senhora de Nazaré: Oração, História e Dia de Nossa Senhora de Nazaré

Nossa Senhora de Nazaré, surgiu de uma antiga tradição cristã, logo do primeiro século. Acredita – se que São José fez uma imagem de Maria em madeira, na cidade de Nazaré, na Galiléia e São Lucas Evangelista a pintou. Anos depois a imagem chega a Espanha e depois a Portugal. Há muita história e tradição por trás de Nossa Senhora de Nazaré. Em nosso artigo de hoje você vai conhecer mais um pouco sobre tudo isso.

Nossa Senhora de Nazaré
Nossa Senhora de Nazaré

História de Nossa Senhora de Nazaré

A história de Nossa Senhora de Nazaré começa com o que mencionamos na introdução do nosso artigo. Porém, essa história ganhou uma grande mudança no ano de 1182.

Nesse ano, um cavaleiro chamado Diego Fuas Roupinho foi salvo por um milagre de Nazaré. O cavaleiro perseguia uma caça em um dia que havia muita neblina. Com isso, a caça caiu em um abismo por conta da cerração.

O cavaleiro, sem saber, estava indo para o mesmo abismo, mas durante todo esse tempo estava rezando para que Nossa Senhora o pudesse proteger.

Seu cavalo do nada parou, a cerração sumiu e ele viu que estava a beira de cair no abismo, considerando isso um grande milagre em sua vida, passou a chamar a vila onde tudo aconteceu de vila de Nazaré.

Nesse mesmo local o cavaleiro também fez uma pequena capela, que anos mais tarde, se tornou uma grande igreja para Nossa Senhora. Em Portugal, há muitos devotos a essa Santa.

No Brasil, a história de Nossa Senhora de Nazaré é um pouco diferente, mas também marcada por milagre. Estava acontecendo uma grande tempestade, então, um pescador se dirigiu ao mar, para ver suas, passando por um morro viu a imagem de Nazaré.

Foi construída uma capela no mesmo local que a imagem apareceu. Porém, com tantos milagres que Nossa Senhora passou a fazer no local, foi construída uma igreja maior.

História de Nazaré
História de Nazaré

Dia de Nossa Senhora de Nazaré

Comemora-se o dia de Nossa Senhora de Nazaré em 8 de setembro, o dia que aconteceu toda a história que mencionamos do pescador.

Círio de Nazaré

Círio, cereus, é uma palavra que tem como significado ‘’vela grande’’. Como a devoção de Nossa Senhora de Nazaré foi levada até Belém do Pará, através de padres Jesuítas, há cerca de 200 anos, o Círio de Nazaré se tornou uma grande festa, dedicada a Mãe de Jesus.

A festa que começou no ano de 1793, até hoje acontece e todos os anos milhares de pessoas participam. É comemora no segundo domingo de setembro.

A celebração acontece com uma grande procissão pela cidade, com diversas velas em um caminho de 5km. Há a procissão de carros, motos e também barcos no local.

Círio de Nazaré
Círio de Nazaré

Oração a Nossa Senhora de Nazaré

Nossa Senhora de Nazaré tem sua própria oração, que tem como intuito dirigir as preces a essa figura sagrada dentro da igreja.

A oração cita por diversas vezes Jesus, mostrando que Nazaré seria um dos caminhos para chegar até ele.

Oração a Nazaré
Oração a Nazaré

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *