Ossain

Ossain, que é tido, para os umbandistas e candomblecistas, como o padroeiro da saúde, é uma das mais sábias divindades existentes, sendo a única a deter todo o conhecimento de como e para quê manipular cada vegetal existente. Ademais, o Orixá, além de benzedeiro, é feiticeiro, auxiliando muitos indivíduos na obtenção de conquistas e bens materiais desejados.

Ossain
Ossain

História de Ossain

Ossain sempre se interessou pelas plantas, continuamente estudando-as e experimento-as com muito afinco. Inclusive, ele utilizava muito de sua sabedoria para ajudar alguns molestados, oferecendo remédios naturais a eles.

Em certo dia, enquanto subia ao céu para buscar algumas ervas para a feição de remédios para os humanos, Ossain encontrou Orunmila, que perguntou o que ele fazia. Quando explicou, a Orixá ficou bastante surpresa com a atitude do outro e resolveu convidá-lo para que a observasse enquanto nomeava as plantas e, assim, aprendesse os seus mistérios e poderes.

Qualidades de Ossain

Ossain possui numerosíssimas qualidades; veja-as listadas logo a seguir:

  • Agbènigi: assume a forma de um velho feiticeiro; tem sempre a companhia de uma ave sagrada; possui controle absoluto sobre as ervas;
  • Agué: utiliza vestes adornadas com contas rosas e verdes; caminha com Oxumaré e Oyá;
  • Aroni: é o mais velho de todos; utiliza vestes de cores vermelha e verde escuro; é o protetor das matas e da morte; caminha com Iansã;
  • Atulá: alimenta-se apenas durante o dia; utiliza vestes brancas; caminha com Oxalufan;
  • Birigan: utiliza vestes que mesclam o verde-claro com o rosa e usa uma pluma branca na cabeça; caminha com Oxóssi;
  • Gayaku: é jovem e desenvolto; não frequenta locais habitados; apresenta-se na roda do Padê de Exú; alimenta-se com Oxóssi;
  • Miró: utiliza vestes verde-claras/escuras; domina as ervas sagradas;
  • Modun: domina as magias de cura e de morte; caminha com Omolú e Nanã;
  • Mokossu: é velho; mora sozinho nas matas; aprecia bebida e fumo; caminha com Exú.

  • Confira também sobre Ibeji.

Características dos filhos de Ossain

Os filhos de Ossain, assim como o próprio Orixá, são extremamente discretos e reservados, sendo estes os seus aspectos mais marcantes. Também, a paciência, a inteligência, a desconfiança, a racionalidade e a curiosidade propendem a estarem muito presentes na personalidade desses indivíduos.

Candomblé e Igreja Católica

O santo católico escolhido para o sincretismo com Ossain foi o São Benedito, o que se deve, principalmente, à benevolência deste; ele sempre se via impelido a ajudar os mais pobres e injustiçados, mesmo sob risco de punição, o que se assemelha um pouco a história de Ossain, que se dedicava aos humanos doentes, esforçando-se para ajudá-los com seus conhecimentos.

Ossain na Umbanda

Na Umbanda, o axé de Ossain está relacionado ao axé de Oxóssi, o que faz desse Orixá imprescindível para a realização dos cultos, sendo, portanto, obrigatória a sua presença em todas as cerimônias.

Oferendas

Os alimentos normalmente ofertados ao Ossain, por serem aqueles que mais agradam o Orixá, são a cachaça, o fumo, o inhame e o mel.

É importantíssimo ressaltar que as ofertas à divindade devem, preferencialmente, ser postas em matas densas e virgens, pois a quizila do Orixá é o vento.

  1. Inhame:

Para que a oferenda do inhame seja mais efetiva, é importante que ela seja bem preparada. Para isto, necessita-se de: 03 quilos de inhame, azeite de oliva, folhas de fumos, mel, sal, velas brancas e 01 alguidar.

Em primeiro lugar, é necessário cozer os inhames devidamente descascados e fazer um purê com eles. Após isto, é preciso colocá-los no alguidar – que deve ter sido lavado com água e mel e forrado com as folhas de fumo limpas. Por fim, tudo deve ser regado com azeite e um pouco de sal e ofertado com as velas – que não podem, em hipótese alguma, ser acesas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *