Oxumaré

Oxumaré ou Oxumarê é um orixá africana que é representada pela cobra e o arco-íris, e por isso mesmo representa a mobilidade, a destreza e a agilidade. De acordo com a mitologia africana, Oxumaré mora no céu e quando viaja para a Terra utiliza o arco-íris como caminho.

Se você já ouviu falar que ao final dele existe um pote de ouro saiba que tal lenda possui certo sentido, pois é uma divindade que representa a fortuna, a abundância, a riqueza e a prosperidade.

Oxumaré é a junção dos sexos, ou seja, do masculino e do feminino, o duplo da vida (água e terra, vida e morte, etc.), a união dos opostos. Na cultura religiosa brasileira, é tido como um orixá masculino, mas há aqueles que a relacionam a Oxum.

Todavia, a conexão estabelecida com o universo feminino é realizada através de sua irmã gêmea, Ewá que em diversas representações, é representado como uma cobra que se enrola no corpo dela com o intuito de lhe oferecer proteção.

Ainda assim, Oxumaré é também representado como uma cobra gigante que envolve toda a Terra de modo que garante a integração do planeta, assim como a renovação do universo, já que rege as transformações necessárias.

Oxumaré
Oxumaré

Lenda de Oxumaré

Existem várias lendas a respeito desse orixá, mas esta que irei te apresentar é uma das mais singelas, pois diz respeito ao seu nascimento. De acordo com a mitologia africana, Oxumaré é filho de Nanã e Oxalá. Porém, como Nanã carregava uma praga, assim como Omulu, também nasceu com problemas que, neste caso, não possuía nem braços e nem pernas.

Semelhante a uma serpente, mas com forma humana, Oxumaré se rastejava pelo chão e Nanã, mais uma vez decepcionada, repetiu a mesma ação com Omulu: abandonou Oxumaré. Todavia, este logo aprendeu a se virar sem o auxílio de ninguém e devido a sua agilidade e sabedoria aprendeu a nadar, caçar e subir em árvores.

Como gostava muito de batata doce, aprendeu rapidamente o seu plantio e cultivo. Em certa ocasião, Orunmilá, considerado o orixá da profecia, começou a observar Oxumaré e movido pela piedade resolveu transforma-lo em um dos mais belos orixás, além de encarrega-lo com a tarefa de levar e trazer as águas dos céus até o palácio de Xangô. É devido a esta lenda que quando há a necessidade de chuva em alguma região, as pessoas fazem o seu pedido a esse orixá para que traga as águas.

Qualidades de Oxumaré

Oxumaré possui 5 qualidades, a saber:

  • Dan – Trata-se da cobra que participou da criação. É ligado à chuva e a fertilidade;
  • Dangbé – É o pai de Dan. Destaca-se pela grande intuição e governa os movimentos dos astros;
  • Becém – É um nobre guerreiro e dono do terreiro do Bogun;
  • Azaunodor – É o príncipe de branco que se relaciona com os antepassados. Ele reside em Baobá;
  • Frekuen – Trata-se do lado feminino de Oxumaré e é representado pela serpente mais venenosa. O lado masculino é representado pelo arco-íris.

Na Umbanda, Candomblé e Igreja Católica

Oxumaré é cultuado na Umbanda e no Candomblé. No catolicismo, ele é sincretizado com São Bartolomeu e os festejos e homenagens são realizados todos os anos em 24 de Agosto.

Oferendas

Para fazer uma oferenda em homenagem a Oxumaré você pode preparar a receita de Batata Doce. Veja o que é preciso fazer:

Ingredientes

  • 500 gramas de batata doce;
  • Feijão fradinho;
  • Azeite de dendê.

Modo de Preparo

Cozinhe a batata doce e depois a descasque. Adicione o dendê e amasse bem até que se forme uma pasta homogênea. Divida essa mesma pasta em duas partes iguais e as molde em formato de duas serpentes para que forme uma circunferência, sendo que uma deverá ficar com a cabeça na direção do rabo da outra.

Pegue o feijão e faça os olhos das serpentes e utilize o restante para decorar o corpo ao seu modo. Por fim, regue-as com dendê e ofereça a Oxumaré. Se quiser, poderá acender velas brancas.

Filhos de Oxumaré

Os seus filhos adoram mudanças e por isso sempre enfrentam a vida com incerteza e coragem. São bastante agitados e geralmente se apegam aos bens materiais. Esforçam-se bastante e sabem esperar pacientemente pelas oportunidades.

Oxumaré
4 (80%) 4 votes

2 respostas para “Oxumaré”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *