Santa Apolônia: História, Vida, Oração e Dia de Santa Apolônia

Dentro do catolicismo existem diversas figuras consideradas importantes e também sagradas, como é o caso de Santa Apolônia, conhecida por ser a padroeira dos dentistas e de todos aqueles que sofrem dos dentes.

A Santa carrega consigo uma história e diversos milagres, por isso se tornou um símbolo tão importante para a igreja católica e tem milhares de devotos espalhados pelo mundo.

Confira em nosso artigo de hoje detalhes sobre Santa Apolônia.

Santa Apolônia
Santa Apolônia

História de Santa Apolônia

Acredita-se que Santa Apolônia viveu no tempo do império romano, por volta do ano 249, nesse tempo, havia uma grande perseguição aos cristãos. Em uma dessas perseguições, Apolônia é capturada.

Nessa época, quando os cristãos eram capturados, eles eram obrigados a renunciar a sua fé, bem como, realizar cultos aos deuses romanos e obedecer a todas as ordens do imperador.

Porém, diferente de todas as pessoas que eram capturadas e em um ato de coragem, Santa Apolônia decidiu ficar firme em sua fé, se recusando a negar Deus e cultuar outros deuses.

Com raiva, o imperador passou a torturar Apolônia em praça pública, para que todos pudessem ver o que estava acontecendo com ela. Entre essas torturas, seus dentes foram arrancados por pedras afiadas.

Depois de diversas tentativas de fazer a Santa obedecer, resolveram que ela deveria morrer queimada, após sua morte, seus dentes foram recolhidos e levados para o mosteiro.

Mas diferente do que pensam, Santa Apolônia não morreu queimada, Deus a protegeu da fogueira impressionando diversas pessoas. Depois desse fato, lhe deram diversos golpes na cabeça e a deceparam.

Todas as pessoas que presenciaram tudo isso ficaram chocados na altura, muitos, nem seguiam a Deus, mas depois de ver tudo aquilo logo se converteram, para a fúria do imperador, que viu pessoas ao redor acreditando cada vez mais em Deus.

Além de mostrar a grandeza de sua fé, Apolônia serviu para propagar ainda mais o cristianismo na época.

Os restos de Santa Apolônia está em diversos locais da Europa, por exemplo, é possível encontrar algumas coisas na Sé do Porto e também na cidade de Lisboa.

História de Santa Apolônia
História de Santa Apolônia

Conheça também:

Milagres de Apolônia

Diferente de outras santas, que precisam ter milagres comprovadas para serem consideradas assim, Santa Apolônia não precisou de nada disso.

A mesma virou santa por toda sua trajetória, há relatos de diversas pessoas que presenciaram todos os atos de tortura e toda a coragem que a mesma teve em nunca renunciar a Deus e a sua fé.

Muitas pessoas relatam que ao clamar pela Santa em uma dor de dente, foram atendidos, já que como mencionado, essa santa traz essa representação consigo.

Dentistas também afirmam que já foram ajudados pela santa em algo caso mais complicado onde precisaram de ajuda.

Dia de Santa Apolônia

O dia de Santa Apolônia é dia 9 de fevereiro. A santa é muito popular na Europa, em países como Alemanha, Inglaterra, França e Itália.

Oração a Santa Apolônia

A oração a Apolônia é simples, curtas, mas muito bonita e cheia de significados, em especial, destacando a questão dos dentes, que faz parte de sua história.

Oração a Apolônia
Oração a Apolônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *