Santa Clara de Assis

Santa Clara de Assis para nós, brasileiros, ou Santa Chiara d”Assisis para os italianos é uma das santas mais queridas não só pelos católicos como também pelos umbandistas que recorrem a sua poderosa intercessão quando precisam “clarear” as ideias, ou seja, enxergar as coisas de forma objetiva e verídica.

Santa Clara é muito poderosa e ajuda imediatamente a quem lhe recorre, principalmente aqueles que sofrem de ansiedade, se sentem desesperados ou estão com a mente confusa. Conheça a seguir um pouco mais de sua bela história de fé, amor e devoção a Deus.

Santa Clara de Assis
Santa Clara de Assis

Dia de Santa Clara de Assis

Todos os anos, o dia de Santa Clara de Assis é 11 de agosto, cujas comemorações e homenagens são realizadas liturgicamente em forma de missas, celebrações e até festas. Nesse mesmo dia, comemora-se o Dia da Televisão, a qual ela é a padroeira.

Oração de Santa Clara de Assis

Quando se sentir sozinho, inseguro, confuso ou mesmo aflito diante de alguma situação poderá contar com o poderoso auxílio de Santa Clara que “clareia” qualquer problema. Basta ter fé!

Existem diferentes versões das orações dedicadas a ela, mas no geral, as mesmas falam do seu amor ao próximo e a Deus. Em algumas preces há as súplicas voltadas para o clareamento dos caminhos tortuosos que são próprios daqueles que se embrenham na noite peculiar do egoísmo, assim como o isolamento e as suas trevas.

Sempre que for solicitar a ajuda milagrosa de Santa Clara peça para que ela ilumine os passos das pessoas que buscam e precisam da claridade.

Por outro lado, existe uma simpatia atribuída a Santa Clara para parar a chuva, a qual consiste em colocar um ovo no lugar mais alto da casa e fazer o seguinte pedido “Santa Clara, fazei o sol para que enxugue o meu lençol”.

Os seus biógrafos relatam que quando a sua mãe estava grávida dizia que a criança iria se chamar Clara para que iluminasse o mundo. Além disso, relatam que ainda na infância, Santa Clara aprendeu a cozinhar e entre os seus pratos preferidos haviam os doces feitos de clara de ovos que depois, mais tarde, veio a fazer com certa frequência no convento onde viveu. Leia abaixo uma oração de Santa Clara de Assis.

Vida de Santa Clara de Assis

Chiara d’Offreducci ou como ficou conhecida Clara de Assis, nasceu nesta cidade italiana no dia 16 de Julho de 1193. Ela pertencia a uma família de nobres da época e desde cedo se destacou pelo seu espírito caridoso. Mas foi a partir dos 18 anos que ela decidiu abandonar o seu lar e um provável casamento arranjado para seguir o caminho religioso com o auxílio de São Francisco de Assis.

Em Porciúncula, ela fundou a Ordem das Damas Pobres, ou Clarissas, que era um ramo da Ordem Franciscana e como tal faziam-se os votos de pobreza.

Santa Clara faleceu em 11 de agosto de 1253 e dois anos depois ela foi proclamada santa pelo Papa Alexandre IV. Curiosamente, um ano antes do seu falecimento ela conseguiu assistir em seu próprio leito a celebração da Eucaristia, e por este mesmo fato ela foi aclamada como a “padroeira da televisão”.

História de Santa Clara de Assis

Alguns de seus mais famosos milagres foram realizados em vida como o episódio em que não havia mais comida no convento. Uma irmã cozinheira avisou desesperada a Santa Clara que só havia um pão na cozinha.

Em contrapartida, Santa Clara disse a ela que confiasse em Deus e dividisse esse mesmo pão em 50 pedaços, a que ela obedeceu. De repente, surgiram dezenas de pães que sustentaram todos por muitos dias.

Outro milagre e exemplo de fé dizem respeito à invasão dos sarracenos à Assis. Na ocasião, eles tentaram entrar a força no convento das Clarissas, mas eis que Santa Clara pegou o ostensório junto com o Santíssimo Sacramento e o empunhou contra os invasores dizendo que Cristo era muito mais forte do que eles.

Logo e de forma inexplicável os sarracenos foram tomados de grande pavor e fugiram sem roubar ou machucar ninguém. É devido a este ato de fé e coragem que Santa Clara é representada com vestes marrons, enquanto segura em uma de suas mãos o ostensório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *