Santa Edwiges

Edwiges de Andechs ou Edwiges de Silésia foi uma religiosa que viveu entre os séculos XII e XIII. A Santa Edwiges canonizada pela Igreja Católica em 1267 se tornou muito conhecida pela sua devoção a Jesus Cristo e dedicação com os necessitados. Inclusive, exatamente por conta disso, a figura é tida como a protetora dos endividados e dos pobres, além de ser a padroeira das famílias.

Santa Edwiges
Santa Edwiges

Dia de Santa Edwiges

A princípio, o dia de Santa Edwiges litúrgico seria o aniversário de sua morte, aos 15 de outubro. No entanto, por essa data coincidir com as celebrações em prol de Santa Teresa de Ávila, o dia 16 do mesmo mês foi o adotado.

Oração de Santa Edwiges

A maior parte das orações destinadas à Santa Edwiges é voltada para pedir o seu auxílio nas dificuldades financeiras, o que se deve ao fato da Santa ser conhecida principalmente como a intercessora dos endividados. Leia a oração de Santa Edwiges abaixo:

Vida de Santa Edwiges

Edwiges, filha do duque Bertoldo IV e de Inês de Rochlitz, nasceu na Alemanha, no ano de 1174. Influenciada desde cedo à religiosidade, morou durante boa parte de sua juventude no Mosteiro de Kitzingen, onde desenvolveu muito a sua credulidade e o seu conhecimento acerca do cristianismo.

Ainda muito cedo, aos 12 anos, Edwiges se casou com Henrique I, príncipe da antiga Silésia – região que atualmente pertence a três países: Alemanha, República Checa e Polônia; com ele, a Santa teve um total de seis filhos, os quais foram muito bem instruídos religiosamente pelo casal. Henrique, que era também bastante devoto, sempre apoiou os projetos de sua esposa, fazendo uso do poder que tinha para empreitar-se, junto a ela, na construção de diversas igrejas, conventos, escolas, hospitais e demais instituições para a população. Além de proporcionar o melhor que podia ao povo, Edwiges subordinava-se frequentemente a dificultosas tarefas em prol de sua fé, tal como a de ingerir diariamente apenas as quantidades mínimas de alimentos e a de adotar longos jejuns. Também, aos 32 anos, ela optou por viver em castidade, recebendo a aceitação de seu marido para isto.

Quando Henrique faleceu, a Santa se mudou para a Polônia, passando a residir no Mosteiro de Trzebnica, que tinha a sua filha Gertrudes como abadessa. Lá, Edwiges praticou ainda mais a humildade e a beneficência, buscando continuamente ajudar os doentes, os abandonados, os desabrigados e os endividados.

A Santa continuou com essa missão até quando veio a fenecer, aparentemente de velhice, no dia 15 de outubro de 1243, aos 69 anos.

Novena de Santa Edwiges

As novenas pontuam-se pela realização de preces e de reflexões no período de nove dias contínuos e por geralmente terem a finalidade de pedirem o auxílio de alguma figura santa na concretização de uma causa ou no término de algum sofrimento.

Ademais, outro ponto sobre esses ritos é que as suas intenções sempre se associam à vida e às ações da figura para a qual se pede amparo. Assim, é muito habitual que as novenas em prol de Santa Edwiges clamem pela intercessão da Santa na quitação de dívidas ou na conquista de um trabalho, o que faz com que elas sejam especialmente realizadas pelos endividados e pelos desempregados.

Santa Edwiges
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *