Santa Filomena

Acredita-se que Santa Filomena tenha sido uma jovem donzela que viveu durante o século III e que morreu como mártir, defendendo até o fim a sua devoção ao Cristianismo.

Embora Filomena não esteja incluída no Calendário Geral Romano e a sua existência seja contestada por alguns, ela possui uma grande devoção mundial, sendo tida por muitos como a padroeira do rosário vivo, dos filhos de Maria, da juventude e dos estudantes.

Santa Filomena
Santa Filomena

Dia de Santa Filomena

Para as comemorações litúrgicas da Santa Filomena foi escolhido o dia 11 de agosto. Contudo, é também frequente que o dia de Santa Filomena seja comemorado em outras datas do ano; são elas:

  • 10 de janeiro, quando é comemorado o aniversário de nascimento da Santa;
  • Primeiro domingo após 10 de janeiro, quando é feito o patrocínio da Santa;
  • 25 de maio, quando é comemorada a descoberta do corpo da Santa;
  • 10 de agosto, quando é comemorado o martírio da Santa e o transporte do seu corpo;
  • 13 de agosto, quando o nome da Santa é homenageado.

Oração de Santa Filomena

Existem muitas preces designadas à Filomena, das quais, as mais populares são aquelas que pedem a intercessão da Santa em prol dos estudantes, dos filhos ou dos doentes. Confira a seguinte oração de Santa Filomena:

Vida

O que se sabe da história de vida da Santa Filomena é oriundo apenas de revelações – as quais foram tidas como verazes pelo Santo Ofício – que a própria teria feito, em agosto de 1833, à beata Maria Luísa de Jesus.

De acordo com essas declarações, Filomena, filha de nobres, nasceu na Grécia, tendo sido prometida ainda enquanto jovem ao Imperador pagão Diocleciano. No entanto, a Santa recusou veementemente o casamento, optando pela castidade e elegendo Jesus Cristo como o seu esposo, o que enfureceu profundamente o Soberano, que determinou a prisão e a flagelação da moça. Porém, Filomena, contrariando a tudo que já tinha sido presenciado, sempre se curava de modo espantoso e rápido das torturas que sofria, algo que enraiveceu ainda mais Diocleciano, que, por fim, ordenou a decapitação da Santa.

Em 1802, os restos mortais de Filomena foram encontrados durante as escavações de um sepulcro situado em Roma. A sepultura, que estava vedada por placas que relevaram o nome da Santa, continha, além dos ossos de uma jovem, um recipiente com sangue seco, que foi tido como uma insígnia do martírio da moça.

Novena de Santa Filomena

As novenas se qualificam por consistirem em nove dias conseguintes de orações e meditações, as quais têm a intenção de rogar pela ajuda de algum santo em determinada situação; por serem muito frequentes entre os católicos, é usual que quase todas as figuras veneradas pela Igreja possuam tais comemorações em sua honra, sendo que estas normalmente pretendem pedidos que se associam à vida do santo em questão.

Assim sendo, é comum que a maior parte das novenas dedicadas à Santa Filomena tenha o propósito de pedir à figura a sua proteção, o seu intermédio na cura de rigorosas moléstias ou ainda vigor na entrega e no compromisso com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *