Santa Luzia: História, Vida, Oração e Dia de Santa Luzia

Santa Luzia, é uma das mais importantes mártires da igreja católica no mundo. Além disso, ela também conhecida como santa protetora dos olhos e muitas pessoas com problemas de visão pedem a intercessão de Luzia para a cura desses problemas.

Então, no dia 13 de dezembro é comemorado o dia dessa santa que não negou o cristianismo mesmo nos momentos mais complicados da sua vida. Abaixo você vai conhecer um pouco sobre a biografia e história de Santa Luzia, que é um verdadeiro show de fé e adoração a um Deus único.

Santa Luzia
Santa Luzia

Biografia e História de Santa Luzia

Os registros referentes a Santa Luzia contam que ela era de uma família muito rica da Itália, onde todos eram cristãos. Logo, a sua educação também foi voltada para fé e santidade, por isso ela fez uma promessa de viver em virgindade eterna.

Após a morte do seu pai, a mãe doente de Luzia desejava que a filha se casasse com um homem pagão. Luzia então pediu um tempo para esclarecer seus pensamentos e foi para o túmulo de Santa Ágeda, onde também participou de uma romaria para essa santa.

Lá ela pediu que a doença da mãe se curasse como um sinal para que ela não aceitasse o casamento. E assim aconteceu, a mãe de Luzia foi curada e Luzia então viu que não devia se casar.

Então, ela vendeu todos os seus bens materiais, dando o dinheiro para os pobres e mais necessitados. O homem pagão que queria casar com Luzia acabou acusando-o por não aceitar o seu pedido.

Assim, Luzia tinha duas alternativas: se casar e quebrar o voto de castidade ou prestar culto aos deuses pagãos. Em consequência disso, a santa foi perseguida pelas autoridades durante anos.

Contam os relatos que certa vez ao irem buscá-la em um monte, milagrosamente nenhum homem conseguiu retirá-la do local. Isso porque, a santa permanecia imóvel, o que chocou todos ao seu redor.

Vendo isso acontecer, as autoridades decidiram atear fogo em Santa Luzia, porém nem as chamas pegaram. Totalmente irritados, os homens retiraram os olhos de Luzia e, por fim, a decapitaram.

Mesmo enquanto findava, Luzia ainda repetia: “Adoro apenas um Deus verdadeiro”. Assim, Luzia passou a ser adorada e chamada de Santa por vários seguidores após esses acontecimentos.


Dia de Santa Luzia

O dia de Santa Luzia é comemorado em 13 de dezembro, que foi a mesma data da sua morte.

Inclusive, algumas histórias dizem que a santa morreu a 12 dias antes da comemoração do natal como forma de lembrar as pessoas a necessidade de cultivar a sua luz e a adorar um Deus só.


Oração para Santa Luzia

Santa Luzia é conhecida no mundo todo, por isso existem diversas orações que são voltadas para ela.

Normalmente, essas orações são proclamadas como forma de requerer a ajuda da Santa nos momentos de aflição e na hora da tomada de decisões difíceis.

Além disso, por ser conhecida como santa protetora dos olhos. Muito fiéis que sofrem de males nessa região, recorrem a santa pela cura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *