Santa Mônica: História, Vida, Oração e Dia de Santa Mônica

Santa Mônica foi a prova viva de que tudo realmente pode ser mudado quando se tem muita fé e oração. Isso porque, por muito tempo ela fez diversas preces e passou por sofrimentos para conseguir fazer com que seu filho se convertesse. Portanto, ela é hoje até mesmo considerada a padroeira dos pais, já que chorou por seu filho em diversas ocasiões, mas com fé conseguiu que ele se entregasse ao Senhor. Abaixo você vai conhecer um pouco mais sobre a história e biografia de Santa Mônica.

Santa Mônica
Santa Mônica

História e Biografia de Santa Mônica

Mônica nasceu em Tagaste, que hoje é Sukh Ahras, na Argélia, no Norte da África. Oriunda de família rica, por toda a sua vida recebeu uma educação cristã através da sua babá.

Aos 17 anos ela casou-se com um homem mais velho, de 40 anos. Por meio de um casamento arranjado pelo seu pai, o que fez com que ela sofresse durante muito tempo. Isso porque, o seu marido era considerado mulherengo e até mesmo violento.

Desse casamento nasceram 3 filhos:

  • Agostinho;
  • Navígio;
  • Perpétua.

O exemplo que o pai dava influenciou diretamente Agostinho, que era o filho mais velho de Santa Mônica. Desse modo, ele se tornou totalmente rebelde e devasso, abandonando de uma vez por todas os ensinamentos que sua mãe tinha lhe passado.

Por esse motivo, Mônica passou a sofrer de forma dupla: pelo marido e pelo filho. No entanto, ela não desistiu, mesmo diante de diversos conselhos de “amigas” para que elas desistisse de converter o marido e o filho.

História e Biografia de Santa Mônica
História e Biografia de Santa Mônica

Ao contrário das recomendações, ela não parou de orar com fé para a conversão dos seus familiares. Não demorou muito para que seu marido se convertesse, exatamente como ela pediu.

Porém, Agostinho continuava a seguir a sua vida de boemia, não querendo seguir nem o pai e nem a mãe. Com a morte do marido, Mônica sofreu bastante, mas ficou feliz que ele tinha falecido nas graças de Deus, mas seu filho continuava na vida devassa.

Certa vez na igreja, ela chorou no colo do bispo que lhe aconselhou dizendo que o coração de Agostinho ainda não estava preparado, mas que o momento certo ia chegar. Movida por isso, ela continuou perseverando e, finalmente, Agostinho se converteu.

Essa conversão dele foi tão verdadeira que posteriormente ele se tornou bispo e uma das figuras mais influentes para o cristianismo e para a humanidade.


Dia de Santa Mônica

O dia de Santa Mônica é comemorado em 27 de agosto. Onde ela é celebrada por toda a igreja católica como um exemplo de fé e perseverança.

Por esse motivo, ela é dita pela igreja como a padroeira dos pais que conseguem converter seus filhos para o cristianismo.

Dia de Santa Mônica
Dia de Santa Mônica

Oração para Santa Mônica

Na oração para Santa Mônica é pedido para que ela rogai por todas as mães, especialmente aquelas que sofrem pelas atitudes dos filhos.

Isso porque, a vida dela marcada por esses problemas complicados, logo a sua oração é a melhor para quem busca a resolução de conflitos.

Oração à Santa Mônica
Oração à Santa Mônica

Para fazer a oração para santa Mônica basta ter fé, assim com ela teve durante toda a sua vida.

5/5 - (12 votes)
Dona Lúcia, nascida em uma cidade do interior, é uma devota apaixonada que escreve sobre santos e orações. Sua fé inabalável e sabedoria acumulada ao longo dos anos inspiram aqueles que buscam conforto e orientação espiritual em suas palavras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui