Santa Sara Kali: História, Vida, Oração e Dia de Santa Sara Kali

A tradição católica aponta Santa Sara Kali como a criada de uma das três Marias que seguiram com Jesus até Gólgota – lugar onde o Messias foi crucificado.

Por ter acompanhado o Salvador durante toda a Via Dolorosa, essa figura é tida como a padroeira dos desprotegidos, além de ser a protetora das mulheres que desejam engravidar, das mulheres grávidas e dos ciganos.

Santa Sara Kali
Santa Sara Kali

História de Santa Sara Kali – Biografia

Sabe-se que Sara foi uma cigana escravizada. Um dos pontos que atesta isso é o sobrenome que lhe foi atribuído – Kali, uma palavra de origem hebraica que significa “negra”.

De acordo com os relatos existentes, a santa enfrentou diversas provações e humilhações antes de se encontrar com as três Marias, que a ampararam. Inclusive, junto a elas e a Nossa Senhora, Sara teria seguido com Jesus até Gólgota.

Durantes os primeiros anos conseguintes à morte do Messias, os cristãos foram extremamente perseguidos pelos romanos. Essa repressão não tardou a alcançar os que eram mais próximos de Jesus; assim, em 48 d.C., Sara, junto à Maria Madalena, à Maria Salomé, à Maria Jacobina e à Lázaro, foi posta em um barco que não possuía velas nem remos, o qual foi solto no mar mediterrâneo.

Sem nenhuma saída visível, todos os que estavam na embarcação começaram a rogar por uma intervenção divina, especialmente Sara, que ainda prometeu levar uma vida casta e dedicada à evangelização, caso ela e os seus amigos conseguissem se salvar.

De maneira milagrosa, o barco, com todos ilesos, chegou a uma pequena cidade francesa – atualmente chamada de Saintes-Maries-de-La-Mer (Santas Marias do Mar), em homenagem às santas. Sara, então, cumpriu a sua promessa; além de dedicar o resto de sua vida a Jesus, ela passou a utilizar um lenço sobre a cabeça, um hábito comum entre as mulheres palestinas que queriam demonstrar a sua pureza.

Atualmente, os ossos da santa são mantidos como relíquias na Igreja de Saint Michel.

Dia de Santa Sara Kali

A canonização de Santa Sara Kali ocorreu apenas em 1712. Nessa época, a Igreja decidiu que a figura seria celebrada em 24 de maio, costume que permanece até hoje.

Embora a santa possua apenas um dia litúrgico, ela também costuma ser celebrada em 25 de maio, especialmente na França. Inclusive, é muito comum que os católicos franceses, sobretudo os que são ciganos, visitem Saintes-Maries-de-La-Mer nessas datas, época em que é realizada uma grande procissão em prol da santa.

Oração de Santa Sara Kali

Entre as diversas preces destinadas à Sara Kali, a maior parte delas tem o objetivo de clamar por intercessão em prol das grávidas e em prol das mulheres que não conseguem engravidar. Além disso, também existem muitas orações que servem para pedir prosperidade e riqueza à santa.

Santa Sara Kali na Umbanda

Na Umbanda, Santa Sara Kali é vista como a Princesa da Beleza Negra, sendo sincretizada com a Orixá Egunitá – que também é conhecida como Oro Iná.

  • Conheça ainda Exú.

A figura foi associada a essa divindade africana, que é tida como a aplicadora da Justiça Divina, pois ambas são vistas como exemplos de força e de liberdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *