Santo Antão: História, Dia de Santo Antão, Oração

O nome latino de Santo Antão é Antonius, e ele foi um santo cristão, líder de destaque entre os padres do deserto. Sua história de vida foi relatada a partir de Santo Atanásio de Alexandria. Descrita em latim conta que Santo Antão nasceu em 251 na Tebaida (Alto Egito) e viria a falecer em 356, tendo completado 105 anos de idade em uma trajetória intensa na vida cristã.

Sua fé sempre foi grande, mas ainda assim este santo homem sentia um vazio e que sua vida precisava de algo mais completo, então um dia na missa, ouviria as palavras que mudaria para sempre sua vida e tornaria seu coração completo, em Mateus 19:21, em que Jesus dizia: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.

Como manda o Evangelho de Jesus Cristo, este santo doou seus bens aos pobres e foi viver no deserto. O relato conta que houve Santo Antão foi tentado pelo Diabo, história parecida com a que Jesus passou nos 40 dias no deserto em jejum.

História de Santo Antão

Santo Antão tem varias denominações:

  • Santo Antão do Deserto
  • Santo Antão do Egito
  • Santo Antão – O Grande
  • Santo Antão – O Eremita
  • Santo Antão – O Anacoreta
  • O Pai de Todos os Monges

Santo Antão foi um ótimo pastor, foi capaz de realizar milagres e levar muitas pessoas à conversão. Mesmo optando por ficar mais solitário passou a receber inúmeras visitas dos peregrinos no deserto.

Considerado Santo em vida, no ano de 311 viajou para Alexandria na missão de ajudar os cristãos perseguidos por Maximino Daia. Ficou alguns anos, regressando em 355 para impugnar a doutrina ariana.

Essa história de vida tão peculiar, passada no deserto com um santo e as tentações gerou inspirações a vários artistas, como: Hieronymus Bosch; Diego Velázquez; Dieter Brueghel; Dali; Matthias Grünewald; Max Ernst e Gustave Flaubert, são alguns deles.

Sua vida tinha um estilo solitário, e os religiosos que o seguiam e se adaptavam ao propósito tornavam-se monges. Eram os eremitas e anacoretas, diferente dos cenobitas que adotavam um estilo de vida menos solitário e viviam em comunidades monásticas.

A historia deixou discípulos e ainda hoje existem aglomerados populacionais chamados de Antões. No ano de 1095 o nome – Antonianos (Canonici Regulares Sancti Antonii – CRSA – foi dado à ordem de uma fundação em sua homenagem.

Dia de Santo Antão

As datas festivas de Santo Antão celebrada em muitas igrejas acontece no dia 30 de Janeiro conforme o antigo calendário da Igreja Ortodoxa e em  17 de Janeiro no novo calendário da Igreja Ortodoxa, Búlgar, Católica Romana e  Católica Copta.

Oração para O Pai de Todos os Monges

As orações para Santo Antão são muito consagradas para pessoas que desejam rezar para cura de problemas na pele. Além disso, sua oração é poderosa como forma de evitar e combater alergias e queimaduras na pele, além da cura de queimaduras e inflamações. Muitas pessoas também usam o poder da oração do santo para pedir para ter uma pele bonita e saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor preencha seu comentário
Por favor informe seu nome