São Francisco de Paula: História, Vida, Oração e Dia de São Francisco de Paula

São Francisco de Paula

São Francisco de Paula é muito conhecido dentro da igreja católica, sendo considerado um dos santos mais “populares”. Sua história é marcante e conhecida.

Além disso, há um dia e uma oração especialmente direcionados a São Francisco. Em nosso artigo de hoje você vai conhecer detalhes sobre tudo isso, confira.

São Francisco de Paula
São Francisco de Paula

História de São Francisco de Paula

São Francisco de Paula nasceu na Itália, mais precisamente na região da Calábria. Ele carrega esse nome pois a cidade de seu nascimento é chamada Paula.

Os pais de São Francisco de Paula eram bem religiosos e admiravam muito a história de São Francisco de Assis (também italiano), em oração, pediam a graça de terem um filho.

Ao descobrir a gravidez, não tiveram dúvidas quanto ao nome, que foi como uma homenagem a São Francisco de Assis.

Desde cedo São Francisco esteve presente na igreja, com 12 anos já estava em um convento. Porém, ficou somente um ano por lá e depois voltou para casa.

Foi durante uma viagem pela Itália com seus pais que São Francisco se sentiu tocado pela graça, conhecendo a história de São Bento, assim, pediu aos seus pais que pudesse viver isolado, como um eremita.

O jovem isolou-se em uma gruta no deserto, vivendo sempre de sacrifícios, jejuns e muita oração. Foi durante esse tempo que recebeu a visita do Arcanjo São Miguel.

A humildade e o isolamento fizeram parte de toda a trajetória do Santo, que não aceitou nem mesmo ser sacerdote.

Sua vida foi marcada por milagres. Quando canonizado, ficou como padroeira dos marinheiros e também dos casais que desejam engravidar (por ter vindo ao mundo depois de muita oração).

Profecias de São Francisco

São Francisco de Paula tinha também o dom da profecia, essas profecias tinham relação com o futuro da igreja, como por exemplo, a vinda de novos apóstolos.

Outra profecia que ficou muito famosa foi sobre um homem canonicamente eleito que seria elevado ao pontificado. Ou seja, a profecia de quem chegará um papa eleito que levará muitas pessoas a morte.

Muitas pessoas acreditam que foi o Papa Francisco, porém, não há nenhuma prova que ele não tenha sido canonicamente eleito.

O Jovem iniciou a construção de um mosteiro numa colina que ficava não muito distante de sua cidade natal. Sendo dado a São Francisco o dom dos milagres, assim, sua fama crescia e os habitantes de Paula vinham o ajudar na construção.

Com o crescimento da Ordem dos Mínimos, o Santo criou mosteiros em outros lugares também, como em Cicília, na França e na Calábria.

Dia de São Francisco de Paula

O dia de São Francisco de Paula é celebrado todos os anos no dia 02 de abril.

Oração a São Francisco de Paula

A oração de São Francisco de Paula é muito curta e simples, porém, não é por isso que deixa de ser uma oração poderosa.

O conteúdo da oração tem relação com a caridade que o São Francisco de Paula fez durante toda sua vida e também tem relação com o amor a Cristo e ao próximo.

Pode ser feita durante o dia de São Francisco ou quando a pessoa considerar pertinente. Lembrando que a fé e a concentração devem sempre estar presente no momento da oração, para que a mesma se realize.

Para conferir mais artigos como esse, é só continuar em nosso site.

Santa Gertrudes: Oração, História, Dia de Santa Gertrudes

Santa Gertrudes

Os santos são de extrema importância para os católicos, existem diversos e cada um com a sua representação e o seu dia em especial. Além disso, quem segue a religião à risca, sabe que os nomes dados aos filhos devem ser bíblicos ou de santos. Assim, conhecer a história e a oração de cada santo pode ajudar futuros pais a encontrar o nome perfeito para seu filho (a). Em nosso artigo de hoje, vamos trazer alguns detalhes sobre a história de Santa Gertrudes. Confira.

Santa Gertrudes
Santa Gertrudes

História de Santa Gertrudes

Gertrudes nasceu no ano de 1926 na Alemanha. Desde pequena, foi incentivada por sua família a estar no caminho de Deus, dessa forma, cresceu rodeada por pessoas que compartilhavam da mesma fé.

O que chama atenção dentro dessa história e que marca Santa Gertrudes, é que muito antes de Jesus Cristo aparecer, a mesma teve uma experiência mística com o Sagrado Coração de Jesus.

Essa experiência foi denominada como mística, porque para a igreja, as pessoas que se dedicam em lidar diretamente com Deus por meio de orações fervorosas, tendem a receber do Senhor mensagens e também revelações.

Dentro do seu dia a dia, Gertrudes tinha muita devoção a São José, tanto que conseguiu ter duas visões diferentes com o mesmo, outra experiência considerada mística.

Dentro de todas as experiências conhecidas, a Santa tem também o seu encontro com o Apóstolo João, onde a mesma lhe fez uma pergunta e recebeu uma resposta do Apóstolo.

Santa Gertrudes queria saber porque não havia nada escrito sobre o coração de Jesus. Assim, o Apóstolo João explicou que a revelação estava reservada para tempos posteriores, quando o mundo na frieza, necessitaria ser revivido pelo amor.

Santa Gertrudes morreu entre o ano de 1301 ou 1302, depois de passar alguns anos doentes. É considerada a Santa das pessoas místicas.

Dia de Santa Gertrudes

Todos os santos possuem um dia a ser celebrado. É visto como uma forma de mostrar devoção e oração para quem eles foram em vida e para quem são ainda hoje dentro da vida de quem tem fé.

Saber o dia de cada santo também é importante para todos aqueles que desejam celebrar o onomástico católico, há um artigo em nosso site com detalhes sobre essa celebração.

O dia oficial de Santa Gertrudes é 16 de novembro. Por isso, todos os anos nessa data, acontece uma festa para a mesma.

Oração a Santa Gertrudes

A oração de Santa Gertrudes também leva uma história, é uma oração voltada para as almas do purgatório.

Acredita-se que Jesus prometeu a Santa que salvaria mil almas do purgatório todos os dias. Contudo, as pessoas deveriam rezar com muita fé ao fazer essa oração.

É uma oração curta e o objetivo é muito claro, é um ato de fé e misericórdia por todas as pessoas que precisam encontrar a luz e o perdão para finalmente descansar perto do senhor.

Se você gostou de conhecer mais sobre a história de Santa Gertrudes continue em nosso site para muito mais.

Santa Júlia: Oração, História, Dia de Santa Júlia

Santa Júlia

Existem diversos santos, que são considerados oficiais dentro da igreja católica. Por conta dessa diversidade, fica mesmo difícil conhecer a história de cada um desses. Porém, cada história de santidade nos inspira e alimenta a nossa fé. Conhecer com mais profundidade um santo, faz com que a oração para ele tenha mais sentido essa. Santa Júlia tem uma história inspiradora e seu nome, bem como, uma oração poderosa para aqueles que acreditam nela. Em nosso artigo de hoje você vai saber mais detalhes sobre essa história, confira.

Santa Júlia
Santa Júlia

História de Júlia

Santa Júlia nasceu em Cartago, uma grande cidade de colonização fenícia no norte da África, sua família era nobre, teve uma infância privilegiada por isso.

Desde sempre teve educação cristã, com muita fé, sabedoria e orações, tudo corria bem até que o rei dos vândalos invadiu a cidade que ela morava com sua família.

Nessa invasão a cidade ficou cheio de mortos e outras pessoas foram vendidas como escravos para outros países. Assim, Júlia se viu sem família, amigos e até mesmo sem a riqueza e boa vida que possuía.

Porém, mesmo ao meio dessa situação caótica, ela não se desesperou e logo recorreu a sua fé, em todos os momentos complicados que passou durante esse momento, Jesus Cristo a acolhia.

A menina foi vendida, mas por sorte caiu na mão de uma pessoa boa, que se encantou com o seu comportamento e passou a protegê-la. Permitiu também que algumas horas do seu dia fossem dedicadas a orações e a vida espiritual.

Em uma viagem com outros escravos, enquanto eles adoravam outros deuses se recusou, o que chamou atenção do povo da cidade e que logo chegou ao governador romano.

O governador tentou comprar Júlia de todas as formas, mas o homem que a tinha como escrava, se recusou. Então, o governador o embebedou e levou Santa Júlia a força consigo.

A liberdade só lhe seria dada quando adorasse outros deuses, com a recusa, passou a ser castigada e crucificada. Quando o antigo dono de Júlia se deu conta do que aconteceu, chorou muito, mas era tarde demais para fazer qualquer coisa.

Assim, ela entregou sua vida a Deus, mesmo com todos os castigos não abandonou sua fé em nenhum momento.

Dia de Santa Júlia

O dia de Santa Júlia foi o notificado em sua morte, mas que celebra a sua nova vida no céu, sendo 22 de maio.

É um dia de oração e celebração por toda história de fé e sofrimento em nome de Jesus Cristo que a mesma teve.

VEJA AINDA:

Oração a Santa Júlia

A oração a Santa Júlia é muito curta, mas não é por isso que deixa de ser extremamente poderosa, como citado.

Essa oração é para aqueles que desejam multiplicar a sua fé, mesmo com todos os obstáculos que estão em sua frente, exatamente como Júlia fez.

É uma oração que pode ser feita em momentos difíceis onde a fé parece estar se esgotando. Santa Júlia funciona como uma intercessora até Jesus Cristo.

Santa Isabel: Oração, História, Dia de Santa Isabel

Santa Isabel

Santa Isabel é muito conhecida e popular dentro do catolicismo, sua história passa a ser um exemplo para todos os seus devotos que desejam aumentar sua fé e a ter como intercessora.

Sabemos o quanto, santos são importantes para o catolicismo, como são muitos, por vezes não conhecemos a história e o poder da oração de cada um deles.

Foi com esse intuito que preparamos uma série de artigos para você e em nosso artigo de hoje você vai ter detalhes sobre a história de Santa Isabel.

Santa Isabel
Santa Isabel

História de Santa Isabel

Santa Isabel nasceu na Espanha no ano de 1270, como era de uma família real, teve acesso a uma boa educação, principalmente voltada aos princípios do cristianismo.

Quando tinha 12 anos, foi entregue como esposa do rei de Portugal e mesmo tão nova, se tornou um exemplo dentro do seu casamento, sendo uma esposa que orava e que tentava viver o casamento ao máximo como a bíblia ordenava.

Mesmo sendo rainha, era muito caridosa e não se sentiu superior aos seus irmãos que necessitavam de algum tipo de ajuda. Outra característica marcante, era o seu poder de reconciliação, que começou em sua própria família, que era cheia de conflitos.

Porém, não foi feliz em seu casamento, o rei de Portugal não foi bom para Isabel. Mas mesmo assim, ela cuidou dele até o final de sua vida quando o mesmo ficou doente.

Depois que o esposo morreu, foi atrás do seu filho, para mais uma vez, fazer o seu papel de resolver conflitos familiares. Aqui, já com 66 anos, não deixou seu dom de caridade e de propagar amor.

Faleceu na cidade de Coimbra – Portugal, pois acabou ficando muito doente e nem nos seus últimos dias deixou sua fé de lado, passando a acreditar que iria para um lugar muito melhor.

Atualmente, está enterrada em uma igreja na cidade que é dedicada a ela e pode ser visitada por quem for até a cidade de Coimbra. Seus devotos costumam ir lá com frequência, principalmente no dia de Santa Isabel.

Dia de Santa Isabel

Como mencionado, Santa Isabel tem um dia dedicado somente a ela, que acontece anualmente, assim como todos os outros santos.

Esse dia é para oração e também para celebração, é o dia que os devotos se lembram mais ainda do que Santa Isabel fez em vida e como ela é uma intercessora com Jesus Cristo.

Sua caridade e sua capacidade de resolver conflitos é lembrada e utilizada como inspiração, em especial nesse dia que é 4 de julho, o dia que ela morreu em terra e começou uma nova vida no plano espiritual.

Conheça também:

Oração a Santa Isabel

A oração a Santa Isabel é muito bonita, ideal para aquelas pessoas que desejam aumentar seu espírito de caridade e conceder mais aos que precisam, assim como a mesma fez durante toda sua vida.

A compreensão e a compaixão também são pedidas nessa oração a Santa. Para conferir mais artigos como esse, continue em nosso site.

Santa Inês: Oração, História, Dia de Santa Inês

Santa Inês

Os santos são considerados intercessores a Jesus Cristo, em sua vida, deixou um legado e uma história com princípios cristãos para que todas as pessoas pudessem se inspirar. Por conta dessa história, se tornaram pessoas que merecem orações, agradecimentos e até mesmo celebrações específicas. Santa Inês é relativamente popular, principalmente pelo seu nome, que é utilizado por muitos pais em suas filhas, como uma homenagem e uma forma de seguir os mandamentos bíblicos.

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer a história completa de Inês. Confira.

Santa Inês
Santa Inês

História de Santa Inês

Santa Inês nasceu em Roma, ainda no ano de 304, sua família era nobre. Desde muito cedo, a fé e a oração fizeram parte de sua vida, por isso foi muito natural a decisão de consagrar sua pureza a Deus, mesmo sendo muito nova.

Mesmo ainda criança, com cerca de 13 anos, já chamava bastante atenção dos homens, além de sua beleza, era muito rica e tinha diversos pretendentes, que nunca aceita por conta do voto de consagração que já havia feito.

Porém, um desses pretendentes era Fúlvio que não se conformou com a resposta e acabou denunciando Inês, em uma época que havia perseguição contra os cristãos.

Inês acabou sendo presa e condenada a diversos castigos, sendo o maior deles, a renúncia de sua fé para acreditar em outros deuses. A santa recusou na hora, o que enfureceu mais ainda o prefeito de Roma.

O mesmo mandou Inês ser exposta em um prostíbulo, para que todos os homens pudessem a ver. Mas o que ninguém esperava, era que a proteção divina estaria com ela nesse momento, nenhum homem conseguiu chegar perto dela e seus cabelos cresceram cobrindo todo o seu corpo.

O primeiro homem que tentou a agarrar a força no local, logo ficou cego. Mas Santa Inês o perdoou e orou para que ele pudesse ter sua visão novamente, Deus assim o fez e esse homem se converteu.

Os castigos não pararam por aí e depois de mais alguns, Inês foi morta com apenas 13 anos, sua cabeça foi cortada.

Dia de Santa Inês

O dia de Santa Inês é 21 de janeiro, o dia que ele morreu, mas viveu no céu. Por isso, todos os anos, os devotos dessa Santa fazem uma oração especial e também celebram toda a fé e renúncia da mesma em vida.

Conheça também:

Frases de Santa Inês

A frase mais famosa de Santa Inês tem relação com a sua consagração que aconteceu mesmo tão nova.

“Eu amo a Cristo. Serei a esposa daquela cuja mãe é virgem; o amarei e seguirei sendo casta.”

Oração a Santa Inês

A oração de Santa Inês é muito poderosa e reflete a história de sua vida, que mesmo tão nova, foi exemplo de pureza. Na oração pede-se que os jovens possam encontrar nela um modelo de fé, pureza e amor, além de interceder pela saúde da juventude.

Se você gostou de saber sobre a história de Inês, continue em nosso site e confira mais artigos como esse.

Santa Bernadete: Oração, História, Dia de Santa Bernadete

Santa Bernadete

As histórias dos santos servem como inspiração e renovação da fé, a oração para cada um deles, é um ato de devoção que mostra a sua importância para nós e para a igreja católica. Em nosso artigo de hoje você vai conhecer com mais detalhes a história de Santa Bernadete. Confira.

Santa Bernadete
Santa Bernadete

História de Santa Bernadete

A história de Santa Bernadete começa com seu nascimento em uma cidade francesa, no começo do ano de 1844. A família de Bernadete era muito pobre, por isso ainda criança, foi pastora e doméstica para ajudar em casa.

A cidade que Bernadete nasceu passou por uma grande crise, então ela juntamente com sua família se mudou para Lourdes, onde moravam em uma antiga cadeia.

O local era muito sujo e possuía condições extremamente precárias, assim, a saúde de Bernadete ficou muito afetada, fazendo com que ela não pudesse ir até a escola e fosse analfabeta até os 14 anos.

Um dia Bernadete e sua amiga foram buscar lenha, quando ela vê uma pessoa toda em branco, com um rosário na mão e um cinto brilhante. Essa mulher seria Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Mas como não sabia quem era, ficou assustada em um primeiro momento, começando a rezar, até que seu coração se acalmou e ela percebeu quem era.

Essa foi só a primeira aparição de muitas. Mas por ser analfabeta e pobre, muitas pessoas duvidaram de Bernadete, que sempre manteve sua força e fé em tudo que via.

Em vida, Santa Bernadete realizou diversos milagres e até hoje as pessoas vão até a gruta de Lourdes, o local da primeira aparição, para pedir ou agradecer por milagres.

Cartas de Santa Bernadete

Santa Bernadete escreveu durante seu tempo no convento (deixou de ser analfabeta depois de alguns anos) algumas cartas para o padre.

O conteúdo é sempre se colocando como uma pessoa sofredora e pobre, mostrando a sua humildade, mesmo sendo a escolhida para tantas aparições de Nossa Senhora Imaculada da Conceição.

Ela relata que continua a rezar, a ter fé e que toda sua vida é dedicada a sua fé. Por isso ela não tem medo ou receio de que duvide dela (como ela já havia tido um dia).

Nas cartas de Bernadete também exalta a Virgem Maria.

Dia de Santa Bernadete

Todos os santos possuem um dia anual de celebração e não é diferente com Santa Bernadete, que tem seu dia em 16 de abril.

Nessa data o local da primeira aparição na França fica ainda mais lotado de pessoas pedindo, agradecendo e mostrando a sua devoção a Bernadete.

Oração a Santa Bernadete

A oração para Santa Bernadete é bem curta e simples de ser feita, em sua composição a pessoa pede que Deus possa aumentar a devoção a Maria Santíssima, assim como fez com Bernadete.

A oração também conta com um pedido de boa saúde e disposição.

Se você gostou da história da Santa e quer saber a história de outras figuras religiosas importantes, continue em nosso site.

Santa Faustina: Oração, História, Dia de Santa Faustina

Santa Faustina

Saber a história dos Santos dentro da igreja católica é muito importante, já que assim, cada oração pode ser direcionada para a causa certa. Dentro da história, a oração que leva o nome de cada santo, tem o seu sentido. Com Santa Faustina não é diferente. Muitas pessoas batizam sua filha com esse nome, depois de conhecer a fundo a história por trás da Santa.

Em nosso artigo de hoje você vai saber mais detalhes sobre Faustina. Continue conosco para conferir.

Santa Faustina
Santa Faustina

História de Santa Faustina

Faustina nasceu em uma aldeia chamada de Poznan, que atualmente está localizada na Polônia. A curiosidade começa com o fato de Santa Faustina ser batizada originalmente como Helena.

A Santa começou o seu contato com oração e igreja muito cedo, existe um relato em seu diário, de quando tinha apenas 7 anos, que relata que ouvir pela primeira vez, a voz de Deus dentro de sua alma.

Em meados de 1920, Helena, pede permissão aos pais para entrar no convento, mas eles não a deixam. Primeiro por uma série de dívidas na época e segundo porque eram apegados a filha.

Porém, Deus passa a aparecer para Helena pedindo para que ela atenda a esse chamado. Depois de bater de porta em porta em vários conventos, é aceita em um localizado na cidade de Varsóvia.

Foi dentro desse local que Helena passa a chamar-se “Irmã Maria Faustina”.

Durante relatos de estudiosos, passamos a entender a importância que Santa Faustina teve, ela foi descrita como “secretária, apóstola, testemunha e dispensadora da divina misericórdia por Jesus”, que lhe dá “missões” especiais em vida.

Jesus pede a Santa Faustina que se ofereça como vítima pelos pecadores e sem pensar duas vezes, na Páscoa de 1934 realiza o ato de consagração, se oferecendo de forma voluntária para os pecadores.

Como Morreu Faustina

Santa Faustina morreu muito nova, aos 33 anos no dia 5 de outubro de 1938, nos últimos anos de sua vida, desenvolveu uma tuberculose que acabou atacando pulmões e intestino.

Ela faleceu com a fama de santidade por sua vida em cristo, recusando uma injeção que lhe dariam naquele dia.

Saiba mais sobre outros santos:

Dia de Santa Faustina

Assim como outros santos, Santa Faustina também possui o seu dia, esse celebrado todos os anos no dia 5 de outubro.

O dia do santo é importante para aqueles que são devotos a ele, é um dia de oração e até mesmo de festa (a depender da cultura que a pessoa está inserida).

Oração a Santa Faustina

A oração de Faustina tem relação com a história de vida relatada no artigo. Em um dos trechos é pedido misericórdia, por nós, pecadores, pelo sacrifício que foi feito pela Santa.

A oração é um pedido de graça e uma forma de chegar até Jesus através de uma intercessão Santa.

Deve ser feita no dia de Santa Faustina ou em outras ocasiões que estiver pedindo graça a Santa.

Se você gostou da história de Faustina continue em nosso site para conferir sobre outros santos.

Santa Úrsula: Oração, História, Dia de Santa Úrsula

Santa Úrsula

Santa Úrsula com certeza não é uma das mais populares, porém, não deixa de ser uma intercessora que leva quem crer, mais perto de Jesus Cristo.

Essa Santa carrega consigo uma história interessante e uma oração poderosa e única. Além disso, é mais uma possibilidade para quem deseja escolher para uma futura filha um novo cristão.

Os santos tem uma importância grande dentro da igreja católica e com Santa Úrsula isso não é diferente. Saiba tudo sobre essa santa em nosso artigo de hoje.

Santa Úrsula
Santa Úrsula

História de Santa Úrsula

A história de Santa Úrsula é bem antiga, ela nasceu no ano de 362, era filha de reis da Inglaterra. O que chama atenção em sua história, é sua beleza, que a fez ser desejada por vários homens na época.

Porém, o que esses homens e nem sua família sabia, é que Úrsula tinha feito um voto secreto de consagração total a Deus. Por não saber disso, seu pai acabou aceitou uma das propostas de casamento, feito por um general pagão que era seu aliado.

Por ter sua fé sempre em dia, Úrsula ficou extremamente decepcionada com a escolha do seu parceiro, principalmente por ser pagão. Como não poderia recusar a proposta, pediu para que lhe dessem 3 anos para se preparar.

O plano inicial era fazer esse companheiro se converter e compartilhar da mesma fé que ela, ou mesmo fugir do casamento nesse tempo.

Mas nada disso deu certo e no dia combinado Úrsula não foi para a noite de núpcias e saiu para uma peregrinação a Roma acompanhada de mais 11 virgens em um navio, porém, na volta ao se aproximar da cidade de Colônia na Alemanha, o navio foi tomado pela tropa de Átila, que matou todos.

Úrsula sobreviveu porque sua beleza acabou chamando atenção de Átila, que quis se casar com ela, porém, a futura Santa acaba recusando dizendo que já é casada com o mais poderoso de todos os reis, Jesus Cristo.

Átila não se conforma com a resposta de Úrsula e resolve a matar de forma brutal, a degolando. O seu corpo, juntamente com a das 11 virgens está na igreja de Colônia.

Dia de Santa Úrsula

O dia da morte de Santa Úrsula é também o dia da celebração do seu dia, sendo 21 de outubro.

Por conta de sua história e por ter morrido jovem, juntamente com outras meninas, ficou como a Santa das jovens e estudantes.

Nesse dia, as orações e festas para a Santa podem ser feitas em todo o mundo de forma a lembrar sua história e tentativa de ter sempre uma vida baseada nos princípios cristãos.

Conheça outros santos:

Oração a Santa Úrsula

A oração de Santa Úrsula é curta e poderosa. É um pedido de proteção a Santa, juntamente com fé e esperança.

A oração ainda cita a harmonia, caridade e o amor. Deve ser sempre feita com muita fé e devoção juntamente com outras orações existentes.

Para saber sobre a história de mais Santos, continue em nosso site.

Santa Apolônia: História, Vida, Oração e Dia de Santa Apolônia

Santa Apolônia

Dentro do catolicismo existem diversas figuras consideradas importantes e também sagradas, como é o caso de Santa Apolônia, conhecida por ser a padroeira dos dentistas e de todos aqueles que sofrem dos dentes.

A Santa carrega consigo uma história e diversos milagres, por isso se tornou um símbolo tão importante para a igreja católica e tem milhares de devotos espalhados pelo mundo.

Confira em nosso artigo de hoje detalhes sobre Santa Apolônia.

Santa Apolônia
Santa Apolônia

História de Santa Apolônia

Acredita-se que Santa Apolônia viveu no tempo do império romano, por volta do ano 249, nesse tempo, havia uma grande perseguição aos cristãos. Em uma dessas perseguições, Apolônia é capturada.

Nessa época, quando os cristãos eram capturados, eles eram obrigados a renunciar a sua fé, bem como, realizar cultos aos deuses romanos e obedecer a todas as ordens do imperador.

Porém, diferente de todas as pessoas que eram capturadas e em um ato de coragem, Santa Apolônia decidiu ficar firme em sua fé, se recusando a negar Deus e cultuar outros deuses.

Com raiva, o imperador passou a torturar Apolônia em praça pública, para que todos pudessem ver o que estava acontecendo com ela. Entre essas torturas, seus dentes foram arrancados por pedras afiadas.

Depois de diversas tentativas de fazer a Santa obedecer, resolveram que ela deveria morrer queimada, após sua morte, seus dentes foram recolhidos e levados para o mosteiro.

Mas diferente do que pensam, Santa Apolônia não morreu queimada, Deus a protegeu da fogueira impressionando diversas pessoas. Depois desse fato, lhe deram diversos golpes na cabeça e a deceparam.

Todas as pessoas que presenciaram tudo isso ficaram chocados na altura, muitos, nem seguiam a Deus, mas depois de ver tudo aquilo logo se converteram, para a fúria do imperador, que viu pessoas ao redor acreditando cada vez mais em Deus.

Além de mostrar a grandeza de sua fé, Apolônia serviu para propagar ainda mais o cristianismo na época.

Os restos de Santa Apolônia está em diversos locais da Europa, por exemplo, é possível encontrar algumas coisas na Sé do Porto e também na cidade de Lisboa.

História de Santa Apolônia
História de Santa Apolônia

Conheça também:

Milagres de Apolônia

Diferente de outras santas, que precisam ter milagres comprovadas para serem consideradas assim, Santa Apolônia não precisou de nada disso.

A mesma virou santa por toda sua trajetória, há relatos de diversas pessoas que presenciaram todos os atos de tortura e toda a coragem que a mesma teve em nunca renunciar a Deus e a sua fé.

Muitas pessoas relatam que ao clamar pela Santa em uma dor de dente, foram atendidos, já que como mencionado, essa santa traz essa representação consigo.

Dentistas também afirmam que já foram ajudados pela santa em algo caso mais complicado onde precisaram de ajuda.

Dia de Santa Apolônia

O dia de Santa Apolônia é dia 9 de fevereiro. A santa é muito popular na Europa, em países como Alemanha, Inglaterra, França e Itália.

Oração a Santa Apolônia

A oração a Apolônia é simples, curtas, mas muito bonita e cheia de significados, em especial, destacando a questão dos dentes, que faz parte de sua história.

Oração a Apolônia
Oração a Apolônia

Irmã Dulce: Canonização, História, Vida, Oração e Dia de Irmã Dulce

Irmã Dulce

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, conhecida mundialmente como Irmã Dulce, foi uma beata brasileira que viveu durante o século XX.

Tendo recebido grande renome pelas obras de caridade que desempenhou em prol dos pobres, essa religiosa é considerada uma das pessoas que mais colaborou com a história do Brasil. Inclusive, ela possui grandes chances de se tornar a primeira Santa Católica que nasceu no país.

Irmã Dulce
Irmã Dulce

Quem foi Irmã Dulce – História e Biografia

Maria Rita, filha de Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito, nasceu em 26 de maio de 1914, na capital da Bahia, em Salvador.

Ainda na infância, a religiosa começou a demonstrar grande compaixão pelos pobres. Aos 13 anos, por exemplo, ela passou a abrigar moradores de rua e doentes; também, foi nessa época que a menina começou a desejar uma vida religiosa. No entanto, antes de seguir por esse caminho, Maria Rita acabou ingressando no ensino superior e se graduando professora.

Assim, foi apenas em 1933, depois de ter concluído o curso, que a beata ingressou em uma ordem. Ela se mudou para São Cristóvão, no Sergipe, onde adentrou na Congregação das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Pouco tempo depois disso, Maria Rita jurou os votos perpétuos, tomando o hábito de freira; desde então, ela passou a utilizar o nome Dulce, um tributo à sua mãe, que havia falecido anos antes.

Posteriormente, a religiosa retornou a Salvador, onde passou a lecionar em um dos colégios de sua congregação. Concomitantemente a essa função, ela continuou a acolher os necessitados, que era o trabalho que realmente a completava.

Assim, em 1935, Dulce começou a se dedicar mais a essa tarefa. Ela passou a assistir os moradores de Itapagipe, uma comunidade extremamente pobre. Nesse bairro, a beata, com a ajuda do Frei Hildebrando Kruthaup, fundou a União Operária São Francisco, a primeira das muitas organizações que os dois religiosos idealizaram e projetaram.

Em 1939, mesmo ano em que criou o Colégio Santo Antônio, Irmã Dulce fez algo que a marcaria pelo resto de sua vida; sem lugar para alojar os mendigos que havia recolhido das ruas, ela invadiu cinco residências desocupadas, todas estas localizadas na Ilha dos Ratos. Embora tenha sido rapidamente expulsa das casas, a beata continuou a procurar por outros locais, até que obteve, em 1949, o consentimento para ocupar o galinheiro do Convento de Santo Antônio, que deu origem ao Hospital Santo Antônio – um grande e qualificado centro de saúde.

As obras sociais da religiosa tiveram muita repercussão, até mesmo internacionalmente. As suas ações foram tamanhas que, em 1980, na primeira visita do Papa João Paulo II ao Brasil, Dulce foi convidada pelo pontífice para receber a benção de suas mãos. Também, a beata foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz de 1988, além ter se encontrado novamente com João Paulo II, quando ele a visitou no seu leito de morte, no ano de 1991.

Dulce faleceu no dia 13 de março de 1992, com 77 anos. Ela foi beatificada alguns anos depois, em 2011, pelo Papa Bento XVI.

Canonização de Irmã Dulce

A Canonização de Irmã Dulce ocorreu em 13 de Outubro de 2019, na Praça São Pedro, no Vaticano. À partir da Canonização, a Irmã passou a ser reconhecida como Santa Dulce dos Pobres.

Dulce é a primeira santa nascida no Brasil. Ao todo, existem cerca de 14 mil registros de graças e milagres alcançados graças à Santa Dulce. Porém, a Igreja Católica reconhece apenas 3 desses milagres – o que já é o necessário para ser considerada Santa.

Confira abaixo a cerimônia que canonizou a Santa direto da praça do Vaticano:

Frases de Irmã Dulce

Irmã Dulce também se tornou conhecida pelas suas frases, as quais sempre apresentaram grande apelo espiritual e emocional.

Dentre as expressões da beata, as mais célebres são:

  • “O amor supera todos os obstáculos, todos os sacrifícios. Por mais que fizermos, tudo é pouco diante do que Deus faz por nós”;
  • “Sempre que puder, fale de amor e com amor para alguém. Faz bem aos ouvidos de quem ouve e à alma de quem fala”;
  • “Miséria é a falta de amor entre os homens”.

Obras Sociais Irmã Dulce

A OSID, mais conhecido como Obras Sociais Irmã Dulce, consiste em uma organização particular de cunho filantrópico. Ela foi projetada pela beata e persiste até hoje, sendo formado por 17 filiais.

Esses núcleos tem grande importância no cenário baiano, uma vez que eles disponibilizam vários serviços à população carente, atendendo diferentes faixas etárias e atuando em diversas áreas – como saúde e educação.

Dia de Irmã Dulce

Após a canonização, o dia de Santa Dulce dos Pobres passou a ser celebrado em 13 de Agosto, o dia em que ela se tornou Freira. Porém, no Estado da Bahia, será celebrado o dia de Santa Dulce dos Pobres em 13 de Outubro, o dia de sua Canonização.

Oração à Irmã Dulce

Desde que foi beatificada, a veneração à Irmã Dulce cresceu bastante entre os cristãos católicos, de modo que as orações destinadas a ela se popularizaram com grande rapidez. Em geral, essas preces possuem o intuito de clamar por auxílio na concretização de graças e de causas impossíveis.

Oração à Irmã Dulce

Senhor nosso Deus,
lembrados de vossa filha,
a santa Dulce dos Pobres,
cujo coração ardia de amor por vós e pelos irmãos,
particularmente os pobres e excluídos,
nós vos pedimos:
dai-nos idêntico amor pelos necessitados;
renovai nossa fé e nossa esperança
e concedei-nos, a exemplo desta vossa filha,
viver como irmãos,
buscando diariamente a santidade,
para sermos autênticos discípulos missionários
de vosso filho Jesus.
Amém.