São Benedito: História, Vida, Oração e Dia de São Benedito

São Benedito, que também é intitulado como Benedito de Palermo, foi um religioso católico que nasceu em meados do século XVI, no ano de 1524.

Tendo sido beatificado e canonizado pela Igreja Católica, o santo se tornou prestigiado pelos feitos milagrosos que realizava. Além disso, ele também se popularizou por ser o protetor dos africanos, dos cozinheiros e dos negros, por quem costuma interceder constantemente.

São Benedito
São Benedito

Biografia e História de São Benedito

Os relatos sobre o início da vida de São Benedito são um tanto contraditórios. Certas versões afirmam que ele nasceu na Sicília – Itália, enquanto outras dizem que ele era oriundo da África e que foi trazido à Europa na condição de escravo. De todo modo, sabe-se que o religioso recebeu uma educação cristã desde a infância.

Quando tinha 18 anos, o santo já havia decidido que dedicaria a sua vida à religiosidade.  Assim, ao ser convidado pelo Frei Jerônimo Lança, então líder dos franciscanos, para fazer parte da congregação, ele aceitou de prontidão.

Após fazer os seus votos de castidade, de obediência e de pobreza, Benedito foi integrado à ordem. Como era analfabeto, ele foi designado, a princípio, à função de cozinheiro e a outras tarefas secundárias.

No entanto, a sua sabedoria e o seu carisma inatos fizeram com que o monge ganhasse o apreço e o respeito de todos. Desse modo, não foi uma surpresa quando ele foi indicado, em 1578, para ser o superior do mosteiro, cargo que desempenhou com destreza e equidade.

Em 04 de abril de 1589, aos 65 anos, Benedito faleceu. Por uma ordem sua, ele não foi velado, tendo sido enterrado com urgência. Isso se sucedeu assim, pois, pouco tempo antes de sua morte, o santo havia previsto que a população viria atrás de seu corpo, o que, de fato, aconteceu; conta a lenda que, logo após o falecimento do religioso, os fiéis invadiram o mosteiro onde ele morava, a fim de vê-lo e para tentar obter relíquias que remetessem a ele.

Quase 150 anos após a sua morte, em 1734, o santo foi beatificado pelo Papa Bento XIV. E, em 1807, ele foi canonizado, quando o Papa Pio VII atestou a sua santidade.

Dia de São Benedito

Por recomendação da CNBB – Conferência Nacional de Bispos do Brasil, o país realiza as comemorações de São Benedito no dia 05 de outubro. Nos demais lugares do mundo, por outro lado, o santo é festejado em 04 de abril, data que marca o dia de sua morte.

Conheça ainda:

Oração de São Benedito

Como apontado acima, São Benedito se tornou popular pela grande quantidade de milagres que realizou. Dessa maneira, as preces que são destinadas a ele, em sua maior parte, possuem o objetivo de rogar por ajuda na realização de causas difíceis ou até mesmo impossíveis.

Além disso, é comum que essas orações clamem por proteção, por amparo e por iluminação, a fim de que seja possível trilhar um caminho honrado, que siga os princípios cristãos e que seja digno da compaixão de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *