São Francisco de Assis: Oração, História, Vida de São Francisco

São Francisco de Assis é um dos santos católicos de maior inspiração à humanidade, uma vez que despojou de todo o luxo que possuía e passou a viver em estado de pobreza em busca das coisas espirituais.

Devido a sua trajetória mística e ofertar carinho e respeito pelas criaturas divinas que sua imagem é geralmente representada pela presença circundante de animais, alguns deles postos a seus pés como também sobre os ombros.

São Francisco de Assis
São Francisco de Assis

Além de protetor dos animais, São Francisco é lembrado e homenageado como o padroeiro da ecologia, cuja proclamação esta foi realizada no ano de 1979 pelo Papa João Paulo II.

Neste aspecto, é importante ressaltar que São Francisco de Assis nos inspira a ter empatia pelas criaturas divinas e a buscar por uma vida mais simples e feliz.

Conheça, a partir dos próximos parágrafos, um pouco mais sobre a história e linda trajetória de São Francisco de Assis lembrados por muitos como o “Irmão Sol”.

Dia de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis é homenageado pela Igreja Católica, seus fieis e devotos em 04 de outubro. Neste dia, muitas igrejas e padres costumam celebrar missas especiais em honra ao santo com a tradicional benção aos animais.

Veja também sobre São Miguel Arcanjo.

Oração de São Francisco de Assis

São Francisco é também conhecido popularmente como o “santo dos pobres” e no sincretismo religioso, como o orixá Xangô.

São Francisco de Assis é lembrado pela humanidade como um dos santos mais místicos da Igreja Católica, tal prova disso é observar com a devida atenção a sua bela oração, a qual é realizada em forma de cântico.

Trata-se de uma das preces mais belas e que ilustram perfeitamente a humildade, e que ao final lembra ao devoto que é morrendo que uma pessoa se vive para a verdadeira vida, a qual é eterna.

A oração de São Francisco traz ainda esperança, fé e amor para o coração de quem a faz. Além dela, existem outras preces dedicadas ao santo como, por exemplo, a prece para os animais doentes onde se pede para que São Francisco olhe com bondade para um determinado animal e o socorra.

Há também outra oração direcionada para os animais desaparecidos que, como a expressão indica é para pedir o auxílio de São Francisco para encontrar um determinado animal.

Todas as orações devem ser realizadas com bastante fé e muito amor no coração. Vale lembrar que elas nos inspiram ao altruísmo e por isso mesmo são excelentes para pedir o bem para outras pessoas e a paz.

Veja também: Confira as orações mais poderosas de Santo Antônio, o Santo nascido em Portugal.

Vida de São Francisco de Assis

Nascido em 05 de julho de 1182 como Giovanni di Pietro di Bernardone, São Francisco como ficou conhecido era natural da cidade italiana de Assis. Era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante da época. Francisco vivenciou a sua juventude de forma mundana, mas depois resolveu seguir uma vida religiosa de total pobreza.

Provavelmente o seu chamado tenha ocorrido durante a guerra entre as cidades italianas de Assis e Perugia quando desejava lutar, mas acabou caindo doente e um dia, acamado, ouviu uma voz que lhe pedia para que servisse ao amor e ao Servo.

Assim ouviu a voz do seu coração e começou a estudar o evangelho. Tornou-se frade e fundou a Ordem Mendicante dos Frades Menores que depois veio a ser conhecida simplesmente como Franciscanos.

Ao ficar enfermo com um pouco menos de 45 anos, veio a falecer no dia 03 de Outubro de 1226 e após 2 anos foi canonizado pelo Papa Gregório IX.

História

Por volta de 1206, Francisco de Assis encontrou um leproso, cuja situação lhe provocava forte repulsa, mas movido por uma grande força divina acabou dando um beijo no doente. Ao sair dali, São Francisco percebeu que devia se afastar do mundo e entregar-se a Deus.

Outro momento emocionante de sua história ocorreu dois anos antes de sua morte quando juntamente com alguns frades se pôs a orar fervorosamente e teve uma visão de Cristo crucificado. Ao final da visão, São Francisco que tanto desejava assemelhar-se a Ele recebeu as chagas do Senhor como um sinal de graça.

Sendo assim, conte sempre com o exemplo de fé de São Francisco e obtenha também muitas graças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *