São Gabriel Arcanjo: História, Oração e Novena

São Gabriel Arcanjo ou simplesmente Arcanjo Gabriel, como se popularizou, é um dos principais anjos venerados pelas religiões abraâmicas, sendo, de acordo com as mesmas, o mensageiro de Deus.

Esse anjo é conhecido por estar envolvido em situações que normalmente requerem delicadeza e comunicação, sendo sempre associado à felicidade, à esperança, ao amor e também ao renascimento.

São Gabriel Arcanjo
São Gabriel Arcanjo

Dia de São Gabriel Arcanjo

O dia de São Gabriel Arcanjo escolhido para a realização das festas litúrgicas foi o 29 de setembro, a mesma data em que também são comemorados o Arcanjo Miguel e o Arcanjo Rafael.

Oração de São Gabriel Arcanjo

Como foi mencionado anteriormente, Gabriel é bastante relacionado à felicidade e à luz, sendo um dos anjos capazes de transmitir boas sensações, além de ser conhecido por desfazer conflitos e por auxiliar os seus adeptos a se adaptarem às situações diferentes.

Assim sendo, a maior parte das preces elaboradas para o arcanjo possui o objetivo de rogar pela sua ajuda para a escolha de boas direções e para a obtenção de luz, de sabedoria e de compreensão. Além disso, também são muito comuns as orações que pedem o auxílio de Gabriel para engravidar e para conquistar um novo amor. Leia a oração de São Gabriel Arcanjo.

História de São Gabriel Arcanjo

Todas as informações existentes a respeito do Arcanjo Gabriel são oriundas de escritos religiosos, principalmente dos textos judaico-cristãos e islãs. Na grande maioria dessas escrituras, Gabriel é conhecido como um dos 07 arcanjos, embora seja representado, em alguns, como o anjo da morte. Também, o arcanjo é visto como o espírito da verdade e, até mesmo, como a personificação do Espírito Santo, além de ser tido como um dos quatro anjos favorecidos – isto é, um dos primeiros celestiais a serem criados por Deus, junto ao Miguel, ao Rafael e ao Lúcifer.

Tradição Judaico-Cristã:

Na Bíblia, Gabriel aparece diversas vezes, tendo um importante significado para o cristianismo.

Dentre os papéis que o anjo desempenhou, o mais importante, e o que mais contribuiu para que ele conquistasse a devoção que possui, foi a tarefa de anunciar o nascimento do Messias, o Filho de Deus. Além disso, o arcanjo também foi o responsável por dizer a Zacarias que ele e Isabel teriam um filho, por contar ao Profeta Daniel sobre o apocalipse e por fazer com que São José, marido de Maria, entendesse a missão que Deus havia dado a ele e sua esposa.

Tradição Islã:

Para o Islamismo, por sua vez, Gabriel também teve uma função primordial, que foi a de mostrar-se para o Profeta Maomé e relevar os desejos de Deus a ele. Isso teria acontecido pela primeira vez enquanto o homem meditava e orava em uma caverna, tendo continuado a ocorrer por mais de 20 anos, até o momento em que o profeta veio a falecer. Inclusive, foi baseando-se no que o arcanjo lhe disse que Maomé começou a divulgar as vontades do Criador, as quais viriam a ser compiladas para a elaboração do Alcorão – o livro sagrado dos muçulmanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *