São Januário: História, Vida, Oração e Dia de São Januário

São Januário é um dos mais conhecidos e amados pelos fies da igreja católica.
Isso porque, a sua história, até hoje, é cheia de milagres que enchem o coração dos cristãos de fé. Abaixo vamos conhecer um pouco da história desse santo chamado de São Januário.

São Januário
São Januário

Biografia e História de São Januário

São Januário viveu no final do século II e se tornou bispo muito cedo da cidade de Benevento, próximo a Nápoles.

Por ser Cristão, Januário estava sempre pronto para testemunhar com o próprio derramamento de sangue, se fosse preciso, o seu grande amor por Cristo. Isso porque, na época em que ele viveu a igreja católica estava sofrendo constante perseguições.

Desse modo, era comum que cristãos foram mortos apenas por levarem a palavra de Jesus Cristo. Durante o seu exercício de bispo, foi conhecido por ser sábio, bondoso e zeloso.

Entretanto, ele foi preso e condenado junto com os diáconos a se tornar comida dos leões. Igual a história de alguns profetas, as feras lamberam São Januário e os diáconos, mas não chegaram a avançar.

Por causa disso, as autoridades decretaram que era necessário decapitá-los e assim foi feito. Alguns cristãos então recolheram o sangue do santo para conservá-lo como relíquia.

Em seguida, ele passou a ser venerado como santo protetor do vulcão Vesúvio e também das erupções.

Dia do São Januário

No dia 19 de setembro é comemorada na igreja católica o São Januário, onde são feitas diversas celebrações. Aliás, essas comemorações acontecem especialmente em Nápoles, onde o santo é padroeiro da região.

Oração para São Januário

A oração para São Januário é muito forte e é utilizada por diversos fieis como forma de pedir proteção ao santo. Aliás, a oração de São Januário pode ser feita por quem deseja se aproximar cada vez mais de Cristo.

Isso porque, o santo pode ser um intercessor, já que a sua vida foi uma prova de amor a Jesus.

Sangue de São Januário

O sangue de São Januário ainda hoje é preservado e se encontra em Nápoles, no sul da Itália. O que torna o sangue desse santo tão importante é um milagre que faz com que a massa do sangue de São Januário sofre liquefação.

A realidade é que nunca ninguém conseguiu explicar o que acontece, mas existem algumas ocasiões especiais em que o sangue se torna líquido e são elas:

  • No aniversário do milagre que protegeu a região de Nápoles da erupção de um vulcão, dia 16 de dezembro;
  • Na sua festa na igreja católica, dia 19 de setembro;
  • No aniversário dos seus restos mortais, mas especificamente de transladação, que acontece no sábado anterior ao primeiro domingo de maio.

Nessas datas então, nas presenças do fies, o sacerdote ou bispo apresenta o sangue de Jesus na frente de uma urna que apresenta a cabeça de São Januário.

Ao agitar então, a massa se torna líquido, onde o sangue se torna avermelhado e, por vezes, até borbulha. Logo em seguida então o sacerdote anuncia “O milagre aconteceu”.

São Januário: História, Vida, Oração e Dia de São Januário
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *