São José: Oração, História, Vida de São José

José de Nazaré, ou simplesmente São José, que ficou conhecido por ser o esposo da Virgem Maria, era um carpinteiro, sendo por isto considerado como o padroeiro dos trabalhadores. Ademais, José é também tido como o protetor da família, devido à sua dedicação à Maria e à criação de Jesus Cristo.

São José
São José

Dia de São José

Oficialmente, a data litúrgica dedicada ao São José é o dia 19 de março, porém, é comum que o Santo seja celebrado também no dia 1 de maio, o dia internacional dos trabalhadores.

Oração de São José

São José, além de ser conhecido como o padroeiro dos trabalhadores e da família, é tido como o Santo das causas impossíveis e também como o protetor dos pobres.

Por isto, as orações destinadas ao Santo são utilizadas com o intuito de pedir a interseção dele nas mais diversas situações, tais como para ser empregado, para a proteção da família, entre outras.

Vida de São José

Como José viveu há muito tempo, os relatos sobre a sua origem são muito escassos e consideravelmente divergentes, já que a maioria se baseia em diferentes teorias elaboradas a partir dos textos sagrados para o cristianismo.

Lucas e Mateus citam, em seus respectivos evangelhos, que José habitava em Nazaré e que ele era um dos descendentes do Rei Davi. Entretanto, os evangelistas divergem quanto à paternidade do carpinteiro: Lucas narra que José era filho de Heli, enquanto Mateus conta que o Santo foi gerado por Jacó. Disto, tiram-se duas teorias:

  • A primeira seria a de que José é filho biológico de uma pessoa, mas foi criado por outra.
  • A segunda, por sua vez, defende que Heli era, na verdade, pai de Maria e que teria sido descrito como pai de José pelo fato de sua filha ter se casado com o carpinteiro.

Outra hipótese é uma que envolve os apócrifos, porém esta é aceita apenas pela Igreja Ortodoxa. A teoria afirma que José nasceu em Belém e que ele teria tido um casamento antes de conhecer Maria, que teria resultado em seis filhos.

As três teorias anteriores são os únicos possíveis registros sobre José. Após isto, ele é mencionado apenas junto à Maria ou ao Jesus. A primeira alusão relevante conta que Santo, que já tinha Maria como a sua prometida, rompeu o noivado ao saber que ela esperava um filho que não era seu, porém, sem “denunciá-la” por adultério. Contudo, posteriormente José teria optou por fazer do menino que a Maria esperava seu filho ao receber a visita de um Anjo que lhe contará a origem da gravidez.

Muitos defendem, devido a uma passagem do evangelho de João, que José teria morrido antes de Jesus completar trinta anos, embora não haja detalhes sobre esta suposta morte. Em contrapartida, os escritos apócrifos afirmam que o Santo teria morrido apenas depois dos 111 anos, com muito boa saúde.

História e Milagres de São José

José, por ter sido o pai adotivo de Jesus e pela sua grande relevância nas histórias bíblicas, sempre foi considerado como Santo, apesar dos textos canônicos não relatarem milagres feitos por ele.

Porém, há diversos testemunhos dos adoradores de São José sobre intercessões dele. Uma destas mediações mais populares ocorreu no ano de 1934, em Xangai, na China. A história conta que o advogado Hong Pa teria tentado hospitalizar um homem de rua que estava desfalecendo, porém, sem sucesso, devido às condições do moribundo. Indignado com esta situação, Hong cuidou ele mesmo do homem e decidiu construir um hospital. Entretanto, a construção teve que ser interrompida no meio por falta de capital; foi neste momento que Hong pediu a intercessão de São José, que teria lhe concedido à graça de receber doações suficientes para o término do local e para a construção de outras instituições que atendessem os pobres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *