São Judas Tadeu: Oração, História, Vida de São Judas Tadeu

Judas Lebeus, Judas, irmão de Tiago, ou simplesmente São Judas Tadeu, foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. É importante ressaltar que Judas Tadeu não é o mesmo Judas Iscariotes, quem entregou o Messias aos romanos.

Judas Tadeu é tido, pelo catolicismo romano, como o Santo das causas desesperadas e das causas perdidas, além de ser também conhecido como o padroeiro dos hospitais.

São Judas Tadeu
São Judas Tadeu

No Brasil, o Santo foi sincretizado com o orixá Xangô pela Umbanda e Candomblé.

Dia de São Judas Tadeu

A Igreja Católica Romana comemora os rituais litúrgicos em prol do dia de São Judas Tadeu na mesma data de sua morte, no dia 28 de outubro, ao passo em que a Igreja Católica Ortodoxa considera a data 19 de junho como o dia do Santo.

Oração de São Judas Tadeu

Há muitas orações destinadas ao São Judas Tadeus, as quais, em sua grande maioria, são utilizadas para pedir ao Santo a realização de objetivos que tenham muitos empecilhos para a sua concretização, tais como o de adquirir a casa própria, o de ganhar uma promoção no emprego, entre outros.

Veja também informações sobre a Santa Catarina.

Vida de Santo Judas Tadeu

Os registros sobre todos os apóstolos consistem nos escritos bíblicos, o que pode levar a divergências sobre os feitos de cada personagem. É exatamente isto o que acontece com Judas Tadeu: devido ao fato de “Judas” ter sido um nome maculado, alguns dos evangelizadores que contribuíram com a elaboração da Bíblia podem ter se recusado a citar “Judas” e utilizado designações diferentes para se referir ao Santo, o que faz com que haja certas dúvidas sobre quem, de fato, os documentos estão mencionando.

De acordo com os relatos mais aceitos sobre a possível origem de Tadeu, o apóstolo nasceu em Paneas, uma antiga cidade da Galileia que foi destruída pelo Império Romano. Ademais, o discípulo, que era fazendeiro antes de passar a seguir Jesus Cristo, teria nascido em uma família Cristã, sendo filho de Cleofas com Maria de Cleofas – suposta irmã da Virgem Maria.

Os documentos narram também que Judas Tadeu foi um fundamental pregador do evangelho, tendo percorrido, com esse intuito, diversas importantes regiões do continente asiático, tais como Judeia, Síria, Samaria e Mesopotâmia.

O Santo teria falecido em Roma, juntamente ao apóstolo Pedro, a mando do então imperador romano. Ademais, as lendas ainda contam que Tadeu teria sido morto a golpes de machados.

História – Milagres de São Judas Tadeu

Brígida Birgersdotter da Suécia, escritora e religiosa altamente conceituada, testemunhou, certa vez, que recebeu uma mensagem de Jesus, na qual Ele dizia para ela pedir o intermédio de São Judas Tadeu para auxiliá-la em um problema pelo qual passava.

Desde então, o Santo, que já era bastante popular, apesar dos textos apócrifos não relatarem nenhum milagre específico que ele tenha realizado, adquiriu ainda mais devotos, os quais apenas aumentam, especialmente devido à fama de milagreiro do apóstolo.

Há, por exemplo, testemunhos de fiéis que relatam a intercessão de São Judas Tadeu na quitação de dívidas, na cura de sérias doenças, na finalização de processos judiciais, entre outros.

São Judas Tadeu: Oração, História, Vida de São Judas Tadeu
4.5 (90%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *