São Lucas: História, Vida, Oração e Dia de São Lucas

São Lucas foi um dos 12 apóstolos escolhidos por Jesus. Ele é tido como o autor do “Evangelho de Lucas” e dos “Atos dos Apóstolos”, os quais correspondem, respectivamente, à terceira e à quinta parte do Novo Testamento.

Considerado como o protetor dos artistas, dos médicos, dos cirurgiões e dos curandeiros, São Lucas tem um relevante papel na narrativa do cristianismo, tendo deixado um amplo e importante legado e sendo, assim, bastante venerado e respeitado pelos cristãos.

São Lucas
São Lucas

Não pare por aqui – confira a vida dos outros evangelistas:

Dia de São Lucas

Tanto a Igreja Católica quanto as Igrejas Ortodoxa e Anglicana realizam as comemorações do dia de São Lucas no dia 18 de outubro, mesma data em que se celebram os médicos e os pintores.

Oração de São Lucas

Como São Lucas é o padroeiro dos curandeiros e dos médicos, a maior parte das orações que se destina ao santo serve para suplicar o livramento de doenças físicas e espirituais. Ademais, também há muitas preces que pedem a intercessão da figura para com os médicos e para com os demais profissionais da saúde. Leia a oração de São Lucas abaixo:

Evangelho de São Lucas

Nos seus escritos, São Lucas narrou os acontecimentos dos primeiros anos da vida de Jesus – que correspondem da concepção do Messias aos seus 12 anos de idade. Apesar de não ter vivenciado essas fatos, o discípulo conseguiu descrevê-los de forma extremamente detalhada. Isto leva a crer que Lucas tenha conversado diretamente com Maria de Nazaré, especialmente quando o próprio afirma que estudou bastante antes de escrever os seus textos.

Aliás, além de ter sido um dos 04 evangelistas da Bíblia, Lucas foi, de acordo com a crença cristã, o mais antigo iconógrafo de que se tem notícia, tendo sido o primeiro a pintar Maria, São Pedro e São Paulo e também o apóstolo que mais retratou a aparência de Jesus e os seus feitos.

História de São Lucas

Os relatos com relação à vida de Lucas são bem incertos, sendo todos interpretados a partir de escritos bíblicos e de outros textos datados dos séculos iniciais da Era Cristã.

Tem-se como certo, porém, que o santo nasceu em Antioquia – região que atualmente corresponde à cidade de Antáquia, localizada na Turquia. Lucas teria se tornado médico e exercido a profissão até encontrar Jesus, quando abandonou tudo e começou a seguir o Messias como um de seus discípulos.

Acredita-se que, após a ressurreição e a ascensão de Cristo, Lucas tenha seguido o apóstolo Paulo, acompanhando-o até à Macedônia, onde teria seguido sozinho. Depois de alguns anos, no entanto, o médico teria voltado a se encontrar com Paulo e permanecido com ele até que o discípulo fosse preso e decapitado, à ordem do Imperador Nero.

A respeito de sua morte, os fatos são ainda mais incertos. O mais provável é que Lucas tenha falecido aos 84 anos de idade, solteiro e sem filhos, em Tebas. No entanto, um documento atribuído ao São Jerônimo – sacerdote, teólogo e historiador católico – afirma que o santo teria morrido como um mártir, em Patras, devido à sua intensa pregação do evangelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *