São Mateus: Oração, História, Vida de São Mateus

São Mateus, conhecido também como Mateus Evangelista e como Mateus Apóstolo, foi um dos 12 discípulos de Jesus e o autor do evangelho que leva o seu próprio nome, o de Mateus.

Sento visto como o padroeiro dos contadores, dos auditores fiscais, dos banqueiros e também da Itália, São Mateus é considerado como uma das figuras mais importantes para a história do cristianismo, sendo amplamente cultuado pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa.

São Mateus
São Mateus

Veja também a vida e a história dos outros evangelistas:

Dia de São Mateus

O dia de São Mateus é celebrado em duas datas diferentes, uma pela Igreja Católica e outra pela Ortodoxa. A primeira comemora o santo em 16 de novembro, ao passo que a segunda adota o dia 21 de setembro para as festas e comemorações em prol do apóstolo.

Oração de São Mateus

Devido ao fato de São Mateus ser tido como o patrono dos profissionais que, no geral, lidam com o dinheiro, a maioria das orações destinada a ele serve para rogar pela sua intercessão no processo de organizar e de equilibrar a vida financeira de uma pessoa.

Ademais, há orações que também pedem o auxílio do santo no ato de seguir Jesus, tal como ele fez, abandonando tudo que tinha em nome do Messias. Confira uma oração de São Mateus abaixo:

Evangelho de Mateus

O Evangelho de Mateus, que também é chamado de Evangelho dos Hebreus e de Evangelho dos Apóstolos, foi, provavelmente, o primeiro livro sagrado a ser composto. Inclusive, por ser considerado como o principal estudioso dentre todos os apóstolos, Mateus escreveu o evangelho que é tido como o mais detalhista, sistematizado e bonito de todos os textos.

Acredita-se que o discípulo tenha começado a registrar o seu livro quando Jerusalém foi tomada e destruída pelos soldados do imperador Tito, em 70 d.C. Isto porque, tornou-se impossível, nesse contexto, manter a tradição de transmitir os ensinamentos e os acontecimentos da época apenas oralmente.

História de São Mateus

São Mateus, que era conhecido como Telônio de Levi, nasceu em Cafarnaum, onde foi criado e viveu parte de sua vida adulta. Tendo se tornado um coletor de impostos, ele era um homem extremamente rico, além de instruído.

Como a província de Levi situava-se próxima à rota de muitas das estradas palestinas, Jesus acabou percorrendo-a ao longo da sua peregrinação. Durante a sua passagem pela região, ao se encontrar com Telônio, Jesus, então, parou e pediu para que ele o seguisse, que imediatamente o fez, deixando para trás toda a sua riqueza e o seu negócio.

A partir disso, Levi adotou o nome Mateus, que significa “O Dom de Deus”, e começou a seguir Jesus, testemunhando quase todos os feitos do Messias e, como a sua Ressurreição e a sua Ascensão.

Após esses últimos dois acontecimentos, Mateus continuou pregando o Evangelho. Durante 15 anos, o santo fez isso em Judeia e, posteriormente, dirigiu-se a outras regiões romanas, como Arábia e Pérsia.

Sobre a sua morte não há muitos relatos. No entanto, tanto os ortodoxos quanto os católicos costumam defender que o apóstolo veio a falecer como um mártir, provavelmente crucificado, na Etiópia ou em Hierápolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *