São Miguel Arcanjo: História, Oração e Novena

São Miguel Arcanjo é um anjo celestial que pertence a uma ordem superior e especial. Junto com Rafael e Gabriel, São Miguel é um dos espíritos celestiais mais queridos, admirados e respeitados em todo o mundo e nas mais diversas religiões.

São Miguel é representado com uma espécie de espada (simboliza o poder da Palavra de Deus), a balança (representa a justiça de Deus), a armadura (que indica a própria armadura cristã, além de apresenta-lo como um guerreiro divino e chefe do exército celestial) e o demônio aos seus pés (que indica a vitória de Deus sobre todo o tipo de mal).

Além disso, é comum encontrar imagens e pinturas de São Miguel segurando firmemente o demônio com correntes, cuja representação significa que todo o mal está preso no inferno, e que por isso mesmo nós nos encontramos protegidos contra a maldade. E, por fim, o manto vermelho de São Miguel significa a presença do amor de Deus. Veja a seguir um pouco mais sobre ele.

São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo

Dia de São Miguel Arcanjo

O dia de São Miguel Arcanjo é dedicado nas Igrejas Católica, Luterana e Anglicana em 29 de setembro. Já na Igreja Ortodoxa as homenagens são realizadas em 08 de Novembro (aquelas que usam o calendário Juliano adotam o dia 21 de Novembro). No sincretismo religioso, São Miguel é visto como o orixá Exu, Oxossi ou então Xangô.

Oração de São Miguel Arcanjo

A oração de São Miguel Arcanjo é considerada como uma das mais poderosas e que você pode reza-la sempre que quiser pedir proteção contra o mal, uma ajuda especial, assim como obter a força necessária para enfrentar todos os desafios de sua vida.

Vale lembrar que São Miguel Arcanjo é o patrono dos policiais, dos marinheiros e até das pessoas doentes, ou seja, se houver a necessidade para qualquer um desses casos não perca tempo e faça a oração de São Miguel com bastante fé e amor.

E atenção: se você tem medo de acidentes, roubos, assaltos ou qualquer outro tipo de violência deverá fazer a oração de São Miguel sempre que for sair de sua casa ou local de trabalho.

Vida de São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo é conhecido como um dos mensageiros de Deus e junto com os arcanjos Rafael e Gabriel compõe o grupo dos “sete espíritos” que são citados na Bíblia, em especial, no Livro do Apocalipse e que, portanto, atendem diretamente ao trono de Deus.

A origem do nome Miguel reporta-se ao hebraico, cuja tradução próxima é “aquele que é similar a Deus” e que fora interpretado como “Quem como Deus?” já que esta pergunta refere-se à expressão latina “Quis ut Deus?”.

Na Bíblia hebraica, São Miguel é mencionado por três vezes no Livro de Daniel. Na liturgia judaica acabou ganhando um lugar de destaque.

Em Apocalipse, São Miguel Arcanjo lidera os exércitos celestiais contra Satanás e seus aliados derrotando-os na chamada guerra do céu. Outro livro bíblico que cita Miguel, por ora como um arcanjo que confronta mais uma vez a figura de Satanás é a Epístola de Judas.

Em contrapartida, nos livros apócrifos como é o caso de Enoque, São Miguel é tido como o príncipe de Israel. Já no Livro dos Jubileus ele é mencionado como o anjo que instruiu o profeta Moisés na Torá e, por fim, nos Manuscritos do Mar Morto ele aparece em luta contra Beliel (ou Belial, que é um demônio).

História de São Miguel Arcanjo

Não se sabe ao certo quando a devoção a São Miguel teve efetivamente o seu início, porém é provável que seja bastante antiga. São diversas as religiões que nutrem grande estima por ele, em especial a Igreja Católica que tem a devoção em alto conceito, uma vez que a existência de São Miguel pode ser facilmente provada em várias passagens bíblicas.

Curiosamente existe um terço dedicado a São Miguel que, segundo a história, o arcanjo teria aparecido para Antonia d’Astonac e lhe dissera que o honrasse por nove saudações, as quais se referiam aos nove Coros de Anjos. Ainda sim, São Miguel prometeu que quem praticasse essa devoção contaria com a escolta de nove anjos, além da assistência continua em toda a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *