São Nicolau: História, Vida, Oração e Dia de São Nicolau

São Nicolau é um santo da igreja católica, no entanto ele também é muito querido e amado pelos ortodoxos. Aliás, esse santo é conhecido como protetor dos comerciantes, marinheiros e, especialmente, muito amigo das crianças.

Vale ressaltar que São Nicolau é padroeiro da Rússia, da Noruega e da Grécia. Em Portugal ele é conhecido como padroeiro dos estudantes. Já na Armênia, ele é padroeiro dos guardas que trabalham na noite. Na Itália, especialmente em Bari, ele é padroeiro dos coroinhas.

No entanto, para a igreja católica ele se tornou um símbolo que está relacionado ao nascimento de Cristo. Abaixo você vai conhecer a biografia e história de São Nicolau mais profundamente.

São Nicolau
São Nicolau

Biografia e História de São Nicolau

São Nicolau é filho de nobres, nascido em Patara, localizado da Ásia Menor, por volta do século 250. Ainda muito jovem ele foi consagrado bispo de Mira, que hoje é a Turquia, lá ele desenvolveu seu apostolado.

O santo já foi aprisionado durante as perseguições do imperador Diocleciano, até que sua soltura foi decreta. Inclusive, ele foi venerado enquanto ainda estava vivo, tal era a sua fama entre os povos cristãs da Ásia.

Uma das histórias mais conhecidas relacionadas a São Nicolau é a que envolve um homem, em especial um comerciante e suas 3 filhas.

Como ele não tinha um dote para casar a filha mais vela, teve então que a prostituir para isso acontecesse. Sabendo disso, Nicolau passou na casa do comerciante e jogou um saco de ouro pela janela.

Dessa forma, o homem teve dinheiro para preparar o enxoval da filha sem precisar submetê-la a prostituição. São Nicolau fez isso posteriormente para as outras duas filhas do homem comerciante que precisam casar também.

Logo, ele não precisou mais fazer com que suas filhas se preocupassem com suas vidas.

Dia de São Nicolau

A comemoração do dia de São Nicolau é também a sua data de morte, sendo 6 de dezembro. No seu dia a igreja comemora bastante e muitos fies se deslocam até a sepultura do santo para uma peregrinação intensa.

Oração para São Nicolau

Quem busca bondade e zelo, fazer a oração para São Nicolau pode ser uma boa chance de conseguir essas características. Isso porque, mesmo sendo rico, Nicolau sempre mostrou traços de desapego material.

Quando jovem sempre se vestia de forma humildade, desprezando vaidades e também mesmo divertimentos.

Inclusive, ele costumava fazer doações de roupas, comidas e até mesmo moedas de ouros para os mais necessitados, como pobres e viúvas.

São Nicolau e o Papai Noel

Por causa da sua personalidade bondosa muitos milagres foram atribuídos a São Nicolau. Dizem que ele tinha o hábito de colocar presentes das crianças em saco, jogando-os dentro da chaminé a noite para que fossem encontrados logo pela manhã.

Isso acabou fazendo com que a sua figura fosse ligada ao Papai Noel e também ao nascimento de Jesus Cristo, que é comemorado em 25 de dezembro.

Desse modo, em alguns países ele é conhecido como Pai Natal e em outros como Papai Noel.

São Nicolau: História, Vida, Oração e Dia de São Nicolau
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *