São Roque: História, Vida, Oração e Dia de São Roque

São Roque é conhecido como o santo protetor contra epidemias e pestes e isso tudo está relacionado a sua história e biografia. Além disso, ele também é muito conhecido por ser o padroeiro das pessoas invalidas e dos profissionais cirurgiões.

Logo, com tanta doença ao nosso redor é normal que as pessoas se voltem a esse santo para pedir proteção. Entretanto, você sabe quem foi São Roque? Abaixo você vai aprender um pouco sobre a história desse lendário santo da igreja católica.

São Roque
São Roque

Biografia e História do São Roque

Muitas informações referentes a história e biografia de São Roque são desencontradas. Porém, sabe-se que ele nasceu no ano de 1295 e faleceu em 1327, de acordo com os documentos da sua vida.

Além disso, contam que ele nasceu com uma cruz vermelha junto ao peito. Dessa maneira, sua mãe compreendeu que o destino dele era viver a santidade.

Com a morte da mãe, São Roque se formo em Medicina e quando se formou doou seus bens materiais e partiu rumo a peregrinação. Ao chegar em uma região onde as pessoas sofriam com a Peste Negra, São Roque curou doentes usando o seu sinal da cruz e fez isso por outros lugares também.

Por causa desses milagres, o santo ficou muito conhecido e diversas pessoas iam a procura dele em busca da cura para as suas enfermidades.

A história diz São Roque pegou a peste também, ficando isolando por um tempo, mas que conseguiu se curar. Entretanto, durante a sua vida foi acusado de traição e morto, sendo então reconhecido por causa da marca da cruz que trazia no seu peito.

Dia do São Roque

O dia de São Roque acontece em 16 de agosto, numa data em que toda a igreja católica comemora a vida desse santo. Aliás, durante esse dia muitos cirurgiões e médicos pedem a proteção do santo, já que ele também praticava essa profissão.

No mais, a data é também muito utilizada para se fazer pedidos de curas e proteção contra epidemias, principalmente na região do Nordeste.

Oração para São Roque

Há várias formas de pedir ajudar a São Roque, que é conhecido como o protetor das doenças graves.

Uma delas é por meio da oração de São Roque, que é bastante forte e muito proclamada por quem busca a cura ou prevenção de males.

São Roque na Umbanda

Na Umbanda o culto feito no dia 16 de agosto é para Omulu, que se revela como Obaluaiê. Ou seja, essa também é uma denominação para São Roque, mas em uma religião de origem africana.

Desse modo, ele é o orixá e o senhor supremo de todas as doenças. Portanto, ele pode trazer a doença, como também pode oferecer a cura para quem necessita.

Isso porque, ele detém o poder sobre a cura de todas as doenças existente no mundo. Apesar de ser conhecido com um bravo e destemido, ele é sim um pai bondoso e fraternal e oferece o seu melhor para quem é leal e fiel.

São Roque: História, Vida, Oração e Dia de São Roque
4.5 (90%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *