São Tomás de Aquino

Tommaso d’Aquino ou simplesmente São Tomás de Aquino foi um frei dominicano que deixou um importantíssimo legado para a Igreja Católica e para a filosofia, elaborando estudos que são amplamente utilizados por ambas.

Além do mais, em razão de toda a sua história relacionar-se à aquisição e à transmissão de conhecimentos, São Tomás de Aquino é tido como o protetor dos estudantes e dos professores.

São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino

Dia de São Tomás de Aquino

De início, o dia de São Tomás de Aquino, a data litúrgica escolhida foi o seu aniversário de morte, o dia 7 de março. Contudo, como essa data normalmente coincide com o período da Quaresma, o dia de celebrações foi alterado para 28 de janeiro.

Oração de São Tomás de Aquino

Devido ao fato de Tomás ser tido como o padroeiro daqueles que anseiam pelo conhecimento, as principais orações destinadas a ele têm o intuito de pedir a sua interseção na obtenção da sabedoria e do sucesso nos estudos. Confira uma oração de São Tomás de Aquino a seguir:

Veja informações sobre:

Vida de São Tomás de Aquino

Tomás, filho de Teodora e Landulfo de Aquino, nasceu em 1225, na atual região de Lácio, na Itália central – área que era pertencente ao antigo Reino da Sicília.

Desde muito cedo, Tomás foi introduzido aos estudos, ingressando ainda jovem no Studium Generale, uma renomada universidade católica de Nápoles. Acredita-se que tenha sido lá que o Santo tenha entrado em contato pela primeira vez com as ideologias e teorias de Aristóteles, de Averróis e de outros importantes pensadores, os quais o influenciaram demasiadamente na elaboração de seus próprios estudos. Além do mais, foi nessa época que Tomás conheceu o dominicano João de São Juliano, que fortemente o influenciou a ingressar na Ordem dos Pregadores, o que o Santo fez aos seus dezenove anos, mesmo contra a vontade de sua família.

Em 1245, Tomás foi estudar em Paris, onde conheceu o dominicano Alberto Magno, com quem foi lecionar na antiga Colônia – região que atualmente pertence à Alemanha. O Santo desenvolveu esse trabalho até 1252, quando regressou à França, onde obteve o seu mestrado em teologia e atuou como regente principal, cargo este que Tomás desempenhou de 1256 a 1259.

Após sair de Paris, o Santo retornou à Nápoles, lugar em que foi nomeado como pregador e enviado para Orvietto, a fim de que atuasse na ordenação de outros frades. Lá ele permaneceu até 1265, quando foi convocado para lecionar no Studium conventuale de Santa Sabida. Porém, apenas três anos depois como professor, Tomás teve que retornar à capital francesa, por ter sido indicado novamente como regente principal, atividade que ele desenvolveu até o ano de 1272, época em que pediu licença para fundar o seu próprio Studium Generale.

Em 1274, enquanto seguia para uma reunião convocada pelo Papa Gregório X, Tomás sofreu um sério acidente, golpeando a cabeça em um galho. Apesar de ter recebido tratamento quase imediato, o Santo não resistiu, falecendo em 7 de março do mesmo ano.

História

Embora São Tomás de Aquino não tenha desempenhado milagres físicos, ele foi canonizado em 18 de julho de 1323, pelo Papa Avinhão, que considerou as suas obras de cunho divino. Ademais, Aquino recebeu, em 1568, o título de Doutor da Igreja pelo Papa Pio V.

Livros de São Tomás de Aquino

Durante a sua vida, Aquino escreveu numerosíssimos livros e artigos, dos quais, alguns dos principais são:

  • Compendium Theologiae (Compêndio de Teologia);
  • Ente et Essentia (O Ente e a Essência);
  • Summa contra gentiles (Suma conta os gentios);
  • Summa theologiae (Suma Teológica).

Filosofia de São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino é tido, além de teólogo, como filósofo, sendo classificado como um dos principais da escolástica.

Diferentemente dos demais pensadores católicos da época, Tomás foi influenciado forte e principalmente por Aristóteles, o que influiu vigorosamente para a relevância de suas obras. Ademais, exatamente por conta dessa importância, as ideias de Aquino foram importantíssimas à construção de parte da filosofia moderna, a qual foi obtida tanto a partir da concordância com as ideias do Santo, quanto pela discordância com elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *