São Tomé Apostolo: História, Vida, Oração e Dia de São Tomé Apostolo

Não se sabe muita coisa sobre os pais de São Tomé Apostolo, nem muito menos como foi a infância dele. Porém, esse santo foi muito conhecido por apresentar dúvidas, como qualquer outro ser humano.

E isso se reflete até hoje, onde as pessoas afirmam que precisam “ver para crer assim como Tomé”. No mais, nos próximos parágrafos você vai conhecer todas as informações que se tem sobre São Tomé apóstolo.

São Tomé Apostolo
São Tomé Apostolo

Biografia e História de São Tomé Apostolo

A história de Tomé se inicia com Jesus o convidando para se tornar um dos seus discípulos. Lembrando que ele era apenas um simples pescador quando o Cristo lhe convocou e fez o convite tão especial.

Dentre todos os apóstolos de Jesus Cristo, São Tomé chamava atenção por conta da sua personalidade cheia de dúvidas. Este traço é tão marcante que até hoje algumas pessoas dizem ser como Tomé, que precisam “ver para crer”.

Para ficar mais fácil entender quem foi São Tomé, existe uma passagem na bíblia que diz que ao final da Ceia, no momento que Cristo estava de saída, ele diz:

“Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos conhecer o caminho?”

E é quando Jesus Cristo responde:

“Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Assim, fica nítido que Tomé tinha muitas dúvidas e tudo isso por causa da pouca fé.

Além disso, por não está no momento em que Jesus apareceu aos seus apóstolos, Tome até mesmo duvidou que Cristo teria ressuscitado. Por esse motivo, um dos momentos mais conhecidos da vida de Tomé foi quando ele tocou nas feridas de Cristo depois de ressuscitado.

Já que até então ele continuava sem acreditar que Jesus realmente tinha morrido e ressuscitado. Neste sentido, ele representa muitas pessoas que rejeitam Cristo porque não podem vê-lo em carne e osso.

Entretanto, a fé está muito relacionada a crer, sem precisar necessariamente ver para acreditar. Após esse episódio da morte de Cristo, São Tomé se tornou missionário na Índia, onde morreu à flechadas enquanto orava.

Dia de São Tomé Apostolo

O dia de São Tomé Apostolo é celebrado na data de 3 de julho, onde a igreja católica celebra esse apóstolo.

Além disso, é necessário frisar que São Tomé apóstolo é padroeiro dos cegos, arquitetos e pedreiros.

Logo, nessa data de comemoração a esse santo todos esses fieis se reúnem e celebram a vida de Tomé.

Oração para São Tomé

A incredulidade de São Tomé Apostolo fez com que ele ficasse conhecido por muitos dessa forma. Contudo, a oração a São Tomé apóstolo é muito rezado por diversos fieis nas mais diferentes circunstâncias.

Em função disso, existem várias orações que são destinadas para esse santo. Basicamente hoje existem 4 versões da mesma oração e são elas:

  • Oração de São Tomé para pedir perdão;
  • Oração de São Tomé voltada para a renovação da fé;
  • Oração de São Tomé para ajudar a esclarecer uma dúvida;
  • Oração de São Tomé para geógrafos, construtores e arquitetos.

Então, em qualquer uma das situações da sua vida é possível recorrer a oração de São Tomé em busca de esclarecimento e fé para a tomada de decisões, por exemplo.

5/5 - (2 votes)
Dona Lúcia, nascida em uma cidade do interior, é uma devota apaixonada que escreve sobre santos e orações. Sua fé inabalável e sabedoria acumulada ao longo dos anos inspiram aqueles que buscam conforto e orientação espiritual em suas palavras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui