São Pedro: Oração, História, Vida de São Pedro

São Pedro – que é considerado como o padroeiro dos pescadores e Santo das causas difíceis – foi, de acordo com o Segundo Testamento da Bíblia, um dos doze seguidores de Jesus Cristo, sendo considerado pela Igreja Católica como o primeiro papa da instituição.

São Pedro
São Pedro

Dia de São Pedro

São Pedro, juntamente ao Santo Antônio e ao São João, é um dos santos celebrados durante as festas juninas, sendo o dia 29 de junho a data litúrgica reservada a ele.

Oração de São Pedro

As orações destinadas ao São Pedro são utilizadas principalmente para pedir a interseção do Santo na realização de objetivos muito difíceis e desejados. É normal, por exemplo, que se peça o auxílio de São José na aquisição de uma casa – principalmente pelo fato dele ser considerado o defensor das chaves do céu –, na concretização de uma viagem, etc.

Oração a São Pedro
Oração a São Pedro

Vida de São Pedro

Acredita-se que São Pedro tenha nascido em Betsaida, uma vila próxima ao Mar da Galileia – enorme lago de água doce localizado em Israel – e que tenha continuado a morar às margens do lago até o momento em que ele vivenciou um dos milagres de Jesus, a pesca milagrosa, e começou a seguir o Messias.

A história conta que Jesus pregava no Mar da Galileia quando viu dois barcos às margens do lago. Ao aproximar-se das embarcações, que eram de Pedro e seu irmão André, e observar que os homens não tinham pescado quaisquer peixes, Jesus teria ordenado que Pedro lançasse novamente a rede. Ao fazer isto, Pedro apanhou uma quantidade tão grande de peixes que foram necessários outros homens para que fosse possível colocar a rede no barco.

Inclusive, foi Jesus quem nomeou o pescador, que até então se chamava Simão, de Pedro; ele disse: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela.”.

Quando Jesus começou a ser perseguido, Pedro passou a segui-lo apenas em segredo, chegando até mesmo a negá-lo. No entanto, o Santo acabou tornando-se um corajoso missionário – sendo, inclusive, preso diversas vezes por isso – depois que Jesus, ao ressuscitar, o perdoou pela negação e pediu que ele pregasse sobre a sua palavra.

Pedro morreu em Roma, com aproximadamente 70 anos; ele pregava o evangelho na cidade quando foi descoberto pelos romanos, que o prenderam e condenaram-no à morte por crucificação.

História

Devido ao fato de Pedro ter sido o primeiro papa da Igreja Católica, sempre pregando o evangelho e até morrendo por isto, sua autoridade nunca foi questionada, sendo ele sempre considerado como um Santo.

Imagem de São Pedro
Imagem de São Pedro

Dos diversos milagres realizados pelo apóstolo, há dois que mais se destacam: o do paralítico curado e o da mulher ressuscitada. O primeiro conta a história de Enéias, um garoto de oito anos paralítico que teria sido curado através do intermédio de Pedro.

O segundo, por sua vez, narra o conto de Tabita, uma discípula rica e caridosa que teria falecido por conta de uma séria doença. Pedro, que estava nas regiões, teria, então, ido à casa da morta e orado por ela; após isto, o apóstolo mandou que a mulher se levantasse e assim a ela o fez, ressuscitando.

4.8/5 - (9 votes)
Dona Lúcia, nascida em uma cidade do interior, é uma devota apaixonada que escreve sobre santos e orações. Sua fé inabalável e sabedoria acumulada ao longo dos anos inspiram aqueles que buscam conforto e orientação espiritual em suas palavras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui