Onomástico

Você já ouviu falar no onomástico católico? Muitas pessoas, que até seguem a religião, não entendem muito bem essa celebração, o que é o onomástico e como saber o seu.

Foi pensando nisso, que resolvemos preparar esse artigo de forma exclusiva com esse tema para você. Confira.

Onomástico Católico
Onomástico Católico

O que Significa Onomástico Católico

Para começar falar sobre onomástico católico, temos que revisar um trecho da bíblia, especialmente em Lucas 10:20, onde o livro diz “alegrem-se, porque seus nomes estão escritos nos céus”.

Essa frase vem para representar que a palavra onomástico indica o dia que se festeja, a memória do santo ou da santa que a pessoa possui o nome.

Como sabemos, a igreja católica dá muita importância aos santos e consequentemente as orações feitas para esses santos. Cada um tem a sua própria oração, imagem e símbolo.

Essa festa seria uma espécie de veneração para os santos, elas acontecem todos os anos e estima-se que é uma tradição que acontece desde a idade média.

O onomástico católico acredita que os santos vivem em nosso nome. Dessa forma, podendo ser encontrado na parte mais íntima de cada um nós.

É importante lembrar que o onomástico não é uma celebração de aniversário, seria mais uma celebração do nome, não dependendo de data de aniversário para isso.

Por exemplo, uma mulher que se chama Rosa tem o seu onomástico comemorado no dia 30 de agosto, por ser o dia de Santa Rosa. A cultura que mais leva a sério o onomástico é a italiana, mas é possível ver em outras culturas a festa também.

A comemoração acontece entre família e amigos mais próximos, a pessoa que está em comemoração recebe dinheiro ou algum presente dado pelas pessoas próximos.

É realizado um almoço especial, onde a união se faz presente para uma comemoração, que para os católicos mais tradicionais, é considerada importante.

Como Saber meu Onomástico

Lembrando que um católico tradicional ou que segue mais à risca os ensinamentos bíblicos, deve batizar o seu filho com nomes da igreja. Isso pode ser encontrado em alguns trechos do livro.

Dessa forma, se o seu nome não é bíblico e não tem relação com nenhum santo, você não vai comemorar o onomástico, por exemplo.

Porém, se você tem nome santo, precisa consultar a data para que a comemoração possa ser feita. Como mencionado, é uma tradição bem antiga e que hoje está presente em cidades italianas (geralmente mais do interior).

No Brasil, se sabe pouco dessa comemoração, que deve ser feita mais por membros da igreja ou por frequentadores assíduos.

Todo santo tem a sua data, por isso é importante você consultar uma tabela completa (já que são muitos) para saber o dia do seu.

Onomástico do Papa
Onomástico do Papa

Vamos dar alguns exemplos de nomes santos populares, como:

  • Francisco – 4 de outubro;
  • Gabriel – 27 de fevereiro;
  • Felipe – 26 de maio;
  • Bárbara – 4 de dezembro;
  • Maria – 1 de janeiro;
  • Beatriz – 17 de agosto;
  • Apolônia – 9 de fevereiro.

Se você gostou do artigo de hoje, continue em nosso site e confira muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *