Santa Bárbara

Quando se pensa em Santa Barbara logo vem à mente a figura de uma bela jovem corajosa. Sua imagem transmite força e tranquilidade, pois a santa carrega em uma de suas mãos o cálice que indica a comunhão e a remissão dos pecados pelo sangue de Jesus Cristo, a espada e palma em outra, sendo a primeira a representação do seu martírio que é semelhante à de muitos outros cristãos e a espada que lembra justamente o objeto desse martírio, ou seja, a espada de seu pai.

Há ainda outros importantes objetos simbólicos, como é o caso da coroa que representa a grandeza e vitória cristã, o manto azul que indica o céu e morada de todos os santos e a túnica vermelha que simboliza o sangue dos mártires, o sangue de Jesus derramado na cruz.

Santa Barbara é reverenciada tanto na Igreja Católica, como na Igreja Ortodoxa e também nas religiões afro-brasileiras, cujo sincretismo religioso a representam como a figura da Orixá Yansã. Conheça a seguir um pouco mais sobre Santa Barbara de Nicomedia.

Santa Barbara
Santa Barbara

Dia de Santa Barbara

Todos os anos, o dia de Santa Bárbara é no dia 04 de dezembro, onde festas e homenagens são realizadas em sua homenagem.

Oração de Santa Barbara

Santa Barbara é uma santa geralmente invocada pelas pessoas para pedir proteção, bem como os seus lugarejos da força devastadora das tempestades, raios e ventos. Ela é também a padroeira dos artilheiros, mineiros e todos que trabalham diretamente com o fogo.

Se estiver em alguma situação em que possa ser vítima de maldade faça a oração de Santa Barbara com bastante fé para que Ela te livre de todo tipo de mal. Santa Barbara representa firmeza e estabilidade semelhante a uma fortaleza. Ore com tranquilidade e muita atenção, pois as palavras são fortes e poderosas.

Por outro lado, se você tem medo de tempestades, raios, trovões e ventos fortes poderá rezar a “Glorificação a Santa Barbara”, cuja prece é um pedido de auxílio para estas situações. Existem até simpatias que são realizadas tanto para afastar tempestades como ajudar as pessoas a superarem o medo que possuem delas. Abaixo você pode ler a oração de Santa Bárbara.

Vida de Santa Barbara

Barbara, a santa provavelmente nasceu no ano de 280 na região da Nicomedia, atual Izmit, na Turquia. Ela era filha única de Dióscoro, um nobre rico. Ela causava profunda admiração e encanto devido a sua notável beleza, e mesmo que lhe sobrassem pretendentes ela recusava a todos.

Seu pai acreditava que tal ato de sua filha era realizado devido ao grande tempo em que ela ficou fechada em uma torre. Quando ele decidiu deixa-la conhecer a cidade, Santa Barbara passou a ter contato com vários cristãos.

Ela passou a se interessar pelo Cristianismo, pois via ali as respostas para as suas perguntas. Quando um padre chegou à cidade ela foi batizada. Porém ela logo enfrentou problemas com sua nova fé, já que seu pai seguia e queria obriga-la a continuar na Religião da Antiga Roma, ou Politeísmo.

Ao perceber que Santa Barbara continuava firme em seus propósitos cristãos, Dióscoro resolveu denuncia-la ao prefeito Martiniano que ordenou que fosse submetida à tortura para que assim se arrependesse e renunciasse a sua fé.

Como era comum àquela época, a sua tortura foi realizada em praça pública e Santa Barbara teve os seus seios cortados, além de ser degolada fora da cidade pelo próprio pai. Curiosamente, quando a cabeça de Santa Barbara rolou pelo chão houve um grande estrondo de um trovão que fez a terra tremer. Além disso, surgiu um relâmpago que fez Dióscoro cair morto.

História

Atribui-se a Santa Barbara o famoso milagre de Sophia Bella que ocorreu em Atenas, na Grécia. Sophia foi acometida de uma doença grave que paralisou um de seus braços e nenhum médico descobria a razão do problema até que na noite de 14 de Fevereiro de 1899 ela percebeu que uma jovem entrou em seu quarto dizendo que se levantasse no dia seguinte e tocasse piano, e revelou o seu nome: Barbara.

No dia seguinte, Sophia percebeu que o problema havia sumido, foi ao piano e começou a toca-lo. Em agradecimento, os seus pais mandaram criar uma mão de ouro, a qual se encontra no santuário de Santa Barbara, em Atenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *