São Longuinhos ou Longinhos 

São Longuinhos viveu no primeiro século, contemporâneo de Jesus, e seria o centurião romano que reconheceu Cristo como sendo o "filho de Deus" na crucificação. Veja Mateus 27:54; Marcos 15:39 e Lucas 23:47. Ele seria o soldado que feriu o lado de Jesus com a sua lança.(Jo :19:34).Provavelmente porque Longinus é derivado do grego "longche" que significa lança.

Diz a tradição que a água que saía do lado ferido de Jesus respingou em seu rosto e ele imediatamente sarou de uma grande problema de visão, e converteu-se, deixou o exército, recebeu instrução dos apóstolos e tornou-se um monge na Caesarea, Capadócia (hoje Turquia) .

Diz a tradição que foi preso e torturado para renegar sua fé tendo seus dentes sido arrancados e a língua cortada, mas o juiz encarregado do martírio ficou cego e Longinhos voltou a falar dizendo ele (juiz) só ficaria curado após a sua morte. Foi imediatamente decapitado e logo após o juiz ficou completamente são e se converteu.

Sua lança é reverenciada como uma relíquia religiosa. É chamada de Sagrada Lança, pois tocou o corpo de Jesus e está preservada  em uma igreja da Antióquia. Atualmente, está a mostra no Museu de Viena, na Áustria.

Na Espanha e no Brasil ele é o protetor para encontrar objetos perdidos.

Sua festa é celebrada no dia 15 de março.

Nota : No início de 2002, estava numa cidade do interior e ouvi um criança passando a cantarolar:

"São Longuinhos, São Longuinhos, me ajude a achar a minha chave e eu darei três pulinhos"

Algum tempo depois, recebi de uma devota o seu testemunho abaixo:
"Eu acredito plenamente nele...não só p/ achar objetos mas p/ qualquer coisaque eu precise de ajuda. E minha fé e tão grande que já fiz muitas pessoas (amigos) pedirem e acreditarem nele.
Uma tia minha sabendo da minha fé por ele...em um aniversário saiu a procura de uma estatueta dele e me deu de presente.Este ano, o carro do namorado dela foi roubado e nós não tinhamos esperança de encontra-lo...ela correu desesperada na minha casa e sequestrou meu santinho...então encontraram o carro...o namorado dela ficou tão pasmo com o pedido atendido, que não queria mais me devolver o meu santinho... e minha mãe teve de comprar um  para ele me devolver o meu!!! "

Em ainda esta semana recebi o seguinte email de uma leitora:

Gostaria de saber a biografia de São Longuinhos. Obtive uma graça e quero
compor uma oração e fazer santinhos para divulgar o quanto ele é poderoso.
Aguardo com ansiedade. Muito grata,


SLonginhos.jpg (54678 bytes)SLonginhos1.jpg (29759 bytes)Pin.gif (5862 bytes)Voltar.jpg (2053 bytes)