Ogum

Ogum é um orixá africano também conhecido como Ogulê, e que de acordo com a mitologia é o senhor da guerra, da tecnologia, da agricultura e do ferro, uma vez que ele próprio tenha por costume forjar as suas ferramentas.

Tido como um grande guerreiro, Ogum é o verdadeiro comandante supremo que, munido de uma lança no punho e uma espada na mão, abre os caminhos e corta as demandas que atrapalham os projetos, bem como a própria vida de alguém.

Sendo assim, Ogum é considerado como o orixá protetor dos militares, dos motoristas, dos agricultores, além de ser o detentor das estradas de ferro e dos caminhos. Ogulê simboliza tanto a vanguarda quanto a tecnologia.

Ogum
Ogum

História de Ogum

De acordo com a mitologia africana, Ogum provavelmente tenha sido um caçador conhecido como Tobe Ode e o principal orixá que chegou a terra vindo dos céus. O seu objetivo era viver em meio aos homens, assim como o último dos Igbá Imole, cujo grupo era composto por aproximadamente 200 orixás de direita.

Com a destruição deste grupo, Ogulê foi designado a liderar mais de 400 orixás que atuavam na esquerda, os quais eram conhecidos como os Irun Imole.

Ogum é filho de Iemanjá; como primogênito é o irmão mais velho de Exu e Oxossi, sendo este aquele a quem nutre um verdadeiro e forte amor entre irmãos, a ponto de matar e aniquilar a quem perturbar a tranquilidade de Oxossi. Talvez isso explique o zelo maior que possui pelos filhos de seu irmão do que pelos seus próprios.

Existe uma lenda que se conta que Oyá morava com Ogulê, e ela o ajudava no trabalho. Certo dia, ele a entregou uma vara de ferro que era igual a que ele tinha e que permitia dividir os homens em sete partes e as mulheres em nove, caso se houvesse algum toque em uma briga.

Xangô apreciava e assistia o trabalho de Ogulê enquanto lançava olhares a Oyá que o correspondia. Algum tempo depois, Xangô e Oyá resolveram fugir e Ogulê começou a persegui-los. Quando os encontrou, brandiu a vara mágica e Oyá fez a mesma coisa ocasionando no toque de ambos.

Deste modo, ele foi dividido em sete partes e Oyá em nove. Ele recebeu o nome de Ogulê Mejé e ela de Iansã (Iyámésàn) que é o mesmo que “a mãe que se transformou em nove”.

Características e Qualidades

Também chamado de “os caminhos de Ogum”, sendo os mais conhecidos os seguintes:

  • Meje – É o mais velho;
  • Xoroke – É o Ogum agitado, facilmente confundido com Exu;
  • Lebede (Alagbede) – É o ferreiro, exigente e rabugento;
  • Akoró – É o jovem, entusiasta e dinâmico;
  • Wori – Possui temperamento difícil e é ligado a feitiçaria;
  • Oniré – É um guerreiro impulsivo, ligado aos antepassados e a morte.

Na Umbanda

Trata-se de um dos orixás mais respeitados e cultuados na Umbanda, muitas vezes referenciado e sincretizado como São Jorge Guerreiro.

Candomblé e Igreja Católica

Ogum é também sincretizado no catolicismo como Santo Antonio, em especial no estado da Bahia.

Oferendas

Para quem deseja a ajuda de Ogum para abrir caminhos deve fazer o seguinte preparo:

Ingredientes

  • 7 carás pequenos com casca
  • 3 cebolas cortadas em fatias
  • Azeite de dendê
  • 1 cerveja clara (pode ser 1 latinha sem gelar)
  • 1 vela (sendo metade vermelha e outra metade branca)
  • 7 folhas de couve organizadas em círculo e com os cabos para fora.

Para entregar a Ogum, arrume as folhas de couve, coloque os carás e enfeite com as cebolas. Em seguida, regue com o dendê. Abra a cerveja e derrame nas folhas de couve. Depois acenda a vela e faça os seus pedidos.

Saudação

Para saudar Ogum deve-se dizer: Ògún ieé (ou Ogunhê) que significa “Salve Ogum, cabeça coroada”.

O que é ser filho de Ogulê

Os filhos de Ogum geralmente possuem temperamento agitado e são muito impacientes. Amantes de um desafio enfrentam qualquer adversidade com garra e determinação, e por isso mesmo acabam conseguindo excelentes resultados.

São bastante leais, corretos e adaptam-se facilmente a qualquer lugar. São bastante francos e podem magoar facilmente os outros. São pessoas que não admitem a fraqueza e falta de garra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *