São Marcos

Evangelista e autor do Segundo Evangelho .

Ele é filho de Maria de Jerusalém, e primo de São Barnabé.Um Levite, ele provavelmente era um ministro na sinagoga local, quando encontrou Jesus.

Diz a tradição que ele fugiu quando Cristo foi preso. Marcos acompanhou São Paulo e São Barnabé até a Antiópia (Moderna Turquia)em 44 e depois para Chipre. Ele acompanhou São Paulo na sua primeira jornada missionária mas retornou logo a Jerusalém. Ele não concordava com São Paulo, mas estava com ele em Roma durante a primeira prisão de São Paulo. Uma antiga tradição diz que Marcos foi o primeiro bispo de Alexandria no Egito, e ele é provavelmente o "João Marcos" a que se refere os "Atos de São Paulo". Marcos escreveu o Segundo Evangelho entre os anos 60 e 70, baseado nos ensinamentos de São Pedro. Ele é também chamado o "Interprete de São Pedro" pelos seus contemporâneos . Acredita-se que Marcos proveu a Mateus e Lucas com fontes básicas para os seus evangelhos.
Ele morreu como mártir na Alexandria, Egito.
Ele foi arrastado com uma corda no pescoço de Alexandria até o porto de Bucoles  e  acabou morrendo estrangulado.
No século nono, suas relíquias foram trasladadas para Veneza, Itália. Ali elas foram envolvidas por uma linda catedral erigida em sua honra. Ele é o padroeiro de Veneza. É mostrado na liturgia católica com um leão com asas.

Sua festa é celebrada no dia 25 de abril

SMark.jpg (36573 bytes)SMarcosicon2.jpg (23555 bytes)Pin.gif (5862 bytes)Voltar.jpg (2053 bytes)

Veja em "Diversos" São Marcos na Santa Ceia