Divino Pai Eterno: Oração e Dia do Divino Pai Eterno

A denominação Divino Pai Eterno consiste em um dos títulos atribuídos a Deus. Esse nome aponta que o Criador nos enxerga como filhos, tratando-nos como tal.

Isso, porém, era desconhecido até a vinda do Salvador. Até então, considerava-se um atrevimento se referir a Deus como pai. Assim, foi Cristo quem revelou que o Criador é o Pai de todos.

Divino Pai Eterno
Divino Pai Eterno

História do Divino Pai Eterno

A alcunha “Divino Pai Eterno” passou a ser adorada em meados do século XIX, em 1840. Nesse ano, Ana Rosa de Oliveira e Constantino Xavier Maria encontraram uma imagem que deu origem ao culto.

Tudo começou quando o casal se mudou para o extinto município de Campinas – atual capital de Goiás, Goiânia. Em determinado dia, enquanto preparava a terra para o plantio, Constantino achou um medalhão de barro enterrado. O objeto trazia um desenho em sua extensão, que ilustrava o Criador coroando a Virgem Maria.

Esse achado foi visto pelo casal como um sinal divino. Então, eles começaram a se juntar com os seus familiares para adorar o artefato, passando a se referir ao mesmo como Medalhão do Divino Pai Eterno.

O que surpreendeu a todos foi que, pouco tempo após o início dos cultos, diversas graças começaram a ocorrer na vida desses fiéis. Isso começou a se espalhar de maneira extremamente rápida, atraindo dezenas de pessoas até a casa de Santa Ana e Constantino.

Como o culto ao medalhão cresceu velozmente, a população da região se organizou para erguer uma capela para o objeto. O templo, porém, logo ficou pequeno, já que o fluxo de peregrinos apenas aumentava, de modo que ainda foram construídas duas capelas maiores.

Significado e Simbolismo do Divino Pai Eterno

O nome “Divino Pai Eterno” possui um amplo e elaborado simbolismo, que possui o intuito de se referir às três verdades atribuídas ao Criador.

O termo “Divino” faz alusão ao aspecto sobrenatural e extraordinário de Deus, o que tem o objetivo de ressaltar a Sua perfeição. A expressão “Pai”, por sua vez, tem a finalidade de apontar que o Senhor é o nosso pai, ou seja, quem nos conhece e quem nos ama. A palavra “Eterno”, por fim, indica que Deus sempre existiu e sempre existirá.

Novena do Divino Pai Eterno

As novenas são celebrações realizadas em homenagem a certa figura. Elas possuem nove dias de duração e têm o propósito de agradecer ou de rogar a alguma entidade divina. Por isso, a realização desses cultos é um hábito muito frequente entre os fiéis.

Como o título “Divino Pai Eterno” se difundiu bastante, especialmente dentro do Brasil, as novenas em homenagem a ele são bem populares. Elas possuem os objetivos de clamar a realização de alguma causa e de rogar por auxílio na tentativa de seguir um caminho correto.

Oração de Cura do Divino Pai Eterno

No geral, as preces destinadas ao Divino Pai Eterno têm uma finalidade semelhante à das novenas, sendo utilizadas para o alcance de graças. Além disso, as orações também costumam clamar pelo perdão de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *