Irmã Dulce: Canonização, História, Vida, Oração e Dia de Irmã Dulce

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, conhecida mundialmente como Irmã Dulce, foi uma beata brasileira que viveu durante o século XX.

Tendo recebido grande renome pelas obras de caridade que desempenhou em prol dos pobres, essa religiosa é considerada uma das pessoas que mais colaborou com a história do Brasil. Inclusive, ela possui grandes chances de se tornar a primeira Santa Católica que nasceu no país.

Irmã Dulce
Irmã Dulce

Quem foi Irmã Dulce – História e Biografia

Maria Rita, filha de Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito, nasceu em 26 de maio de 1914, na capital da Bahia, em Salvador.

Ainda na infância, a religiosa começou a demonstrar grande compaixão pelos pobres. Aos 13 anos, por exemplo, ela passou a abrigar moradores de rua e doentes; também, foi nessa época que a menina começou a desejar uma vida religiosa. No entanto, antes de seguir por esse caminho, Maria Rita acabou ingressando no ensino superior e se graduando professora.

Assim, foi apenas em 1933, depois de ter concluído o curso, que a beata ingressou em uma ordem. Ela se mudou para São Cristóvão, no Sergipe, onde adentrou na Congregação das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Pouco tempo depois disso, Maria Rita jurou os votos perpétuos, tomando o hábito de freira; desde então, ela passou a utilizar o nome Dulce, um tributo à sua mãe, que havia falecido anos antes.

Posteriormente, a religiosa retornou a Salvador, onde passou a lecionar em um dos colégios de sua congregação. Concomitantemente a essa função, ela continuou a acolher os necessitados, que era o trabalho que realmente a completava.

Assim, em 1935, Dulce começou a se dedicar mais a essa tarefa. Ela passou a assistir os moradores de Itapagipe, uma comunidade extremamente pobre. Nesse bairro, a beata, com a ajuda do Frei Hildebrando Kruthaup, fundou a União Operária São Francisco, a primeira das muitas organizações que os dois religiosos idealizaram e projetaram.

Em 1939, mesmo ano em que criou o Colégio Santo Antônio, Irmã Dulce fez algo que a marcaria pelo resto de sua vida; sem lugar para alojar os mendigos que havia recolhido das ruas, ela invadiu cinco residências desocupadas, todas estas localizadas na Ilha dos Ratos. Embora tenha sido rapidamente expulsa das casas, a beata continuou a procurar por outros locais, até que obteve, em 1949, o consentimento para ocupar o galinheiro do Convento de Santo Antônio, que deu origem ao Hospital Santo Antônio – um grande e qualificado centro de saúde.

As obras sociais da religiosa tiveram muita repercussão, até mesmo internacionalmente. As suas ações foram tamanhas que, em 1980, na primeira visita do Papa João Paulo II ao Brasil, Dulce foi convidada pelo pontífice para receber a benção de suas mãos. Também, a beata foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz de 1988, além ter se encontrado novamente com João Paulo II, quando ele a visitou no seu leito de morte, no ano de 1991.

Dulce faleceu no dia 13 de março de 1992, com 77 anos. Ela foi beatificada alguns anos depois, em 2011, pelo Papa Bento XVI.

Canonização de Irmã Dulce

A Canonização de Irmã Dulce ocorreu em 13 de Outubro de 2019, na Praça São Pedro, no Vaticano. À partir da Canonização, a Irmã passou a ser reconhecida como Santa Dulce dos Pobres.

Dulce é a primeira santa nascida no Brasil. Ao todo, existem cerca de 14 mil registros de graças e milagres alcançados graças à Santa Dulce. Porém, a Igreja Católica reconhece apenas 3 desses milagres – o que já é o necessário para ser considerada Santa.

Confira abaixo a cerimônia que canonizou a Santa direto da praça do Vaticano:

Frases de Irmã Dulce

Irmã Dulce também se tornou conhecida pelas suas frases, as quais sempre apresentaram grande apelo espiritual e emocional.

Dentre as expressões da beata, as mais célebres são:

  • “O amor supera todos os obstáculos, todos os sacrifícios. Por mais que fizermos, tudo é pouco diante do que Deus faz por nós”;
  • “Sempre que puder, fale de amor e com amor para alguém. Faz bem aos ouvidos de quem ouve e à alma de quem fala”;
  • “Miséria é a falta de amor entre os homens”.

Obras Sociais Irmã Dulce

A OSID, mais conhecido como Obras Sociais Irmã Dulce, consiste em uma organização particular de cunho filantrópico. Ela foi projetada pela beata e persiste até hoje, sendo formado por 17 filiais.

Esses núcleos tem grande importância no cenário baiano, uma vez que eles disponibilizam vários serviços à população carente, atendendo diferentes faixas etárias e atuando em diversas áreas – como saúde e educação.

Dia de Irmã Dulce

Após a canonização, o dia de Santa Dulce dos Pobres passou a ser celebrado em 13 de Agosto, o dia em que ela se tornou Freira. Porém, no Estado da Bahia, será celebrado o dia de Santa Dulce dos Pobres em 13 de Outubro, o dia de sua Canonização.

Oração à Irmã Dulce

Desde que foi beatificada, a veneração à Irmã Dulce cresceu bastante entre os cristãos católicos, de modo que as orações destinadas a ela se popularizaram com grande rapidez. Em geral, essas preces possuem o intuito de clamar por auxílio na concretização de graças e de causas impossíveis.

Oração à Irmã Dulce

Senhor nosso Deus,
lembrados de vossa filha,
a santa Dulce dos Pobres,
cujo coração ardia de amor por vós e pelos irmãos,
particularmente os pobres e excluídos,
nós vos pedimos:
dai-nos idêntico amor pelos necessitados;
renovai nossa fé e nossa esperança
e concedei-nos, a exemplo desta vossa filha,
viver como irmãos,
buscando diariamente a santidade,
para sermos autênticos discípulos missionários
de vosso filho Jesus.
Amém.

4.3/5 - (76 votes)
Dona Lúcia, nascida em uma cidade do interior, é uma devota apaixonada que escreve sobre santos e orações. Sua fé inabalável e sabedoria acumulada ao longo dos anos inspiram aqueles que buscam conforto e orientação espiritual em suas palavras.

11 COMENTÁRIOS

    • Não é atriz não… Santa Dulce dos Pobres morreu em 1992, então existem muitas fotos da santa ainda em vida. Ao contrário de outros santos que faleceram no passado antes de existir fotografia.

  1. Gostei muita da historia da irmã Dulce, e gostaria de saber mais sobre a mesma. Suas mensagens são uma lição de vida.

  2. Irmã Dulce leva meus problemas financeiro até Deus em nome de Jesus Cristo eu preciso de paz , quero pagar tudo que eu devo todas minhas dívidas e poder respirar aliviado e aproveitar minha vida para com meus filhos e esposa prometo testemunhar aqui e em qualquer lugar esse milagre , e espalhar sua imagem em todos lugares da minha casa em prova da caridade e sua imensa caridade aos que precisa da sua ajuda ,, amem .

  3. Pede a irmã Dulce, Dulce dos Pobres, pela minha saúde, física e mental, pelo meu coração, meu rim, meu fígado, pâncreas, que eu me dá da diabete, da depressão, da obesidade, meus joelhos, me curar das varizes internas, me dar ânimo para viver, e pela saúde física e mental das minhas duas filhas.

  4. Muito linda história de quem dedicou a sua vida servindo agueles que mais necessitam. Deus está satisfeito de te-la junto a si. Obrigada rainha e santa dos pobres. Interçeda por todos nós Amém!

  5. Proponho que não use a palavra “adoração pelos católicos” em seu texto, pois não é verdade. Mais correto “veneração” . Que a Santa Irmã Dulce interceda por nós, brasileiros! Amém!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui