Medalha de São Bento

A medalha de São Bento não deve ser vista como um “amuleto da sorte”’, quem a utiliza, está usando consigo um pedaço de sua fé. O grande intuito dessa medalha, é proteger todos aqueles que a utilizam.

Há uma história e um significado por trás dessa medalha e se você ainda não conhece São Bento e tudo que ele pode fazer por você, confira nosso artigo de hoje.

Medalha de São Bento
Medalha de São Bento

Quem foi São Bento

São Bento nasceu na Itália, precisamente na cidade da Umbria, no ano de 480. Desde muito cedo já mostra a sua aptidão para oração, realizando diversos estudos perto de sua cidade, até se mudar para Roma para estudar filosofia.

Em Roma, um eremita chamado Romano o encontrou, lhe dando hábitos de monge, o levou para uma gruta santa no monte de Subíaco, onde ficou por 3 anos, só em oração e estudos, sem nenhum tipo de visita.

Um dia um sacerdote ouviu uma voz, dizendo que Bento estava no deserto passando fome, nesse momento, resolveu andar por toda a região até achar Bento dentro da gruta.

Com isso, muitos pastores passaram a conhecer Bento, sempre pedindo orações e conselhos, fazendo com que sua fama aumentasse a cada dia.

Mas essa fama não agradou a todos, alguns religiosos por inveja e antipatia da possível santidade de Bento, tentaram o assassinar, mas não obtiveram sucesso.

São Bento fundou diversos mosteiros em vida, começou a pregar o evangelho para o povo e diversos milagres foram vistos. Morreu no ano de 547 aos 67 anos.

São Bento
São Bento

História da Medalha de São Bento

A medalha apareceu um pouco depois da morte de São Bento, a mesma foi criada por monges beneditinos, discípulos e por seguidores de São Bento, mesmo após sua morte.

O grande intuito da medalha de São Bento é representar a vida, a obra e a oração dessa figura tão importante para os religiosos.

Significado do Verso da Medalha
Significado do Verso da Medalha

Significado da Medalha de São Bento

A medalha de São Bento é composta por símbolos, esses que ajudam quem está com a medalha rezar e estar mais perto da presença de Deus, sendo sempre colocados em proteção.

Na frente dessa medalha há a imagem do santo segurando um livro com a mão direita e um báculo com a mão esquerda. Abaixo do santo há uma cruz e em volta há algo em Latim.

A imagem de São Bento representa seus ideais de oração, de trabalho e de vida fraterna, sempre buscando manter o amor e a caridade entre as pessoas.

A inscrição em Latim que mencionamos, significa “Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte” e o objetivo é pedir a graça de uma boa morte para Deus.

A cruz que fica abaixo da imagem, representa a salvação e a libertação do mal, tudo isso foi alcançado por Jesus, no momento de sua crucificação. São Bento sempre fazia e orientava a todos que a o sinal da cruz estivesse presente nos mais variados momentos do dia.

O livro que São Bento segura na mão direita representa a regra da vida, que o mesmo escreveu para os monges. Por fim, temos o báculo que simboliza a sua autoridade espiritual.

5/5 - (1 vote)
Dona Lúcia, nascida em uma cidade do interior, é uma devota apaixonada que escreve sobre santos e orações. Sua fé inabalável e sabedoria acumulada ao longo dos anos inspiram aqueles que buscam conforto e orientação espiritual em suas palavras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui