Santa Helena: História, Vida, Oração e Dia de Santa Helena

Santa Helena é muitas vezes representada segurando uma cruz porque a tradição afirma que foi ela que encontrou a verdadeira cruz em Jerusalém.

Contudo, muito pouco se sabe sobre o início da vida de Helena, mas acredita-se que ela é de Drepanum (mais tarde conhecido como Helenópolis) na Ásia Menor, tendo nascida em uma família pobre. Abaixo você vai conhecer um pouco mais sobre a história e biografia de Santa Helena, bem como outras informações importantes referentes a ela.

Santa Helena
Santa Helena

História e Biografia de Santa Helena

Mesmo sendo de origem pobre, Helena conheceu Constâncio Cloro, que na época ainda não era imperador, se tornando assim possível o casamento entre ambos.

No entanto, posteriormente quando assumiu o império, Constâncio largou Helena para casar-se com a filha de um político importante da época.

Porém, dessa união entre Helena e Constâncio, nasceu o futuro imperador, chamado de Constantino, o Grande. Por conta disso, a santa ascendeu socialmente e recebeu até um título importante de Augusta.

Não se tem conhecimento especifico sobre o momento em que Helena conseguiu converter seu filho ao cristianismo. Aliás, nem mesmo se sabe se foi ele que introduziu a nova religião para a santa.

O que se sabe é que Constantino foi o responsável por declarar a expressão do Cristianismo, por meio do Édito de Milão.

Com relação a futura santa, contam que ela era amiga do bispo Eusébio e isso fortaleceu bastante a sua fé. Segundo as narrativas do cristianismo, seria Helena a responsável por encontrar o exato local em que aconteceu a crucificação de Jesus.

Para além disso, seria ela a encontrar até mesmo a cruz na qual Cristo teria padecido. Neste local então, Santa Helena mandou criar uma Basílica, chamada de Santo Sepulcro.

Além desse templo, ela também ordenou a criação de diversas outras igrejas, entre elas a de Belém e da Natividade. Desse modo, ela foi uma grande colaborada do cristianismo, fazendo com que ele saísse do mundo clandestino e passasse a ser aceito.

É importante frisar ainda que chegando aos seus 80 anos, Helena saiu em uma jornada para Palestina, procurando trilhas os lugares em que Cristo havia passado.

Hoje, os restos mortais da Santa se encontram em Roma, especificamente no Vaticano e ela passou a ser dita como santa após a sua morte.


Dia de Santa Helena

O dia de Santa Helena é comemorado em 18 de agosto pela igreja católica. Aliás, ela é até mesmo considerada a padroeira dos arqueólogos, dos recém convertidos e também das pessoas que estão passando por dificuldades no casamento.


Oração para Santa Helena

De modo geral, a oração para Santa Helena não é as das mais conhecidas da igreja católica. Isso acontece porque existe uma lista imensa de orações voltadas para essa santa.

Como consequência, fica difícil fazer com que as pessoas aprendam verdadeiramente uma. No entanto, a oração para essa santa é bastante forte e pode ajudar em diversos momentos, como:

  • Dificuldades no amor;
  • Compreensão de sonhos;
  • Para pensamentos positivos;
  • Para se ter mais fé.
Santa Helena: História, Vida, Oração e Dia de Santa Helena
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *