São Geraldo: História, Vida, Oração e Dia de São Geraldo

São Geraldo Magela foi um religioso italiano que viveu durante o século XVIII e que acabou se popularizando pelos seus feitos, sendo largamente venerado pela Igreja Católica.

Por ter sido erroneamente acusado de engravidar uma jovem, esse santo é tido como o padroeiro da gravidez. Além disso, ele também é considerado o patrono dos alfaiates e das pessoas que são falsamente incriminadas.

São Geraldo
São Geraldo

História de São Geraldo – Quem Foi?

Geraldo Magela nasceu no dia 06 de abril de 1726, em Muro Lucano – cidade situada ao sul da Itália. Vindo de família modesta, ele começou a trabalhar ainda jovem, aos 14 anos, quando o seu pai, que era o provedor da casa, faleceu.

Tendo aprendido a profissão do mesmo, que era alfaiate, Geraldo começou a trabalhar em uma oficina, onde continuou por 04 anos. Depois desse período, o jovem foi trabalhar para o bispo de Lacedônia, onde permaneceu até a morte do sacerdote.

Após isso, Geraldo tentou ingressar na Congregação dos Capuchinhos. No entanto, ele foi recusado, em razão de sua saúde, que era bastante debilitada. A Ordem do Santíssimo Redentor, por outro lado, o aceitou e o santo permaneceu associado à mesma até o fim de sua vida.

Em 1754, o religioso acabou sendo alvo de uma séria acusação, que se deu quando uma mulher, Néria Caggiano, o apontou como o pai do filho que ela esperava. No momento em que esse escândalo veio à tona, Geraldo se isolou, rogando fortemente por ajuda divina, para que a jovem que o acusava se arrependesse e dissesse a verdade, o que realmente aconteceu.

Esse acontecimento é importante por ter marcado muito a vida do santo, tanto que ele ficou conhecido, devido a isso, como o padroeiro das mulheres grávidas e daqueles que são acusados equivocadamente.

Um ano depois desse episódio, no dia 16 de outubro, aos 29 anos, o religioso veio a perecer, devido a um sério caso de tuberculose. soa beatificação foi concluída pelo papa Leão XII em 29 de janeiro de 1893. Mais de um século depois de sua morte, em 1904, ele foi canonizado, pelo Papa Pio X.

Conheça também:

Dia de São Geraldo Magela

Segundo a tradição da igreja católica, o dia de São Geraldo Magela é celebrado em 16 de outubro. O Santo é considerado o padroeiro das grávidas, e protetor das pessoas que são falsamente acusadas de algo.

Oração de São Geraldo

Como mencionado acima, São Geraldo é tido como o protetor das grávidas e da gravidez. Assim sendo, muitas das orações e das novenas destinadas a ele têm o intuito de pedir a sua intercessão durante a gestação.

Também, devido à fama de milagreiro que esse santo adquiriu ao longo de sua vida, há várias súplicas que pedem o seu auxílio na concretização de objetivos difíceis de serem realizados.

Milagres de São Geraldo

São Geraldo era conhecido por ter vários dons divinos. Conta a lenda que o religioso possuía o poder de estar em dois lugares simultaneamente, além conseguir prever futuros acontecimentos.

Também, o santo se popularizou pelos milagres que realizou, havendo dois, em específico, que são bastante famosos. O primeiro ocorreu quando Geraldo ressuscitou um garoto que havia caído de uma rocha.

Já o segundo feito teria acontecido quando o santo, para levar uma embarcação cheia de pescadores à orla, andou sobre as águas, carregando o barco por entre as ondas fortes que uma tempestade causava.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *