Nossa Senhora de Lourdes: Oração, História e Dia de Nossa Senhora de Lourdes

Nossa Senhora de Lourdes representa uma das aparições que são atribuídas à Maria de Nazaré, Mãe de Jesus.

Essa invocação mariana, que é tida como a padroeira dos doentes, teria surgido pela primeira vez em 1858, para Bernadette, uma jovem de 14 anos.

Nossa Senhora de Lourdes
Nossa Senhora de Lourdes

Dia de Nossa Senhora de Lourdes

O dia de Nossa Senhora de Lourdes que a Igreja Católica escolheu para as celebrações em seu favor foi o dia 11 de fevereiro, que marca o aniversário do primeiro surgimento dessa invocação de Maria.

Oração de Nossa Senhora de Lourdes

Dentre as orações destinadas à Nossa Senhora de Lourdes, a maioria tem o objetivo de pedir a intercessão da Virgem para com os enfermos e, também, o para que trilhemos um caminho merecedor e correto. Leia a Oração de Nossa Senhora de Lourdes.

História de Nossa Senhora de Lourdes

De acordo com os relatos existentes, Nossa Senhora de Lourdes fez a sua primeira aparição no dia 11 de fevereiro de 1858, para a Santa Bernadette Soubirous, em Lourdes, na França.

Conta a história que a jovem, junto à sua irmã e à sua amiga – Marie Toinette e Jeane Abadie, respectivamente –, haviam ido buscar lenha em uma floresta próxima à vila em que moravam. Durante o caminho, as meninas tinham que passar pela frente de uma gruta, que se situa perto do rio Gave. Quando fizeram isso, Bernadette escutou uma voz que vinha de dentro da caverna e que a chamava. A menina, então, a obedeceu e, ao entrar na gruta, deparou-se com uma mulher vestida de branco e que tinha um rosário de pérolas nas mãos. Essa moça, que era Nossa Senhora, convidou a jovem para rezar junto a ela, e as duas assim o fizeram, até que a aparição sumiu.

Nos cinco meses conseguintes, a Virgem Maria continuou aparecendo à Bernadette e também às outras duas meninas. Esses acontecimentos rapidamente se espalharam e muitos fiéis começaram a ir à gruta, com o objetivo de ver a invocação de Maria. No entanto, apenas as três jovens a viam.

Bernadette, Marie e Jeane, começaram a ser, então, desacreditadas pela população, virando alvos de chacota e de ofensas. Porém, elas permaneceram obstinadas, afirmando que era verdade o que diziam e insistindo para que uma capela fosse construída na gruta, como Nossa Senhora havia ordenado.

Depois de muito analisar e estudar o caso, a Igreja, em 1860, finalmente declarou que, de fato, a Virgem Maria havia aparecido à Bernadette. Deu-se início, então, à construção da Basílica de Lourdes, a qual se finalizou em 1876 e é caracterizada por atrair milhares de peregrinos todos os anos.

Milagres de Nossa Senhora de Lourdes

O milagre mais famoso de Nossa Senhora de Lourdes aconteceu enquanto ela ainda aparecia à Bernadette e às duas outras meninas.

Devido ao fato de somente as crianças conseguiam enxergar a aparição da Virgem, a população começou a duvidar da veracidade dos acontecimentos. Então, Nossa Senhora teria ordenado que Bernadette fosse à gruta em certo dia e, ao chegar lá, começasse a escavar o chão com as mãos. Quando a menina fez isso, imediatamente começou a surgir água do chão. Como aquele lugar era um lugar extremamente árido, onde nunca havia tido água, todos começaram a acreditar no que as jovens diziam.

Aliás, quando a notícia de que havia brotado água do chão se disseminou, muitos fiéis passaram a ir à caverna, em busca de curas milagrosas. E, de fato, curas inacreditáveis e inexplicáveis começaram a acontecer com quem se banhava na gruta, como o sumiço de doenças incuráveis e de deficiências físicas.

Vida de Bernadette Soubirous

Depois que Maria apareceu para Bernadette pela última vez, em 16 de julho de 1858, a jovem resolveu se dedicar à vida religiosa, ingressando na Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers aos 22 anos, onde viveu até a sua morte, em 1879.

Embora a santa tenha vivido por pouco tempo, ela cumpriu com maestria a missão de passar a diante a mensagem de Nossa Senhora de Lourdes, de que a penitência e a conversão deveriam ser verdadeiramente adotadas pelos cristãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *