Nossa Senhora Desatadora dos Nós: Oração, História e Dia de Nossa Senhora desatadora dos Nós

Nossa Senhora Desatadora dos Nós representa um dos títulos atribuídos à Maria de Nazaré, Mãe de Jesus.

Esse dogma surgiu na Alemanha, no século XVIII, com um quadro pintado pelo artista Johann Schmidtner. Essa tela, que se encontra na Capela de St. Peter am Perlach – Augsburgo, retrata a Virgem Maria desamarrando os nós de nossos pecados.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Oração de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

As orações à Nossa Senhora Desatadora dos Nós têm a finalidade, normalmente, de pedir o auxílio da Virgem na superação dos obstáculos e das tentações, de maneira que possamos alcançar a felicidade e trilhar um caminho valoroso.

Dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

O dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós é comemorada no dia 15 de agosto, data que foi escolhida pela Igreja Católica ainda quando a imagem estava se popularizando, e que se mantém até hoje.

História de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Contam os relatos que, por volta de 1700, o presbítero da Capela de St. Peter encomendou uma pintura de Nossa Senhora ao pintor Johann Schmidtner, um renomado artista da região.

Como Johann era extremamente versado nos textos do cristianismo, ele resolveu procurar a sua inspiração nos escritos de Santo Irineu – um bispo e mártir católico que viveu entre os séculos II e III. Dentre os textos estudados pelo pintor, um dos que mais o impactou, e que acabou por influenciá-lo, afirmava que Eva havia atado o nó do desastre para os humanos, enquanto Maria, por amor e por devoção, encarregava-se de desatá-lo.

Assim, a partir dessa citação, Schmidtner elaborou a sua tela. Nela, um anjo entrega à Virgem Maria, pelo lado esquerdo, uma fita repleta de nós, os quais representariam o pecado original e os nossos pecados do cotidiano, que nos impedem de seguir a vida idealizada por Deus. Do lado direito, por sua vez, Maria entrega a faixa totalmente desatada a outro anjo, o que simbolizaria o poder e a compaixão de Nossa Senhora, visto que ela, desse modo, está perdoando os nossos pecados e nos propiciando a liberdade e a felicidade.

A beleza do trabalho final de Johann foi tamanha que o quadro se popularizou de modo bastante veloz, tonando-se um objeto de adoração muito rapidamente. E, de fato, começaram a surgir relatos de que a tela era milagrosa. Desde então, a devoção à Nossa Senhora Desatadora de Nós vem apenas se multiplicando.

Novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

As novenas são celebrações bastante populares entre os católicos. Elas possuem nove dias de duração e são realizadas com o objetivo de se obter alguma graça de determinado santo, a partir de preces e meditações feitas em nome deste.

Para a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, é comum que as novenas tenham a intenção de pedirem a misericórdia da Virgem para com os pecados que cometemos, além de também servirem para rogar pela sua intercessão na realização dos sacrifícios que são necessários para a vida eterna e na tarefa de aprender com os nossos pecados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *