Nossa Senhora do Bom Parto: Oração, História e Dia de Nossa Senhora do Bom Parto

Nossa Senhora da Boa Hora, Nossa Senhora do Bom Sucesso ou Nossa Senhora do Bom Parto, como se tornou conhecida, simboliza um dos títulos marianos que são adorados pela Igreja Católica.

Esse dogma passou a ser adorado em Paris, a partir de uma imagem da Virgem Maria, a qual se tornou conhecida por interceder bastante em prol das mulheres grávidas.

Nossa Senhora do Bom Parto
Nossa Senhora do Bom Parto

Oração de Nossa Senhora do Bom Parto

Como mencionado anteriormente, Nossa Senhora do Bom Parto é a padroeira das grávidas. Assim, a maior parte das preces designadas a essa invocação de Maria tem o intuito de rogar pela sua intercessão no momento do parto, a fim de que a mãe e o bebê tenham saúde e conforto. Leia abaixo a oração de Nossa Senhora do Bom Parto:

Dia de Nossa Senhora do Bom Parto

De acordo com a tradição católica, a dia de Nossa Senhora do Bom Parto para a realização das festas é o dia 08 de outubro. No entanto, alguns fiéis também a celebram aos 18 de dezembro, que é a data litúrgica de Nossa Senhora do Ó – outra aparição mariana.

História de Nossa Senhora do Bom Parto

Nossa Senhora do Bom Parto começou a ser venerada ainda durante a Baixa Idade Média, em torno do século XI (1001-1100). Esse culto surgiu com um ícone negro de Maria, o qual pertencia à destruída Igreja de Saint-Étienne-des-Grès, em Paris.

Como as imagens negras eram, naquele período, bastante associadas à fertilidade, vários fiéis desse templo passaram a rogar para que a figura da Virgem intercedesse pelas grávidas. E, de fato, acontecimentos extraordinários começaram a ocorrer, de modo que a figura foi adquirindo cada vez mais popularidade com o decorrer dos anos.

Representação de Nossa Senhora do Bom Parto

Nesse ícone, Maria é representada com o menino Jesus, que se respalda no seu colo. Ambos possuem uma coroa de três círculos em sua cabeça, a qual espelharia a Santíssima Trindade (Deus, Pai, Filho e Espírito Santo), além de estarem vestidos com um traje branco, que simbolizaria, por sua vez, a castidade e a virtude da Virgem e do Salvador.

Destino de suas Imagens

A imagem de Nossa Senhora do Bom Parto pertenceu à Igreja de St. Étienne-des-Grès até a Revolução Francesa (1789-1799), período em que o templo foi alvo de diversos roubos e acabou por ser destruído.

Nessa época, uma cristã comprou a imagem da Virgem e a escondeu até que os conflitos chegassem ao fim, quando a doou para a Congregação de São Tomás de Vilanova. As irmãs dessa comunidade, então, construíram uma capela para a figura, em Neuilly-sur-Seine, também na França.

Novena de Nossa Senhora do Bom Parto

As novenas consistem em orações e reflexões que são realizadas durante 09 dias consecutivos e que são destinadas a algum santo, com o intuito de pedir o auxílio do mesmo em circunstâncias que ele costuma atender.

Assim, a Nossa Senhora do Bom Parto, o frequente é que as novenas possuam o objetivo de rogar pela proteção das gestantes e por vitalidade para o bebê.

2 respostas para “Nossa Senhora do Bom Parto: Oração, História e Dia de Nossa Senhora do Bom Parto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *