Nossa Senhora do Carmo: Oração, História, Dia e Novena de Nossa Senhora do Carmo

Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo representa uma das aparições marianas que a Igreja Católica venera, sendo tida como a padroeira das carmelitas.

Segundo os registros existentes, a veneração a esse dogma se iniciou no século XIII, com a Ordem Carmelita. A Virgem Maria, que sempre foi fortemente reverenciada por essa comunidade, teria aparecido a Simão Stock, Prior Geral da ordem, o que teria dado início ao culto a Nossa Senhora do Carmo.

Nossa Senhora do Carmo
Nossa Senhora do Carmo

Dia de Nossa Senhora do Carmo

Inicialmente, o dia de Nossa Senhora do Carmo elegido para as suas comemorações litúrgicas foi 17 de julho. No entanto, como nesse mesmo dia a Europa também festejava Aleixo de Roma, foi determinado que a invocação da Virgem fosse celebrada aos 16 de julho, costume que permanece até hoje.

Oração de Nossa Senhora do Carmo

As orações destinadas a Nossa Senhora do Carmo servem, em grande parte, para rogar pela proteção da Virgem em circunstâncias perigosas e angustiantes, além de também servir para pedir a sua ajuda no intento de seguir as doutrinas do cristianismo. Acompanhe uma oração de Nossa Senhora do Carmo abaixo:

História de Nossa Senhora do Carmo

Como descrito anteriormente, os Carmelitas foram os responsáveis pelo começo e pela disseminação do culto a Nossa Senhora do Carmo. Conta a tradição que isso se iniciou quando a Virgem Maria, no dia 16 de julho de 1254, surgiu a São Simão Stock.

Nesse dia, o carmelita, que era Prior Geral da ordem, rogava pela intercessão de Nossa Senhora. Enquanto suplicava pelo auxílio da santa, a mesma teria aparecido ao religioso, entregado um escapulário a ele e lhe dito que o artefato teria o poder de livrar todos os indivíduos que o usassem da danação eterna, desde que estes agissem, em vida, conforme os ensinamentos cristãos.

Após esse acontecimento, São Simão difundiu de maneira muito intensa a força do relicário que Nossa Senhora havia lhe confiado. Isso se disseminou rapidamente, tornando o Escapulário de Carmo um dos hábitos mais enaltecidos pelos católicos. Inclusive, vários papas, como o Pio XII e o João Paulo II, também louvaram o relicário, o que contribuiu ainda mais para a sua popularidade.

Milagres de Nossa Senhora do Carmo

De todos os feitos atribuídos a essa invocação mariana, o mais popular foi o que ocorreu no dia 16 de novembro de 1894, em Palmi, na Itália.

De acordo com os relatos que existem, os cristãos dessa região presenciaram, durante 17 dias consecutivos, alterações na estátua em honra a Nossa Senhora do Carmo, que teria movimentado os seus olhos e apresentado mudanças na cor de seu rosto.

Esses acontecimentos, que foram visíveis a quase todos os habitantes da comuna, impactou fortemente a população, que realizou, no dia 16, uma procissão para a Virgem.

Ao final do cortejo, a região de Palmi foi atingida por um terrível terremoto, o qual destruiu a maior parte das construções do distrito. No entanto, embora os tremores tenham sido devastadores, houve a morte de somente 09 pessoas, já que quase toda a população estava participando da procissão.

Esse episódio foi tão marcante e noticiado que a Igreja Católica o reconheceu como milagre ainda no ano seguinte, em 1895.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *